Sesab implanta Ambulatório Pós-Covid para tratar sequelas da doença em idosos

Unidade começa a funcionar nesta quarta-feira (2)


Vixe d-flex me-2
redacao 31/05/2021 19:20 Cidades

O agravamento da Covid-19 pode deixar diversas sequelas em quem já foi infectado pela doença. Diante disso, a Secretária Estadual de Saúde (Sesab), decidiu implantar o Ambulatório Pós-Covid no Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi). A proposta surge com objetivo de reabilitar pessoas idosas, que tenham idade igual ou superior a 60 anos, em situação de alta hospitalar por agravamento da Covid.

A unidade já passa a funcionar a partir desta quarta-feira (2), dentro das instalações do Centro e também irá oferecer apoio matricial para as equipes de saúde que atuam na Sesab. Conforme a direção do Creasi, serão 32 atendimentos por dia, podendo ampliar caso o paciente precise de outras especialidades.

De acordo com a diretora do centro, a médica geriatra Mônica Hupsel Frank, entre as sequelas que o idoso pode ter após a infecção estão: fadiga, capacidade cardiológica e pulmonar reduzida, alterações desde queda de cabelo e até consequências da trombose, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Tem vários eixos de consequências que precisam ser tratados, diagnósticados e melhorados, no processo de reabilitação desse indivíduo, considerando a parte física, a parte psicológica e funcional”, afirma a médica.

Mônica explica que a sequela mais importante é a fraqueza muscular. “Muitos deles têm dificuldades para caminhar ou fazer atividades do dia a dia que faziam antes. Assim também por conta da musculatura respiratória, podem ficar com dificuldade de fazer atividades que demandam maior uso dos pulmões”, explicou.

Para ajudar na reabilitação dos pacientes, o ambulatório contará com equipe formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, além de profissionais de psicologia, nutrição e fonoaudiologia, que avaliarão o paciente idoso de forma integral e traçarão um plano terapêutico com foco na funcionalidade.

“Para um melhor atendimento, é importante uma abordagem interdisciplinar em que nós teremos o médico com a enfermeira, o fisioterapeuta com a terapeuta ocupacional. Eles estarão trabalhando conjuntamente com todos os pacientes, assim como o psicólogo e o fonoaudiólogo, caso haja necessidade, por exemplo, do paciente que ficou mais tempo entubado”, explica a médica.

Conforme a diretora, a proposta é de atendimento em duas sessões por semana, durante três meses. Ela diz que haverá um plano terapêutico inicial, acordado com o paciente e a cada quatro semanas, o idoso será avaliado. 

No final dos três meses, segundo a profissional,  o paciente retorna com o relatório, com o seu plano de alta para a unidade de saúde. A equipe médica irá avaliar o desempenho funcional do idoso antes e após instituídas as medidas reabilitadoras, como o ganho de massa corporal, a percepção de esforço e o impacto psicológico nos pacientes.

 

Agendamento e apoio matricial

O Centro já está realizando o agendamento através do número (71) 9 9692-4807 (via WhatsApp). O paciente faz o cadastro encaminhando a foto da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência, do cartão SUS e do relatório de alta hospitalar do internamento pela Covid-19.

Para os pacientes que residem no interior, é a equipe da Atenção Básica quem faz o contato e solicita o matriciamento.

O matriciamento disponibilizado pelo Creasi assegura apoio técnico especializado às equipes e profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica.

“Os profissionais de referência do território e os profissionais do Creasi compartilham os seus saberes, ampliando a resolução dos problemas e o cuidado da pessoa idosa, contribuindo, assim, para a organização de uma linha de cuidado contínua. Nossos especialistas são geriatras ou gerontólogos. Havendo alguma necessidade do profissional da atenção básica tirar alguma dúvida, o Creasi é a unidade que vai dar esse suporte”, ressalta a diretora do Centro.

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional