Sempre promove atividades nesta sexta para marcar Dia da Consciência Negra
Haverá diversas oficinas e um desfile de moda com o tema ‘Representatividade black’
Como parte das ações em comemoração ao Dia da Consciência Negra (sábado, 20), a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promove dois grandes eventos nesta sexta-feira (19): oficinas diversas, a partir das 12h, e um desfile de moda, por volta das 16h, com o tema “Representatividade black: a desconstrução dos padrões de beleza e a valorização das raízes negras”.
As atividades serão realizadas em espaço situado na Rua da Paz, 15. A programação ocorre por meio da Unidade de Acolhimento Institucional de Pirajá (UAI) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro da Paz, em parceria com o programa Avançar da Santa Casa da Bahia.
As oficinas serão de capoeira, do corpo negro na dança, tranças, turbantes e acessórios. Também haverá contação de histórias com personagens negros.
Antes do desfile, as participantes terão aulas de produção de maquiagem e turbante e uma apresentação de capoeira e da negritude dançante – A Força da Dança Afro.
A modelo profissional Carol Barreto – participante do Afro Fashion Day – vai orientar o público em relação à participação no desfile, inspirando também novos talentos.
Vão desfilar na passarela duas atendidas pelo Cras do Bairro da Paz – uma idosa e uma adolescente -, além de duas pessoas de cada instituição vinculada ao programa Avançar, da Santa Casa da Bahia.
As oficinas e desfile são atividades que complementam uma roda de diálogos sobre o Dia da Consciência Negra, que ocorreu no Cras do Bairro da Paz no último dia 9.
“A gente precisa combater e enfrentar o racismo todos os dias, mas é importante que no Novembro Negro tenhamos ações como essa, valorizando a nossa autoestima e beleza negra, mostrando que nós temos valor”, afirma a coordenadora do Cras do Bairro da Paz, Vera Lúcia Cidade.
Desfile na UAI Pirajá
Na Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) de Pirajá, também haverá um desfile com a participação de 20 modelos, pessoas que são acolhidas em alguma das UAIs municipais e parceiras.
O evento tem o apoio de Ilê Aiyê e a Madá Negrif, que vão ceder as roupas e acessórios para os participantes. O desfile, com capacidade para 60 pessoas, está marcado para começar às 14h30 na UAI de Pirajá.
“A gente buscou trazer um evento que incluísse primeiramente a população de rua, que é o nosso público, e também desenvolvemos atividades este mês sobre o Novembro Azul. Tentamos incluir o máximo de pessoas, da melhor maneira possível, de uma forma diversificada, trazendo a representatividade e mostrando a importância da discussão sobre o combate ao racismo e a qualquer outro tipo de preconceito”, afirma o coordenador da UAI de Pirajá. Murilo Bastos.
Ele lembrou que a atividade é anual e costuma ter uma boa adesão. “Em edições anteriores, os acolhidos se sentiram valorizados. Nós sentimos uma mudança na postura das pessoas, que passaram a ter uma aceitação melhor do próprio corpo, do cabelo e de quem são. O fato de estar em situação de rua não deve reduzir o amor próprio dessas pessoas”, acrescenta.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional