Sem o remanejamento do Ministério, lote com 140 mil doses de Coronavac vencem no DF

Os lotes seriam utilizados na imunização de crianças 


Vixe d-flex me-2
redacao 11/09/2022 18:38 Cidades

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou no dia 31 de agosto, o descarte de 3,5 mil doses vencidas da Coronavac na região. A pasta teve de jogar no lixo mais 140 mil doses que seriam destinadas para a imunização de crianças de 3 a 4 anos. A SES-DF chegou a solicitar ao Ministério da Saúde o remanejamento das ampolas, mas alega não ter recebido resposta do pedido.

Segundo pesquisa no sistema de distribuição da pasta local, o Ministério da Saúde enviou à capital do país cerca de 1.725.230 doses de Coronavac, mas somente 1.435.090 foram distribuídas, resultando em 290.140 doses em estoques.

Conforme a SES-DF, o órgão federal chegou a recolher 150 mil doses antes do vencimento, porém, as 140 mil restantes permaneceram estocadas, o que acabaram vencendo.

Pelas contas da Secretaria de Saúde, vivem no DF, atualmente, 77.665 crianças de 3 e 4 anos. Do total, até quinta-feira (8), apenas 3.009 tomaram a primeira dose e somente 555 receberam a segunda.

Baixa procura

De acordo com o portal Metrópoles, em contato com a Secretaria de Saúde, órgão informou que estava com grande estoque de Coronavac com prazo de validade para maio e fim de junho.

“Infelizmente, ao longo da campanha, a população foi preterindo o imunizante Coronavac, e o próprio Ministério da Saúde, em suas notas técnicas e reuniões técnicas, passou a não indicar a aplicação da Coronavac para o segundo reforço, considerando os estudos de eficácia das outras vacinas”, argumentou o órgão por meio de nota.

De acordo com a versão da SES-DF, com a baixa procura e a menor possibilidade de uso, o DF solicitou ao Ministério da Saúde o remanejamento de todo o estoque de Coronavac, com vencimento previsto até o fim de junho.

“O Ministério da Saúde recolheu no DF 150 mil doses de Coronavac antes do vencimento. As outras 140 mil não passaram por remanejamento a tempo e elas venceram; sendo que a solicitação de remanejamento ocorreu ainda em maio, para que houvesse tempo hábil e as doses fossem enviadas a outros estados”, pontuou a pasta.

Validade

A secretaria ainda ressaltou que, como a autorização para o uso da Coronavac em crianças ocorreu em meados de julho, só poderiam ser aplicadas as vacinas que estavam dentro do prazo de validade.

“No momento do início da vacinação infantil, em 20 de julho, o DF contava com estoque de 25 mil doses de Coronavac, a serem divididas como primeira e segunda doses. Como o Ministério da Saúde não tinha estoque em sua Rede de Frio Nacional para reabastecer os estados, o órgão federal indicou que cada estado deveria começar a vacinação infantil com as doses que possuíam até novo reabastecimento”, justificou.

Ministério da Saúde

Segundo a pasta, todas as unidades da Federação recebem a orientação de fazer a busca ativa do público apto para a vacinação. Argumentou ainda que envia quantitativos de imunizantes conforme demanda das próprias UFs.

“A pasta orienta que não sejam perdidas oportunidades para vacinação, de forma a evitar a perda dos insumos. Reitera-se, portanto, a responsabilidade de cada UF a gerência de seus estoques. As doses recolhidas no DF foram encaminhadas para a Central de Armazenamento”, explicou.

 

*Com informações do Metrópoles

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional