Salvamar dá dicas importantes sobre proteção de crianças durante banho de mar no feriadão

Desta sexta (15) até domingo (17), a expectativa é de aumento do número de frequentadores das praias de Salvador


Vixe d-flex me-2
Ana Paula Ramos 15/04/2022 07:30 Cidades

Um antigo ditado popular diz que “criança cega a gente”. Se for em uma praia lotada, então, o perigo é redobrado. Por isso, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) pede que pais e responsáveis reforcem os cuidados com os pequenos durante o banho de mar neste feriadão da Semana Santa.

Desta Sexta-feira da Paixão (15) até o Domingo de Páscoa (17), a expectativa é de grande aumento do número de frequentadores das praias de Salvador. Assim, com o volume de pessoas no espaço, as crianças podem se distanciar dos adultos facilmente. Por segurança, a recomendação é que os responsáveis fiquem, no máximo, até dois metros de distância dos pequenos.

“Quando a criança quer buscar pelos familiares, podem acontecer duas situações: ou ela permanecer na areia para procurar os responsáveis, ou ir em direção ao mar, o que pode ser trágico e perigoso. Além disso, não se pode confiar em boias e objetos flutuantes, porque são facilmente afastados pela correnteza”, alerta o coordenador do Salvamar, Alysson Carvalho.

Ele lembra que, mesmo com os dias ensolarados em Salvador, as correntes marítimas são de Outono e não mais de Verão. A estação influencia diretamente no cuidado que os banhistas devem ter ao entrar no mar, que fica mais perigoso, para evitar afogamentos.

“É primordial procurar praias que tenham salva-vidas à disposição. Localizem e peguem informações sobre as condições do mar, pois a informação de um dia pode não servir para o outro. Há uma variação muito grande de fatores que influenciam diretamente no mar e na segurança dos banhistas, a exemplo das correntes de retorno”, explicou.

Apenas no último final de semana, a Salvamar registrou, entre resgates e afogamentos, 60 ocorrências nas praias da capital baiana. A área de atuação dos profissionais da coordenadoria compreende desde a praia de Jardim de Alah até Ipitanga.

 

Bebidas alcoólicas

O gestor destacou ainda que em 90% dos casos de afogamento registrados, os cidadãos estavam consumindo bebidas alcoólicas. Por isso, a recomendação é que os banhistas não façam essa combinação explosiva de álcool e mar, pois o prejuízo pode ser grave e até mesmo trágico.

“Quando o indivíduo bebe, perde a coordenação motora e a sensibilidade. Por outro lado, aumenta a adrenalina e endorfina, proporcionando uma falsa sensação de empoderamento e trazendo reflexos negativos. Normalmente, quando a pessoa é surpreendida pelo afogamento, ela não sabe nadar ou não tem força suficiente para realizar o nado da maneira correta, que é em paralelo à corrente de retorno”, detalhou.

Quem presenciar uma situação de afogamento deve acionar um profissional o mais rápido possível. Só ele terá o domínio das técnicas necessárias para efetuar o resgate do cidadão. Uma pessoa que não possui o preparo adequado para agir em situações de risco como esta, ainda que tenha a habilidade do nado, pode se tornar mais uma vítima, alerta o Salvamar.

 

 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional