Salvador faz aniversário e ex-prefeitos contam o que desejam para a capital
A cidade da música acumula uma série de conquistas, mas ainda há novas metas a serem alcançadas para o benefício dos moradores
Nesta segunda-feira (29), Salvador completa 472 anos. Por mais um ano, a primeira capital do Brasil não terá uma grande festa e as comemorações ficarão apenas nos corações dos soteropolitanos. Ao longo dos anos, Salvador cresceu e teve um grande ganho de infraestrutura, mas ainda há muitos desafios a serem superados pela gestão. Para saber o que falta para nossa cidade ficar ainda melhor, o Portal M! pediu a quem conhece bem a cidade para opinar e convidou ex-prefeitos a falarem sobre o que gostariam de ter feito e o que esperam que a cidade conquiste nos próximos anos.
Lídice da Mata
A primeira prefeita de Salvador, entre os anos de 1993 e 1996, a deputada federal, Lídice da Mata (PSB-BA), afirma que Salvador ainda é carente no combate à desigualdade social. Ela lembra que em sua gestão a pauta foi vista como prioridade e uma série de ações foram feitas, como o trabalho da Fundação Cidade Mãe, que segundo ela, atuou nas ruas para impedir o surgimento de “fábrica de crianças nas ruas”.
Lídice da Mata
“A principal questão que eu coloquei na minha gestão e acho que revelei para a cidade de Salvador, foi o combate à desigualdade social nessas cidades, com a Fundação Cidade Mãe, que atuou nas ruas para impedir o surgimento da fábrica de crianças nas ruas. Isso hoje foi modificado com novas políticas públicas, mas considero que há uma dívida na cidade com suas crianças mais pobres, em acesso a creche, escola de qualidade, acesso a vida com dignidade”, afirma.
De acordo com a deputada, é preciso resolver este problema e pensar em montar um perfil socioeconômico da cidade para o pós-pandemia. “Ter uma agenda que vai desde a construção de uma cidade mais fraterna daqueles que vivem nas áreas periféricas, com projetos de habitação, com a reocupação do Centro da Cidade, com moradia. Nós precisamos principalmente de montar um perfil socioeconômico da cidade. Incluindo a juventude negra, incluindo as mulheres que somos maioria da cidade. Nossa marca econômica é a informalidade, portanto pensar em um desenvolvimento econômico pós-pandemia é pensar em uma forma de incluir a mulher negra na produção econômica da cidade de Salvador com dignidade”.
Ela finaliza com um desejo de presente para Salvador. “O que eu desejo nesse momento de presente para Salvador é vacinação já, que a cidade esteja protegida contra esta política genocida do presidente da República”.
Antônio Imbassahy
O 67º prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy, lembra do período da sua gestão. “Acho que nós fizemos um grande avanço na modernização da estrutura física da cidade, observando sempre a sua história e os valores culturais que são intensos na primeira capital do Brasil”, afirma.
Antonio Imbassahy
Ele conta que houve uma articulação da comunidade, na procura da promoção social e também diz o que acredita que precisa ser feito em Salvador, após a fase de pandemia. “A vacina é um item principal hoje que está ligado diretamente a vida das pessoas, passando essa fase, acho que o fundamental é melhorar a qualidade do ensino básico, enfatizar a educação”, disse.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional