Salvador contabiliza 6 mil vacinados no primeiro dia da campanha contra gripe
Nesta etapa inicial, que vai até 10 de maio, são contempladas crianças de até 6 anos, gestantes e puérperas
Cerca de 6 mil pessoas buscaram os 115 pontos de imunização durante o primeiro dia da campanha contra gripe em Salvador, nesta segunda-feira (12). No total, 3.317 crianças entre seis meses e menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e 2.014 trabalhadores da saúde, além de 676 gestantes e puérperas tiveram acesso à dose do imunizante.
Um dos pontos de grande procura foi o drive thru instalado no Shopping Barra. Profissional da saúde, Líliam Paixão, 34 anos, quis levar logo o filho Lucas, de 2, para se proteger contra a gripe.
“Trabalhando nessa área, eu sei da importância da imunização. Por isso, eu o trouxe logo no primeiro dia, pois ele já fica protegido”, contou.
Já o Multicentro de Saúde Carlos Gomes, um dos pontos fixos, o clima era bem mais tranquilo. Por morar próximo, a dona de casa Ana Cláudia dos Santos, 39 anos, levou logo Levi Miguel, de 2, para se vacinar.
“Estou feliz agora em ver meu filho livre de doenças gripais. Eu fiquei com um pouco de receio, por causa da Covid-19, mas achei melhor trazer ele por uma questão de segurança”, explicou.
Nessa primeira fase da campanha, que vai até o dia 10 de maio, estão sendo contempladas crianças com idade até 6 anos, gestantes em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias).
Para ter acesso à dose, no caso das crianças, é necessário levar identidade ou certidão de nascimento.
Já as gestantes e puérperas devem apresentar, além do RG, o exame ou certidão de nascimento da criança. Os trabalhadores da saúde devem levar qualquer documento que comprove o vínculo laboral, além da identidade.
A meta é vacinar 90% do público alvo da primeira fase, que conta com aproximadamente 320 mil pessoas.
Infraestrutura da campanha
A imunização ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), em 115 pontos, das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve o cuidado de separar os postos de imunização da Influenza para evitar aglomerações.
Desse modo, três pontos de drive thru e 112 pontos fixos foram dedicados exclusivamente para a vacinação contra a gripe, enquanto a campanha contra a Covid-19 ocorre em outros locais.
O drive thru do Shopping Barra está atendendo crianças com até 6 anos de idade; o Shopping Bela Vista, trabalhadores da saúde; e o Shopping da Bahia segue com a imunização de puérperas e gestantes.
Os postos fixos estão atendendo os três públicos. Uma lista com a relação completa está disponível para download no site da SMS.
Estratégia para evitar sobrecarga
Embora as atenções estejam voltadas para a Covid-19 neste momento, a vacinação contra a Influenza também é importante, pois evita uma sobrecarga no sistema de saúde, visto que a gripe também pode ter complicações e levar o indivíduo à morte.
Além disso, a vacinação facilita um eventual diagnóstico para a Covid-19 e evita os riscos de coinfecção, que é quando dois vírus diferentes atacam a pessoa ao mesmo tempo.
“O vírus Influenza tem potencial para causar complicações e óbitos, principalmente em grupos prioritários como crianças, idosos, puérperas e portadores de doenças crônicas. A partir do momento em que eu vacino as pessoas e elas não adoecem, elas não vão precisar procurar o sistema de saúde, que já está no limite por causa do coronavírus”, explicou a subcoordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos.
De acordo com Doiane, a circulação do vírus H1N1 começa em maio. A vacinação é feita a partir de abril para que, no inverno, a maioria das pessoas já esteja vacinada.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional