Rui Costa destaca união de governos estadual e federal nos investimentos em saúde na Bahia
“Nós temos conversado sobre o incentivo do Governo Federal para a formação de novas residências médicas e para a formação de especialistas”, disse o ministro
Nesta segunda-feira (4), foi inaugurado o Hospital Ortopédico do Estado, atualmente o maior hospital estadual em ortopedia e traumatologia do Brasil. O evento contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.
Uma das autoridades presentes no evento, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, parabenizou o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pelo novo hospital e destacou o trabalho feito em parceria pelas forças estadual e federal.
“Esse é o 23º hospital que a gente inaugura, funcionando na gestão de Wagner, na minha e agora de Jerônimo. São 26 policlínicas. Foi um investimento bastante expressivo. Eu diria que um dos maiores, se não o maior investimento proporcional de saúde pública do país. E hoje entramos numa nova era, não só com assistências, mas também como um centro de formação de profissionais, de nível técnico […] tem a Escola Politécnica de São Paulo e aqui tem um instituto de saúde, de medicina, pra gente poder transformar em um hospital de ensino, com a formação de residência”, disse Rui.
O ministro da Casa Civil também elogiou o esforço feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a implantação desse hospital, mas ressaltou que ele não conseguiu estar presente na inauguração. “Nós temos conversado, inclusive, sobre o incentivo do Governo Federal para a formação de novas residências médicas e para a formação de especialistas”.
Acidentes de trânsito
Ao falar sobre saúde, Rui Costa destacou, em seu discurso, os números relacionados a ocupação de leitos de UTI em decorrência de acidentes de carro. Segundo o ministro, junto com a inauguração do hospital, está sendo lançada uma grande campanha de conscientização para acidentes no trânsito.
“Aqui na Bahia, mais da metade dos leitos de UTI, 60% dos leitos de UTI são frutos de acidentes de trânsito. Isso é incompreensível, inadmissível, porque muitos, muitos desses acidentes, e eu arrisco em dizer, talvez a maioria, pudessem ser evitados se a gente tivesse adotando um cuidado mínimo. Primeiro, não dirigir e beber, principalmente de moto e carro. Usar os EPIs necessários, principalmente para moto, respeitar as leis de trânsito e usar a velocidade moderada com segurança”, destalhou.
Rui completou que, mesmo que existam acidentes que não podem ser evitados, boa parte deles são e que, por isso, é necessário redobrar a atenção. “Muitos [acidentes] poderiam ser evitados e esses leitos poderiam estar desocupados para atender pessoas que precisam de cirurgias eletivas graves e que às vezes ficam esperando porque alguém que estava dirigindo a moto, bebendo, sem capacete, se acidentou e ocupa a UTI. Infelizmente, são acidentes que levam semanas, para não falar de meses, com UTI ocupado”.
Leia também:
Ao lado de Rui e da ministra da Saúde, Jerônimo entrega Hospital Ortopédico do Estado
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional