Resultado no Censo 2022 na Bahia deve ser divulgado em abril

Atualmente, 90% dos domicílios já foram recenseados 


Vixe d-flex me-2
redacao 28/01/2023 09:20 Cidades

Cristina Silveira*, 47 anos, tentou argumentar com Jessica Soares*, 40, moradora de um condomínio em Pernambués, sobre a importância do Censo 2022 para o desenvolvimento do país. De nada adiantou. Jessica se recusou a responder o questionário.

Não é demais afirmar que o salário que um recenseador recebe é suado. Em conversa com o Portal M!, Cristina revelou que esteve quatro vezes na casa de Jessica. Todas as tentativas foram infrutíferas.

Não foram raros os episódios de recusas para responder o questionário ou atitudes agressivas de quem não queria ser abordado pelo recenseador. Essas são apenas algumas das intempéries pelas quais um profissional temporário passa. No entanto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essas atitudes são exceções.

De acordo com Mariana Viveiros, coordenadora de divulgação do Censo 2022 na Bahia, mais de 90% dos questionários já foram respondidos no estado, e a previsão da finalização e divulgação definitiva  é o mês de abril.

“Em todo o Brasil, a cobertura completa dos setores censitários tem previsão de conclusão em janeiro de 2023. Os domicílios que ainda não foram recenseados devem ligar para Disque-Censo (137), serviço disponibilizado pelo IBGE para que a população possa exercer sua cidadania e agendar a visita de um recenseador em seu domicílio”, orienta.

“Em fevereiro e março, permanecerá em andamento o processo de revisão, controle de qualidade e apuração do Censo, com tentativas de reversão de recusas, revisitas a domicílios com morador ausente para realização de entrevistas, além de verificação de domicílios vagos, de uso ocasional, possíveis duplicidades e omissões e preparação para divulgação. A divulgação dos resultados definitivos está prevista para abril”, completou Mariana.

Até a última quinta-feira (26), já haviam sido recenseadas 13.491.343 pessoas na Bahia, o que representa 92% da prévia de população para o estado, divulgada no dia 28 de dezembro de 2022 pelo próprio IBGE, que é de 14.659.023 pessoas.

De acordo com Mariana Viveiros, foram visitados 6.778.952 domicílios em todo o estado, sendo  5.022.136 deles classificados como ocupados – ou seja, com moradores.

Outro dado relevante é que, em cerca de 80,0% dos 417 municípios baianos (332 cidades, em números absolutos), a coleta do Censo Demográfico 2022 está finalizada ou em fase de finalização. “Ou seja, apenas com trabalhos de supervisão, rescaldo ou revisão em andamento”, explica Mariana.

Se por um lado os trabalhos estão adiantados em boa parte da Bahia, por outro, 40 municípios ainda estão com boa parte do seu território ainda sem questionários respondidos. A coleta deve invadir o mês de fevereiro.

De acordo com Mariana, para acelerar o trabalho nesses municípios, a Superintendência do IBGE na Bahia está transferindo recenseadores e agentes censitários, além de profissionais do seu quadro fixo de funcionários, para reforçar as equipes locais.

“É o caso de diversas cidades do Sul do estado, nas áreas de Teixeira de Freitas e Porto Seguro; no Oeste, como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, e na área de Seabra, na Chapada Diamantina (Lençóis, por exemplo)”, enumera.

 

Dificuldades acumuladas

Além dos casos de recusa e violência, inicialmente, em todo o Brasil, o IBGE teve problemas técnicos para processar alguns pagamentos da ajuda de custo do treinamento dos recenseadores e o auxílio transporte. “Esses atrasos iniciais, embora tenham sido superados ainda em agosto do ano passado, foram uma primeira dificuldade enfrentada”, admite Mariana Viveiros.

 

Ela lembra que o trabalho de coleta dos recenseadores requer, com frequência,  retornar algumas vezes aos mesmos domicílios, onde não se encontram os moradores ou onde as pessoas não querem responder.

Essa dificuldade em acessar as pessoas e conseguir efetivamente aplicar os questionário, que é o essencial do Censo, pode causar desgates e também desestimular alguns recenseadores a seguir com o trabalho. Além disso, a necessidade de retornar várias vezes acaba atrasando o andamento do trabalho de coleta.

Apesar de Cristina* ter encontrado dificuldade em Pernambués, conseguir acessar as pessoas costuma ser mais difícil em áreas de mais alta renda, sobretudo condomínios de apartamentos ou casas, e em áreas de onde há problemas de segurança pública – o que não é mais uma exclusividade de grandes cidades, e sim uma realidade encontrada até mesmo no interior.

“No primeiro caso [locais de renda elevada], muitas vezes os recenseadores são barrados nas portarias ou pelas administrações locais (síndicos/as ou administradoras) e lhes é imposta uma série de restrições para ter contato com os moradores. No segundo caso [áreas violentas], o perigo acaba levando muitos recenseadores a desistir do trabalho”, pontua Mariana.

Na Bahia, segundo o IBGE, as equipes do Censo conseguiram, com muita dedicação e perseverança, levar os percentuais de domicílios com moradores ausentes ou recusas a patamares extremamente baixos, totalmente dentro do aceitável: 2,2%, ou 108.446 residências com moradores ausentes e apenas 1,4% de recusas (69.127 domicílios no estado).

Na Bahia, a coleta do Censo também foi impactada negativamente pelas chuvas no fim de 2022 e início de 2023, situação que inviabilizou o acesso a alguns locais, principalmente áreas rurais dos municípios afetados

 

* Os nomes foram trocados para manter a privacidade da fontes 

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional