Redes sociais: postar foto de casal é termômetro para o amor? 

Psicóloga explica que é preciso prestar atenção aos sinais que o relacionamento está dando 


Vixe d-flex me-2
redacao 08/03/2022 14:49 Cidades

Com o universo online na palma das nossas mãos, a cada momento os internautas levam mais um pedaço da vida offline para o mundo virtual. Para se ter uma ideia, segundo um estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido, o Brasil é o terceiro país no mundo que mais usa redes sociais e com esse crescimento, os likes surgem como um combustível, para cada vez mais, as pessoas postarem sobre a vida pessoal, como por exemplo, os relacionamentos afetivos. Mas será que postar foto de casal é termômetro de amor?  

Para a psicóloga Rebeca Cardoso, o ato de publicar ou não uma foto nas redes sociais, pode passar alguns indícios de sentimentos, mas é necessário prestar atenção aos sinais que o relacionamento dá, além da verdade que o sentimento do casal transmite para ambos.  

“Uma foto pode passar indícios, mas não é tudo. Observe o seu relacionamento, junte as peças que você vai conseguir montar esse quebra-cabeça. Postar foto ou não, colocar nome na bio ou não, isso vai ser só uma peça de 60, 70, 90 mil peças de um relacionamento”, afirma.  

Segundo a especialista, a ação de postar uma foto de casal nas redes sociais não significa muito, em relação a sentimentos afetivos. “Claro que a gente quer, porque mexe com nosso orgulho feminino e masculino”, diz. Mas, segundo ela, apesar de esse querer, essa ação deve vim sem cobranças.  

“Vai ficar cobrando que alguém poste foto? Acho melhor ser uma surpresa quando der vontade a pessoa vai e posta. Se tiver amarras, tem algo errado”, alerta. “Eu não vejo como de fato alguém que não coloque a foto, ame menos, do que aquele que coloca dez. Aquele que coloca dez [fotos] pode estar traindo, pode de fato não amar, pode ser fogo de palha, então a gente não pode basear a felicidade e a fidelidade de um relacionamento, apenas pelas fotos, stories e feed”, completa. 

 

Rebeca Cardoso é psicóloga

Em um cenário em que o uso das plataformas Facebook, Instagram e Twitter está mais presente nos smartphones, Rebeca chama atenção para que as pessoas respeitem a essência e a verdade nos relacionamentos. 

“É preciso de uma essência e uma verdade ao redor daquilo e não somente uma foto. A pessoa pode postar uma foto sorrindo e estar arrasada por dentro. Eu acho que o tipo de relacionamento que você tem, vale mais do que uma foto. A gente vê muito por aí, pessoas sorrindo e chorando por dentro, pessoas que pregam que são felizes, mas na verdade não são. Quantos relacionamentos a gente vê aí [nas redes sociais] e depois descobre o quanto a pessoa sofria, o quanto a pessoa apanhava, o quanto era traída?”, opina. 

Traições 

Por outro lado, as redes sociais também podem ser plataformas para que as puladas de cerca aconteçam. Foi o caso de Camila*. Ela namorou um rapaz que se dizia não “curtir” postar foto com a namorada no Instagram, mas só após o fim de três anos de relacionamento, descobriu que o seu ex namorava com outra menina ao mesmo tempo que estava com ela.  

Fernanda* também passou por uma situação parecida. Ela foi pedida em namoro por um motorista de aplicativo, mas ele nunca podia dormir na casa dela e sempre dizia que detestava redes sociais, só que após cinco meses de romance, descobriu o Facebook do companheiro e ficou chocada ao saber de uma informação: ele era casado com outra mulher há mais de seis anos. 

Já Patrícia* era namorada de um militante político, que apesar de ter presença forte nas redes, sempre dizia que não gostava de compartilhar a vida pessoal e o jovem nunca postou uma foto com a namorada, mas após um mês do término, ele apresentou a nova pretendente em um post romântico com direito a textão no Instagram. 

São histórias que seguem em repetição na vida de várias pessoas ao redor do mundo, mas não tende a ser uma situação generalizada. Porém, em caso de pulga atrás da orelha, pela desconfiança da postura do futuro (a) parceiro (a) nas redes sociais, Rebeca Cardoso ressalta que toda relação é um contrato e que todas as partes precisam estar cientes das cláusulas.  

“Eu sempre digo que todo relacionamento é um contrato. Todos os participantes tem que estar cientes de todas as cláusulas. Tem que ser responsável afetivo, honesto. Se eu quero só ficar hoje, eu vou só ficar, se eu quero um relacionamento aberto, se eu quero casar, eu digo o que quero. Todo mundo tem que estar ciente dessas intenções. Porque você vai ser honesto, se aquela pessoa entrar no relacionamento vai ser sabendo. Se ela quer apostar, confiar, aguardar e esperar… OK, é uma decisão dela. Acho que todo mundo tem que estar ciente de todas as cláusulas desse contrato”, finaliza.  

*Os nomes fictícios foram utilizados para preservar a identidade das fontes*.

Leia: Você se namoraria? Especialistas explicam consequências de entrar em uma relação por carência

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional