Muita Informação – ACERVO - Professor de Medicina em SP usa 'blackface' para mostrar a alunos como conversar com pacientes pobres - Muita Informação - ACERVO

Professor de Medicina em SP usa ‘blackface’ para mostrar a alunos como conversar com pacientes pobres

Após queixa, faculdade repudiou “ação de cunho racista” e abriu sindicância para apurar o caso


Vixe d-flex me-2
redacao 08/10/2020 21:30 Cidades

Alunos do 1º ano do curso de Ciências Médicas da Santa Casa, em São Paulo, denunciaram o professor de Medicina, Ronald Sergio Pallotta Filho, por racismo. Durante uma das aulas, o especialista usou uma máscara preta para mostrar como se relacionar com pacientes pobres no consultório, segundo os estudantes.

Conforme o Portal G1, a prática conhecida como “blackface” é considerada racista e ocorreu durante aula ministrada na última terça-feira (6), pela internet. Os alunos filmaram a tela do computador com a demonstração teatral do professor, que usa uma máscara preta e fala simulando um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS): “Eu não como essas comidas de fraco aqui do SUS, não, sabe? Eu não como, não. Eu como comida de macho, de macho. Você está entendendo?”

Depois o ato, os alunos preparam uma representação formal para o Núcleo de Direitos Humanos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Eles também querem levar o caso ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

O tema da aula, segundo os alunos, era de propedêutica (ensinamentos básicos e preliminares de uma disciplina). De acordo com um aluno, o objetivo era mostrar como a boa relação entre médico e paciente pode facilitar um diagnóstico.

“Ele dá aula de Medicina, de propedêutica, para alunos de 1º e 2º ano e faz uma coisa dessas? Ele também é médico do maior hospital filantrópico da América Latina, será que isso está em concordância com o tipo de atendimento que é feito na Santa Casa?”, disse ao G1 uma médica residente, que prefere não se identificar por temer represálias.

Ainda segundo ela, o médico é conhecido pela falta de educação no trato com os colegas e residentes. “Ele é muito arrogante e autoritário. Não aceita ser questionado. Mesmo quando não está sendo questionado, basta fazer alguma argumentação técnica que ele perde a compostura”, acrescentou.

Em nota, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo disse que “repudia veementemente qualquer ação de cunho racista ou preconceituoso. Ciente do vídeo mencionado, a instituição determinou a abertura de uma sindicância interna para apuração dos fatos, que pode resultar no afastamento do médico envolvido. A sindicância ocorrerá no âmbito do nosso núcleo de direitos humanos em que será garantido o direito do contraditório”.

Também através de nota, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo declarou que “o profissional citado” é médico na instituição. “Verificamos junto a Coreme [Comissão de Residência Médica] e não houve o recebimento de denúncias. Abriremos uma investigação interna sobre o caso relatado, pois até o presente momento desconhecíamos o teor desta denúncia. A Santa Casa de São Paulo repudia qualquer tipo de atitude discriminatória, machista e sexista”.

Ronald Sergio Pallotta Filho ainda não se pronunciou.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe