Primeiro jardim de chuva de Salvador será lançado nesta sexta
Estrutura de drenagem, solução baseada na natureza, é a primeira do tipo em área pública na capital
A Prefeitura de Salvador está em fase final das obras de um projeto-piloto de jardim de chuva, na Pituba. A previsão é que seja concluído nesta sexta-feira (16), quando também será lançado, a partir das 8h30, no canteiro central da Rua Anísio Teixeira.
A estrutura de drenagem é uma solução baseada na natureza – a primeira do tipo em área pública em Salvador. O local de implantação foi escolhido por ser uma área de recorrência de alagamentos pontuais, com condições favoráveis para receber o projeto.
Executada por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), com o apoio de outras secretarias e órgãos municipais, a intervenção é parte de um projeto para capacitação e disseminação de soluções baseadas na natureza, em Salvador.
A ideia é que o piloto seja uma oportunidade de monitoramento e aprendizagem sobre o funcionamento da solução.
O jardim de chuva é uma infraestrutura verde que permite a infiltração da água da chuva no solo e a recarga do lençol freático. Esse tipo de intervenção também é chamado de Solução Baseada na Natureza (SBN), e complementa os sistemas tradicionais de drenagem, aprimora a qualidade da água, atenua a perda de biodiversidade e embeleza o ambiente urbano.
“O jardim de chuva traz uma alternativa de microdrenagem que se encaixa muito bem em cidades como Salvador, porque ajuda a reduzir os problemas com alagamentos, melhora a qualidade de águas pluviais, além de contribuir com o meio ambiente e com o bem-estar da população”, diz a titular da Secis, Marcelle Moraes.
Capacitação com corpo técnico
Para a implantação do projeto, o corpo técnico passou por sete encontros, focando em diversos pontos necessários, como a escolha do local, dimensionamento, estruturação de elementos técnicos que compõem o jardim, como a escolha dos substratos, entrada e saída de água, materiais de interligação e suporte com redes de drenagem, vegetação que será utilizada e a manutenção de jardins de chuva.
O último treinamento será prático e acontecerá no local nesta sexta com a presença dos multiplicadores das secretarias municipais envolvidas no projeto.
Os multiplicadores receberão a consultoria das empresas Geasa Engenharia, Fluxus Design Ecológico e Piso Verde. As capacitações e o projeto-piloto foram viabilizados pela iniciativa Cities4Forest, da qual Salvador é membro fundadora desde 2018, em parceria com o instituto de pesquisa WRI Brasil, a C40 Cities e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
“A capacitação de multiplicadores neste projeto-piloto foi um dos pontos de destaque, detalhando a importância das soluções baseadas na natureza para a construção de uma Salvador mais sustentável. Foram considerados diversos aspectos teóricos e práticos, além de mostrar como tais soluções já foram planejadas e implementadas em outras cidades ao redor do mundo, preparando nossos técnicos para o desenvolvimento do projeto e de outros que serão implementados”, afirmou o subsecretário da Secis, Ivan Euler.
Desafios socioambientalistas
O jardim de chuva promove a infiltração da água da chuva no solo, contribuindo para a redução de alagamentos, filtragem das águas e recarga dos lençóis freáticos. Favorece o ciclo hidrológico natural, a biodiversidade e as pessoas.
Trata-se de uma definição ampla de bioengenharia que contempla a ampla variedade de abordagens relacionadas aos ecossistemas e busca dar subsídios para questões e desafios socioambientais.
As SBN podem ser utilizadas sozinhas ou de maneira integrada com outras soluções de engenharia clássica, contribuindo para um ambiente urbano mais sustentável, resiliente e saudável. Dentre os itens que compõem um jardim de chuva estão canaletas, pedras, vegetação, vertedor, cobertura do solo, zona de detenção, substratos e camada de armazenamento.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional