“Precisamos investir na capacitação e na atração de novas matrizes econômicas”, diz Mila Paes
Secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador declarou ao Portal M! que uma das principais demandas do mercado hoje é por mão de obra capacitada
A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes, disse ao Portal M! que uma das principais demandas do mercado hoje é por mão de obra capacitada. “Trocamos as horas de experiência por horas de capacitação para atender ao empresário”, diz ela, ao falar do novo projeto do município que prepara profissionais para atender a demandas específicas do mercado.
“Precisamos sim investir na capacitação e na atração de novas matrizes econômicas. A gente sente uma demanda muito grande por capacitação, é um feedback tanto dos empresários quanto do próprio cidadão que se sente às vezes frustrado porque já tentou várias oportunidades e não conseguiu se colocar. Então sem dúvida nenhuma, um programa prioritário nosso é o programa de qualificação”, disse.
Mila Paes ressaltou ainda que é ainda preciso “trabalhar muito forte na atração de empresas para a cidade e na diversificação da nossa matriz econômica”.
“A gente tem uma matriz econômica com determinados segmentos prioritários, mas a gente precisa atrair novas empresas, sejam elas dos mesmos, sejam elas de novos segmentos. Por exemplo, a gente tem hoje um olhar muito forte sobre a oportunidade da área de saúde. Grandes grupos da área de saúde chegaram a Salvador, seja adquirindo grandes redes de hospitais, seja investindo em infraestrutura e novos hospitais na cidade, como é o caso do Mater Dei, como é o caso da Rede D’Or, como é o grupo Dasa”, explicou.
“Diante disso, a gente entende que o setor de saúde é um setor extremamente estratégico. A gente tem um programa que a gente está começando a desenhar que é entender as oportunidades, entender como é a cidade de Salvador, o papel da prefeitura dentro dessa vertente da saúde. A gente entende que temos um potencial muito grande para se tornar referência no Nordeste em prestação de serviços de saúde”, completou.
Diante disso, a secretária ressaltou que será preciso posicionar e desenhar um projeto, para montar e implantar “um programa de aproveitamento dessa cadeia produtiva da saúde”.
“Seja na área de fármacos, seja na área de materiais industriais, indústrias de materiais na área de saúde, essa é uma das novas vertentes econômicas que eu comentei que é papel também da Secretaria de plantar essas sementes para essa nova economia”, disse.
Mila explicou ainda ao Portal M!, que o setor de logística é um outro setor que tem uma nova dinâmica e abre um leque de novas oportunidades.
“Com essa mudança da logística mundial e da forma de se comprar e de consumir, abre-se uma grande oportunidade para grandes centros, grandes capitais se posicionarem frente ao mercado logístico. Existe um programa de desenhar e estruturar Salvador como um polo logístico para a atração de empresas da área de logística. Então a gente já tem conversado com algumas grandes empresas, grandes redes de logística e já tem se estruturado para montar esse programa que é uma outra das vertentes que a gente entende que Salvador tem grande potencial para se desenvolver”, pontuou.
Outra diversificação que a secretária tem avaliado dentro da matriz é a área de tecnologia.
“Um movimento que já vinha acontecendo e que a pandemia foi um grande catalisador, são as oportunidades na área de tecnologia. Ou seja, tanto atrair empresas de base tecnológica para Salvador quanto desenvolver aqui um ecossistema de startup de tecnologia, que tenha potencial, que possa fazer Salvador daqui a alguns anos ter o seu percentual de tecnologia relevante, como também formar pessoas, capacitar pessoas na área de tecnologia, que é a área que mais emprega no mundo, a gente já ouve falar nesse apagão de mão de obra da tecnologia”, revelou.
“A gente entende que é um grande setor de oportunidades de emprego, empregos qualificados, que pagam bem, e que a gente entende que Salvador tem toda a capacidade de entrar na disputa para esse mercado de cidade destino de empresas e de cidades que ofertam de mão de obra de tecnologia”, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional