Policial baleado por colegas no sul da Bahia diz que militares dormiam quando quarto foi invadido
Subtenente da PM morreu em episódio ocorrido em Itajuípe, na noite de terça-feira (27)
O sargento da Polícia Militar, D’Almeida, que está entre os baleados na ação policial que terminou com um subtenente morto e três militares feridos em uma pousada na cidade de Itajuípe, no sul do estado, contou que as vítimas dormiam quando tiveram o quarto invadido por colegas da corporação.
“Nós saímos para jantar de noite, depois retornamos para o hotel. Eu até liguei a televisão um pouquinho, tomei banho e como estava muito cansado, porque dirigi, comi logo e não demorei para dormir”, contou o sargento.
“Só acordei com os barulhos de tiro, fui alvejado duas vezes, eu não sei se caí no chão ou se me joguei. Aí os policiais entraram, quebraram a janela e a porta e eu falava gritando o tempo todo: ‘Eu sou polícia”‘. Ainda assim, me alvejaram mais três vezes”, contou D’Almeida.
O caso aconteceu na noite de terça-feira (27). O relato do sargento contradiz a versão da Polícia Militar, que afirmou que uma equipe da corporação foi até a pousada para fazer abordagens, após receber a informação de que um suspeito de assalto a bancos estava no local.
Conforme o órgão, os quatro militares teriam reagido e foram baleados. Dois deles fariam a segurança do candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), que teria agenda de campanha em Coaraci, município vizinho, nesta quarta (28). O caso é investigado pela Corregedoria da PM.
No vídeo, que viralizou nas redes sociais, D’Almeida conta que, baleado, chegou a avisar que também era policial e pediu ajuda, mas não foi atendido. O sargento está internado no Hospital de Base de Itabuna. O estado de saúde dele é estável e não há risco de morte.
“Me deixaram lá e eu gritando: ‘Eu sou polícia, me dê socorro’. Eles não me deram, eu saí me arrastando até a porta do quarto, chegando lá consegui me encostar na parede, fiquei sangrando muito e um policial o tempo todo apontando um fuzil para mim”, afirmou o sargento no vídeo.
D’Almeida relatou ainda que um dos policiais disse ia matá-lo. “Ele falava: ‘Cale a boca, deixa de conversa, eu sei quem você é’, e eu pedindo a ele socorro. Ele disse que vinha uma ambulância de outro município e eu falei: ‘A gente está com o carro aí ou se não, me dê socorro na viatura'”, contou.
Simulação de troca de tiros
De acordo com o sargento, ele foi conduzido ao hospital cerca de uma hora depois de ser baleado. só “Eles me conduziram na viatura e ainda assim, de forma hostil. O policial o tempo todo falando comigo para ficar quieto”.
No vídeo, D’Almeida também disse que os policiais usaram sua arma para simular uma troca de tiros dentro do quarto.
“Fizeram vários disparos com a minha arma dentro do quarto. Eles mesmos dispararam lá e depois me trouxeram para o hospital. Sequer me ajudaram a sair da viatura, eu com o braço com fratura exposta pendurado, e eles não me ajudaram”, disse.
Quem eram os PMs hospedados
Um dos PMs baleados que trabalharia para ACM Neto foi o subtenente da corporação identificado como Alves. Ele morreu na ação. Alves estava com o colega, sargento D’Almeida, fora do serviço militar. Os tiros que atingiram os dois policiais partiram da Polícia Militar e não tiveram relação com a campanha política, de acordo com a corporação.
Não há detalhes sobre o estado de saúde dos outros dois policiais que também estavam no quarto e ficaram feridos na ação. Eles não iriam trabalhar na campanha de ACM Neto.
A assessoria de campanha de Neto cancelou a agenda da campanha nesta quarta. O candidato se solidarizou com os familiares do subtenente Alves e desejou recuperação ao sargento D’Almeida.
Governador lamenta morte
Em uma postagem feita em redes sociais, no final da manhã desta quarta-feira, o governador Rui Costa (PT) lamentou a morte do subtenente. Ele afirmou que, ao ser notificado do caso, acionou as autoridades competentes para que a apuração seja feita.
“Tão logo tomei conhecimento, determinei às autoridades competentes a imediata apuração e esclarecimento do fato. Manifesto total solidariedade aos familiares das vítimas”, escreveu.
Cerco para prender suspeito
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) anunciou que unidades especializadas e territoriais da Polícia Militar reforçaram, nesta quarta-feira (28), o cerco para prender o suspeito de assaltos a banco, André Márcio de Jesus, o ‘Buiú’.
Segundo o órgão, o homem era procurado durante a ação que terminou com um subtenente morto e três militares baleados em uma pousada na cidade de Itajuípe, no sul do estado.
André Márcio de Jesus estava preso no Complexo Penitenciário de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Ele foi liberado pela Justiça para uma saída temporária mediante ao uso de tornezeleira eletrônica, na terça-feira (27).
O equipamento de monitoramento foi instalado às 13h30 e o detento deixou a unidade prisional por volta das 13h50. As buscas por ‘Buiú’ foram iniciadas ainda na tarde de terça, depois da Secretaria de Administração Prisional (Seap) relatar que o detento violou a tornozeleira, às 14h36, na BR-324, nas proximidades da cidade de Candeias. André Márcio de Jesus, nascido em Porto Seguro, na Bahia, é considerado um preso de alta periculosidade.
O suspeito também era apontado como integrante da Orcrim Movimento Povo Atitude (MPA), facção ligada a Orcrim Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua com tráfico de drogas e roubo a bancos no extremo sul da Bahia.
A SSPP-BA informou que o suspeito participou do ataque contra uma transportadora de valores, na cidade de Eunápolis, extremo sul da Bahia, em 2018.
Investigações apontam que ele também tinha envolvimento com homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores.
Ainda segundo a secretaria, informações sobre suspeito podem ser repassadas, com total sigilo, através do Disque Denúncia da SSP-BA, pelo número de telefone 181.
* Com informações do G1 Bahia
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional