Pesquisa indica que 87% dos pais acreditam que tecnologia contribuiu na aprendizagem na pandemia
Dados apontam ainda que houve um leve crescimento no número de alunos com computador neste período
A pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias” mostra que a maior parte dos pais e responsáveis (87%) acreditam que o uso da tecnologia foi positivo no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes ao longo da pandemia de Covid-19.
O estudo foi encomendado por Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e realizado pelo Datafolha entre agosto e setembro de 2021, com 1.301 responsáveis por crianças e adolescentes da rede pública, de todas as regiões do país.
Os pais e responsáveis de estudantes de escolas públicas também destacaram a importância das atividades remotas estarem articuladas com as presenciais por diferentes motivos, como: “preparar os alunos para o futuro (60%)”, “estimular a curiosidade (60%)”, “garantir o aprendizado previsto para o ano (53%)” e “promover o desenvolvimento socioemocional (52%)”.
Um legado que o uso das ferramentas tecnológicas trouxe e que, segundo eles, deveria ser mantido no futuro é o da “opção de poder estudar remotamente em qualquer lugar (32%)” e da “possibilidade de tirar dúvidas com os professores por meio de plataformas digitais (24%)”.
Desafio da desigualdade
Embora a tecnologia seja importante, os benefícios do uso dela esbarram nos problemas de conectividade e de acesso a equipamentos. Houve um leve crescimento no número de alunos com computador desde o início da pandemia, de 42% para 49%, contudo, a maior parte (51%) segue sem acesso à computador ou notebook com internet para estudar.
Conforme o levantamento, apenas 66% das famílias têm acesso a banda larga no país, sendo que a Região Norte registra o menor índice de acesso (47%, contra 75% na Região Sul).
Os números também mostram a desigualdade nos meios urbano (68%) e rural (37%) e entre estudantes de diferentes raças – 75% para brancos e 61% para alunos negros.
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