Pedro Tourinho desabafa após vinda de Beyoncé: ” A cultura negra de Salvador segue sendo negligenciada pelas marcas”

O secretário falou que a cantora norte-americana fez muito mais do que qualquer outra marca pela capital baiana neste ano


Vixe d-flex me-2
redacao 22/12/2023 18:14 Cidades

O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, fez um novo desabafo após a cantora norte-americana Beyoncé aparecer, de surpresa, na festa “Club Renaissance”, nesta quinta-feira (21), em Salvador. O evento ocorreu no Centro de Convenções, na Boca do Rio, para promover o lançamento do novo filme da artista. 

Em texto publicado nas redes sociais, Tourinho falou sobre a potência da cidade, como a cidade mais preta fora da África, e também voltou a falar sobre o fato das marcas ainda focarem no eixo Sul-Sudeste. “Salvador pode não ser a maior cidade do Brasil, muito menos a capital mais rica, mas é a maior cidade negra fora da África do mundo. A cultura do Brasil é negra, a cultura pop do mundo é negra, portanto, em que outro lugar do mundo Beyoncé deveria estar senão em Salvador?”, iniciou o titular da Secult.

Em seguida, o secretário apontou a importância do evento ser mantido em silêncio “até que as coisas realmente aconteçam, numa explosão de alegria”. “Beyoncé é uma mulher de negócios. Dentre todas as cidades do mundo resolveu fazer a estreia internacional do seu filme em Salvador”.

“Segredo. Surpresa. Stunt. A importância de ficar calado, manter silêncio, trabalhar deixando baixo, até que as coisas realmente aconteçam numa explosão de alegria. Segurar as notinhas e vazamentos para imprensa. A mágica acontece muito mais forte entre a tensão e a revelação”, continuou.

O secretário falou que a cantora norte-americana fez muito mais do que qualquer outra marca pela capital baiana neste ano. “Beyoncé é uma mulher de negócios. Dentre todas as cidades do mundo resolveu fazer a estreia internacional do seu filme em Salvador. O que ela viu em Salvador que nenhuma outra marca, grande empresa, agência de publicidade de São Paulo viu? A cultura negra de Salvador segue sendo negligenciada pelas marcas, e podemos dizer Beyoncé investiu do próprio dinheiro em Salvador mais do que qualquer outra marca esse ano. E teve resultado”, seguiu. 

Tourinho relatou como foi a participação da “Queen B”, e ressaltou que a artista celebrou seus ancestrais. “Beyoncé entrou ao som da Banda Didá, apenas mulheres negras, tocando Samba Reggae, Faraó, abrindo alas para a rainha que chegou envolta em prata e na bandeira da Bahia. “one of one, number one, the only one, BAHIA.” Isso é respeito e celebração à terra que se está pisando, a quem veio antes, aos protagonistas daqui”, acrescentou.

O gestor elogiou ainda todos os envolvidos na mega-produção. “Toda equipe de produção local que abraçou o projeto com maestria, toda equipe internacional da artista, conhecida pelo perfeccionismo e eficiência, são formadas majoritariamente por mulheres negras. Não é o futuro, é o presente, o hoje, é das mulheres negras, é o poder de realização com amor, humor e potência”, pontuou.

“Ao terminar sua participação eterna de 5 minutos, Beyonce apresenta, celebra e passa o bastão para Lunna Monty, mother da house Afrobapho, por suas próprias palavras, travesti, preta e periférica, que com sua performance transformou a cultura negra queer de Salvador e a conectou com o mundo. Merecido e necessário”, afirmou Tourinho. 

Para o secretário, Beyoncé deixou várias lições em sua passagem meteórica pelo Brasil: “Fãs em primeiro lugar. Desde o início a experiência foi completamente focada nos fãs, que viveram uma noite riquíssima, com comes e bebes e cuidados mil, presentes, elementos, refs e histórias que ficarão na memória de quem veio e de quem viu”.

“Ela fez o certo, o perfeito, o impecável: voou por 10 horas direto para Salvador, celebrou a cultura local, abraçou os fãs e serviu um evento de primeira, deixou seu legado e voltou linda para seu avião. E assim, colocou Salvador no mapa do mundo, quem não conhece vai procurar saber, porque ela escolheu Salvador”, afirmou. 

“Parkwood, Beygood, Globo, IDworks, Potyra e seu time. Que eficiência, elegância, cuidado e consciência em todas as etapas dessa produção. A cidade de Salvador agradece muito, muito e muito por terem acredito, investido e entregue uma noite mágica para todos”, concluiu Pedro Tourinho.

 

Leia também

Salvador em choque: a incrível e inesquecível passagem de Beyoncé pela cidade 

Beyoncé no Brasil 2024: Veja supostas datas dos shows da cantora no Brasil 

Prefeitura garante apoio para apresentação de Beyoncé em Salvador 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe