Operação Chuva: Defesa Civil reúne comitê de ações emergenciais
Objetivo é preparar atuação entre órgãos para períodos mais chuvosos em Salvador entre abril e junho
A Defesa Civil de Salvador reuniu, nesta quarta-feira (13), o Comitê Interinstitucional de Ações Emergenciais para alinhar as ações destinadas à Operação Chuva, a ser iniciada em abril. O comitê, instituído pelo decreto nº 29.187/2017, que criou o regimento da Defesa Civil, articula e desenvolve ações para a atuação dos órgãos parceiros, visando apresentar resposta em situações de emergência, principalmente durante os períodos mais chuvosos na capital, entre abril e junho.
Ao dar as boas-vindas aos presentes, o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, destacou a reformulação do órgão na gestão de ACM Neto em 2016, que passou a enfatizar a prevenção como foco central de suas atividades, visando preservar vidas e reduzir a ocorrência de desastres em áreas de risco. As boas práticas adotadas resultaram na certificação da capital baiana como Hub de Resiliência do programa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) em 2023.
“Nós não realizamos nada sozinhos, precisamos da colaboração de todos vocês para termos respostas imediatas em situações de emergência. A atuação do comitê é indispensável para a consolidação da política de prevenção e redução de riscos de desastres, que tem no bom funcionamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) um papel preponderante na condução da Operação Chuva”, acrescentou Sosthenes Macêdo.
Ainda segundo o diretor, o trabalho realizado pelo SMPDC junto à Defesa Civil tem permitido “atravessar momentos críticos, como o da Operação Chuva 2020, que teve o maior acumulado de chuvas em 36 anos, e o da Operação de 2021, marcada pela pandemia do coronavírus, mas sem o registro de perda de vidas”.
O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, disse que há 12 anos acompanha o desenrolar das operações chuva, ressaltando “o papel colaborativo das prefeituras-bairro junto à Defesa Civil nas respostas às demandas da população”. Por sua vez, o secretário da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler Filho, acentuou a importância da “ação articulada do SMPDC para o bom funcionamento da Operação”.
Operação Chuva
A Operação Chuva está dividida em duas etapas: a preparatória, realizada ao longo do ano e intensificada em março, e a de alerta, entre abril e junho, quando são aplicados protocolos de monitoramento e resposta a situações de risco e prevenção de desastres. Como parte da etapa preparatória, a Prefeitura de Salvador já investiu na construção de 187 muros de contenção e na aplicação de 300 geomantas em áreas de risco da capital.
No preparo para a Operação, foram colocados entre janeiro e março deste ano cerca de 30.462 m² de lona plástica em 176 localidades, como ação paliativa e preventiva, limpeza e remoção de lixo acumulado, drenagem superficial de água acumulada em encostas, manutenção e recuperação de escadarias, além de limpeza de bueiros, canais e córregos.
Foram ainda destacados os projetos educativos da Defesa Civil, desenvolvidos nas comunidades, entre os quais a formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), Nupdec Mirim, Mobiliza Defesa Civil e projeto Defesa Civil nas Escolas. O objetivo é partilhar conhecimentos sobre percepção de risco, preservação ambiental e mudanças climáticas, formando multiplicadores aptos a colaborar em momentos críticos provocados pelas chuvas.
Também são intensificadas no período as vistorias técnicas de imóveis e áreas de risco, com a notificação de moradores quando necessário, além da monitoria de pontos críticos de alagamento e identificação da necessidade de intervenções como limpeza de canais, demolições e colocação de lona. Durante a etapa de alerta, os órgãos e entidades participantes da Operação Chuva ampliam a atenção às áreas de risco, priorizando atividades voltadas para minimizar a ocorrência de desastres ou seus efeitos.
Participaram da reunião conduzida por Sosthenes, os secretários Lázaro Jezler (Manutenção), Luciano Sandes (Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro) e Luiz Carlos (Infraestrutura). Também estiveram presentes representantes da Semob, Sempre, SMPJ, Sedur, Transalvador, GCM, Ouvidoria, Desal, Casa Civil, SMS, Polícia Militar, Bahiagás, Embasa, Coelba e Capitania dos Portos.
Leia também:
Prefeitura regulamenta incentivos para desenvolvimento do Centro Histórico
Secretaria promove ações em feiras e mercados com foco na Semana Santa
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional