Operação assistida do BRT será neste sábado
O sistema beneficiará 360 mil pessoas
O sistema BRT Salvador entrou em fase de teste nesta sexta-feira (30), com 11 ônibus que circularão no percurso entre o Shopping da Bahia até o Itaigara. O início da operação assistida ocorre neste (1º), com liberação do trecho 3 do novo modal (entre o Parque da Cidade até o Posto Namorados, na Pituba).
Os detalhes da ação foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.
“Com os ônibus modernos e climatizados, iniciamos amanhã a operação do BRT em nossa cidade. São 4,5 km que correspondem à primeira e terceira etapas, contendo seis estações: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba”, pontuou o prefeito.
O sistema que beneficiará 360 mil pessoas, Bruno Reis também ressaltou o pacote de ações que envolvem o complexo do BRT da capital baiana.
“Além de uma obra de mobilidade, o BRT resolve problemas estruturais na macrodrenagem nesta região, que cresceu bastante economicamente. Muitas pessoas se deslocam para trabalhar aqui, e houve com isso um adensamento profissional e residencial. Então percebemos a necessidade de solucionar estes problemas, a exemplo das ações no trânsito, em sinaleiras, o mergulho da Avenida Tancredo Neves, resolvendo a mobilidade desta área”.
Funcionamento
Neste primeiro momento, a operação servirá para avaliar possíveis ajustes até o pleno funcionamento do sistema, e não será cobrada tarifa durante o período de teste, que ocorrerá diariamente, das 9h às 16h, durante todo o mês de outubro.
De segunda a sexta-feira, o intervalo das viagens será de três minutos; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, dez minutos. O funcionamento integral do serviço está previsto para novembro, quando um total de 44 ônibus estarão rodando – oito deles serão elétricos.
Os veículos trafegam em vias exclusivas com paradas em estações próprias, proporcionando mais agilidade no deslocamento, conforto e segurança aos usuários do transporte público. As concessionárias que já operam o sistema convencional de ônibus na capital baiana são as responsáveis por conduzir o BRT.
Com o trecho 1 (do Shopping da Bahia ao Parque da Cidade) já inaugurado em 2020 e o terceiro entregue hoje, o modal passa a contar com um corredor viário de 4,5 km de extensão e seis estações para embarque e desembarque de passageiros (Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba). Elas dispõem de seguranças e equipamentos de vigilância 24h, wi-fi, sanitários e elevador.
Centro de controle
Todo o processo será acompanhado, em tempo real, por um Centro de Controle Operacional (CCO) específico para o sistema, a fim de garantir maior agilidade e previsibilidade de horário de chegada dos ônibus às estações, gerando fluidez durante as viagens. Na prática, o controle das operações é feito pelo CCO com as estações e ônibus do BRT, composto por câmeras de monitoramento instaladas nos terminais e georreferenciamento através de GPS nos veículos.
Modelos
Os veículos da linha Millennium (motor a diesel) possuem lotação total para 89 passageiros e portas em ambos os lados da carroceria, espaço interno com maior amplitude, que proporciona conforto visual, além da otimização da acomodação de componentes técnicos e capacidade aumentada.
Já o eMillennium (ônibus elétrico) foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria. Possuem lotação total para 72 passageiros, com portas em ambos os lados da carroceria. Com a finalidade de proporcionar conforto térmico, esses veículos possuem ar-condicionado com filtro anti-pólen, que retém partículas de poeira, fungos e bactérias.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional