ONG encontra 16 tartarugas mortas em praia da Bahia e denuncia crime ambiental
O caso foi comunicado ao Instituto Nacional de Meio Ambiente (Inema), que recolheu os restos mortais dos animais para necropsia
A ONG Iniciativa de Ciência Cidadã Coração de Tartaruga encontrou 16 tartarugas-marinhas mortas em menos de um quilômetro de litoral, na Praia de Saquaíra, na Penísula de Maraú, na quarta-feira (19).
Segundo a ONG, os animais estavam mutilados e, supostamente, foram vítimas das redes de pescadores de camarões ancorados nas redondezas, conforme relata o veterinário Rodrigo Grilo, que faz o monitoramento diário das áreas de desova das tartarugas.
O caso foi comunicado ao Instituto Nacional de Meio Ambiente (Inema), que recolheu os restos mortais dos animais para necropsia.
“Essa ocorrência coincide com uma embarcação que encostou junto às bancadas de corais recentemente. Pescadores locais disseram que o barco colocou rede de espera, que foi a provável causa da morte das tartarugas. Estamos todos revoltados e tristes”, disse Rodrigo.
Segundo dados levantados pela organização ambientalista, quatro das cinco espécies de tartarugas-marinhas encontradas no Brasil encontram-se em algum grau de ameaça de extinção. Os riscos estão por toda a parte: ingestão de plásticos, destruição de habitat para desenvolvimento urbano, iluminação artificial nas praias que desorientam filhotes em nascimento e afugentam fêmeas em desova, trânsito de veículos nas praias, além da captura incidental que é considerada atualmente a principal ameaça às populações desses animais em todo o mundo.
Turismo ecológico
“Nós trabalhamos com a conservação das tartarugas-marinhas na Península de Maraú, onde quatro das cinco espécies brasileiras fazem seus ninhos, sendo as espécies cabeçuda e de-pente com o maior número de ninhos. São, em média, 230 ninhos e aproximadamente 20 mil filhotes por temporada. Parece muito, mas não é”, falou a coordenadora da ONG, Mônica Panachão.
“Com as constantes ameaças, de cada mil filhotes que nascem, apenas um ou dois chegam à fase reprodutiva. Esses animais atingem a maturidade reprodutiva entre 20 e 30 anos, dependendo da espécie”, acrescentou. As tartarugas encalhadas na Praia de Saquaíra eram das espécies verde e oliva, que desovam na Penísula de Maraú esporadicamente.
“Nossas águas costeiras são uma importante zona de alimentação e descanso para essas espécies. A tartaruga-verde saiu recentemente da lista de espécies ameaçadas e passou para a categoria quase ameaçada, como resultado das ações desenvolvidas, há mais de 40 anos, pelo Projeto Tamar, juntamente com outras instituições, como nós, da Iniciativa Coração de Tartaruga. Esse status dependente de ações de conservação para permanecer nessa condição”, enfatizou Mônica.
Os ativistas destacam que a Península de Maraú é um crescente destino turístico e que as tartarugas-marinhas enriquecem mais ainda esse paraíso de praias lindas e natureza exuberante. Podem gerar empregos e fonte de renda com um turismo preocupado com o planeta e mais responsável.
A ambientalista ainda ressaltou que as ameaças da pesca predatória podem ser minimizadas com ações de fiscalização das embarcações por órgãos ambientais federais e estaduais, além de programas para a redução da pesca incidental que incluam educação ambiental e orientação para os pescadores.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional