Ocupantes de terreno em Canabrava reclamam de abordagem policial
Denunciantes disseram que sete viaturas estiveram no terreno particular
Representantes do Movimento Nacional de Luta por Moradia que ocupa, desde sábado (16), um terreno baldio localizado na Rua Artêmio Castro Valente, ao lado do Colégio Papillon Nobre, em Canabrava, denunciou a abordagem policial no local. Conforme denúncia, um policial chegou ameaçar usar balas de borracha.
Conforme a fonte que não quis se identificar, a abordagem foi realizada por sete viaturas, liderada pela comandante da 1ª CIPM, major Gilmara Oliveira Coutinho e o capitão que, de acordo com a informação, se chama “Cedraz”.
Ainda conforme a denúncia, só nos dois dias de ocupação ocorreram três abordagens diferentes, contando com a da polícia. A líder informa que um segurança da empresa RMTS se apresentou e que antes da PM, um rapaz informando representar o dono do local, quis propor um acordo financeiro entre os líderes do movimento, mas, segundo a fonte, a saída das pessoas será feita só após manifestação do Ministério Público.
“Uma hora falam que o terreno é de André Guimarães, outra do Assaí Atacadista. Um rapaz veio aqui afirmando representar o dono do terreno. Ele disse que queria conversar com os líderes para ver se conseguia resolver amigavelmente [de forma financeira] e que não ia esperar mais 24h. Não tem porque comprar a gente, não estamos a venda, estamos aqui porque precisamos, não temos condições e o terreno está vazio”, afirmou a representante do grupo à reportagem do Portal M!.
O grupo é formado por 80 pais e mães de família que de alguma forma ficaram sem moradia durante a pandemia do coronavírus. Neste domingo (17), segundo dia de ocupação, eles informam que foram surpreendidos com a abordagem da polícia no local, solicitando que fossem retirados.
“A gente está fazendo uma ocupação de um terreno que está vazio. Somos pais e mães de família sem moradia, não temos como nos manter. Chegaram aqui sete viaturas e disseram que era pra sair e poderia retornar”, afirma uma das líderes do movimento que não quis se identificar.
“Teve um policial que foi um pouco grosseiro e disse entre eles que a nossa sorte era que não tinham arma com bala de borracha”, conforme ela, a afirmação deu a entender que se o PM estivesse com esta arma utilizaria no momento. “Em seguida o capitão chegou e conversou e disse que era para sair porque era uma área privada”, relata.
crédito: arquivo pessoal
“Eu entendo que quando se fala em Segurança Pública, é pública. Se é uma área privada, não teria porque a polícia vim e fazer essa abordagem”, diz uma das líderes.
“A gente só sai daqui mediante manifestação do Ministério Público, a nossa palavra é uma só, ocupamos porque temos necessidade”.
Crédito: arquivo pessoal
Procedimento
O Portal M! entrou em contato com a Secretária de Segurança Pública da Bahia para verificar os procedimentos da Polícia Militar nos casos de ocupação de terreno particular. Conforme informações do órgão, por meio da assessoria de comunicação, se o dono do terreno chegou a fazer uma queixa para a PM, a corporação pode solicitar a saída dos ocupantes, mas através de conversa.
Caso o movimento permaneça, o dono do terreno pode entrar com uma ação jurídica até que a Justiça determine a retirada.
Referente à ameaça com bala de borracha, a SSP desaprova e informa que a 1ª CIPM não tem armamento preparado para aceitar munição de borracha e solicitou que a PM apure o caso.
A PM informou à reportagem que se algum dano moral ocorreu durante a abordagem os manifestantes podem prestar uma queixa na Corregedoria na Pituba ou pelo site da Ouvidoria.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional