“O ponto central é acreditar que é possível fazer a escola funcionar”, diz Veveu Arruda
Professor ficou conhecido por revolucionar a educação do município de Sobral, interior do Ceará
O consultor e ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, ficou famoso na política por revolucionar a educação da cidade entre 2011 e 2017. Em sua gestão, o município saiu da 55ª posição no Ideb, em 2009, para o 1º lugar do Brasil, com Ideb 8,8, sendo considerada a melhor Rede Pública Municipal de Educação do Brasil.
Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no jornal A Tarde, Arruda que o ponto central para o sucesso da educação no município cearense”foi acreditar que é possível fazer a escola funcionar”.
“Eu diria que um desafio importante foi transformar um ambiente de descrença, de desesperança, em um ambiente com uma cultura de crença e esperança de que é possível as coisas acontecerem. Antes, bem antes, os gestores públicos atribuíam uma insuficiência socioeconômica presente e muito forte na nossa região. Em Sobral, a média salarial é em torno de meio salário mínimo. O PIB cearense é de 2,1%. É um dos menores PIBs que compõem o PIB nacional. O PIB de Sobral compõe o PIB cearense com apenas 3%”, explicou José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, mais conhecido como Veveu Arruda.
“O ponto central foi acreditar que é possível fazer a escola funcionar e, evidentemente, substituindo essas visões anteriores. Elas, na verdade, não justificavam o fracasso, embora fosse assim que os gestores utilizavam. O importante é entender que é possível fazer essas mudanças mudando as estratégias anteriores praticadas”, completou.
Arruda ressaltou ainda as dificuldades encontradas nas estruturas das escolas. “Você tinha diretor de escola que era analfabeto, mas era diretor de escola. Como consequência disso, você atendia a todos, os que estavam dentro da escola não permaneciam, os que permaneciam não progrediam e nem aprendiam. Mas, ao mesmo tempo, a estrutura escolar servia, infelizmente, para, por exemplo, sustentação de uma base eleitoral e assim uma expectativa de poder nas eleições”, ressaltou.
O consultor em Educação destacou que é necessário que os gestores municipais entendam que a estrutura escolar tem a função clara e objetiva de fazer os meninos e meninas aprenderem. “Se muda isso, não se faz a escola ser um lugar de aprendizagem. Eu diria que esse ponto é muito importante. Infelizmente, ele se repete em muitos municípios brasileiros e em todas as regiões”, continuou.
Política Educacional
Para o professor, há a necessidade de unificar uma política educacional mais eficiente para fortalecer as ações pedagógicas com a gestão das escolas.
“Essas duas dimensões são absolutamente indispensáveis. O fortalecimento da gestão escolar, por exemplo, através de autonomias em que primeiro começa com a seleção de diretores por competências e habilidades, e não porque alguém indicou ele para ser diretor. Mas porque ele tem as habilidades, as competências para ser um líder na escola, que vai mobilizar todos os professores, os alunos, os pais, o arredor da escola para cumprir uma agenda de aprendizagem”, disse.
Veveu Arruda destacou também que é preciso garantir autonomia administrativa, autonomia financeira, autonomia pedagógica para as lideranças. “Nesse sentido, também se ressalta o papel do prefeito, para que ele possa assegurar na secretaria, na escola, essa condição política de que diretores de escola serão nomeados porque eles sabem ser diretores, porque eles têm habilidades para exercer essa função”, pontuou.
Para Arruda, é preciso assegurar os 200 dias de aula, que muitas vezes não são cumpridos. “Outra coisa, não se cumpre as 800 horas, que são 800 horas mínimas para as atividades escolares. Outra vez, por qualquer motivo se justifica para não ter as 800 horas. Essas horas são contabilizadas a partir de cada 50 minutos de cada aula que é dada em cada dia. Esses 50 minutos precisam ser pedagógicos para que os meninos e as meninas aprendam efetivamente”, disse.
Veveu Arruda ressaltou ao Portal M! outro ponto importante, que é garantir a presença de todos e todas as crianças, adolescentes e jovens na escola. “No sentido de acolhimento, tem uma relação da escola com o aluno. Por outro lado, como eu disse, as avaliações precisam ser feitas para iluminarem as formações. As formações dos professores precisam dessa formação permanente, como eu disse, às vezes não só em serviços, mas também em conteúdos, para poder assegurar que aquela aula seja produtiva. Bom, eu diria que são medidas simples que precisam ser adotadas e que produzem resultados”, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional