“O grande desafio em Salvador é o resgate da desigualdade histórica”, diz vice-prefeita Ana Paula Matos
Neste Dia Internacional da Mulher (8), vice-prefeita da capital baiana fala sobre desafios, trajetória e gestão durante entrevista ao Portal M!
Apesar de sempre exercer um papel voltado para o social, hábito iniciado ainda na infância, juntamente com seus pais, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), revela que nunca imaginou ocupar um cargo eletivo. Ela é também mestre em Administração, graduada em Direito e especialista em Finanças.
Em entrevista ao Portal M!, neste Dia Internacional da Mulher (8), Ana Paula disse que o grande desafio da gestão da capital baiana é a superação do quadro de desigualdade.
“O grande desafio em Salvador é o resgate de uma desigualdade histórica. Ainda existem pessoas em situação de pobreza, muitas mulheres chefes de família desassistidas em locais que faltam’ ainda algumas estruturas básicas. A gente está investindo nisso. Ainda existem situações e relatos de feminicídio, de violência contra as mulheres, e nós também estamos investindo no combate a isso”, diz Matos.
Para ela, as mulheres precisam de autonomia para resolver questões como essas. “Essa autonomia vai passar pela qualificação profissional, a possibilidade de acesso a microcrédito. A gente tem esse desafio da criação dessa matriz econômica com oportunidade para as mulheres investirem no empreendedorismo”, afirma a vice-prefeita.
A gestora ressaltou que, em um momento de ameaças e desafios globais em áreas como meio ambiente, saúde e nas questões sociais do pós-pandemia, é preciso que exista união para buscar estratégias com o intuito de realizar a inserção econômica necessária, oferecer autonomia e ter mais mulheres investindo no empreendedorismo.
Esses desafios estão inclusos na gestão e são implementados na capital com políticas públicas, fato destacado por Ana Paula, como a maior conquista da gestão do Democratas em Salvador.
Conforme a vice-prefeita, a cidade tem protagonismo feminino e todas as mulheres da capital hoje sabem que são reconhecidas e que podem ocupar cada vez mais espaços.
“Acho que a grande conquista da nossa gestão é o acesso às políticas públicas. Nós, mulheres, temos uma vida social muito forte. Temos uma cidade que que avança no social, que avança na saúde”, diz.
Entre os investimentos da prefeitura para auxiliar as mulheres, ela destaca o da educação. “[Elas] podem trabalhar com seus filhos bem cuidados, bem assistidos, bem alimentados”, pontua Ana Paula.
“É uma cidade que combate a violência contra a mulher, combate o feminicídio, que investe no empreendedorismo feminino e para além disso, se eu pensar em termos de gestão, é uma cidade que começou a dar oportunidade [às mulheres]. A cidade é gerenciada por mulheres”, completa.
Política
Já no cenário da política, a vice-prefeita espera que nas eleições de outubro as pessoas tenham tranquilidade para decidir, avaliar as propostas, a história das pessoas e não apenas promessas, “mas o que já foi feito, tudo que cada candidato já tem de contribuição”. Ela também comenta sobre a possível potencialização no trabalho da prefeitura, caso o DEM chegue na esfera estadual.
“O DEM na verdade, a gente pode falar do trabalho que foi feito aqui com o ex-prefeito que é um pré-candidato ao Governo da Bahia. Se a gente pega esse trabalho que foi feito aqui, eu não preciso nem defender, ele fala por si só. Indentificação de oportunidade para as mulheres, melhorias de todos os índices sociais, Salvador saiu de último lugar na avaliação de gestão fiscal pra crescer a economia. Uma cidade respeitada, reconhecida, a gestão do melhor prefeito do Brasil. Tenho certeza que haverá pessoas preparas e lideradas por ACM Neto. Espero que aconteça o que vem acontecendo: um governo de pessoas justas, preparadas”, finaliza.
Assista entrevista concedida ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional