“O governador está jogando a toalha em relação à Ponte Salvador-Itaparica”, dispara Claudio Tinoco

Vereador afirmou que a falta de transparência do Governo está impossibilitando qualquer tipo de avanço


Vixe d-flex me-2
redacao 17/01/2024 13:03 Cidades

Durante a entrega da requalificação da Rua Afonso Celso, na Barra, na manhã desta quarta-feira (17), o vereador de Salvador, Claudio Tinoco (União Brasil), disse que não há nenhuma tratativa positiva em relação a construção da Ponte Salvador-Itaparica.

“Olha, nenhuma resposta. Na verdade, o Governo do Estado tem mantido a prática de não participar das audiências públicas que nós realizamos na Câmara Municipal, sempre com justificativas de agenda, eu diria, conflituosa por parte dos dirigentes, secretários e diretores de empresas. A gente tem usado a lei de acesso a informação para poder, eu diria, requerer informações, raramente recebemos respostas. Normalmente, as respostas que nós recebemos é que esses pedidos de solicitação estarão sendo encaminhados para os órgãos competentes, mas esses órgãos não encaminham respostas para a gente”, afirmou o vereador em entrevista ao Portal M!.

“Eu já recorri ao Ministério Público, inclusive, e ao próprio Tribunal de Contas do Estado. Infelizmente, o Ministério Público do Estado não abriu nenhuma apuração nas nossas notícias, arquivando, ouvindo justificativas do Estado. Um resumo disso é exatamente a falta de transparência, levando exatamente a contribuir com essa incerteza que tem a população e a sociedade”, disparou Tinoco.

Claudio Tinoco ainda afirmou que qualquer intervenção do Estado requer licença da Prefeitura, e a falta de transparência que o Governo está tendo diante da obra acaba impossibilitando qualquer tipo de avanço.

“Fazemos o papel de fiscalização, mas acima de tudo queremos contribuir. Veja que qualquer obra como a Ponte, como o VLT, como qualquer intervenção do Estado precisa da licença do município e ela interfere diretamente no cotidiano do soteropolitano. Então, nós como vereadores, muitas vezes somos questionados até pela militância ligada aos partidos de Estado como se nós não tivéssemos cumprindo com a nossa competência, que nós somos vereadores de Salvador e não deveríamos então estar arguindo, vamos dizer assim, temas ou questões que são de responsabilidade do Estado”, disse o vereador ao criticar a fala do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que ao ser questionado sobre a Ponte, ressaltou que já fez a ‘parte dele’.

“É totalmente nebulosa a situação. A palavra do governador nos traz ainda mais preocupação, quando recentemente ele disse que já fez a parte dele. Essa é uma simbologia que nós atribuímos, inclusive, por exemplo, no esporte ao boxe quando se joga a toalha no ringue para que exatamente a luta acabe antes de encerrar. Então, atribuiria exatamente a uma sensação de que o Estado está, e o próprio governador está jogando a toalha em relação à ponte”, pontua Tinoco.

VLT

Questionado sobre o Veículo Leve de Transporte (VLT) no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Claudio Tinoco disse que mais um edital foi lançado no fim de 2023, porém há muitas dúvidas se o edital será aceito ou suspenso.

“Olha, o VLT tem um edital lançado no apagar das luzes de 2023. Nós estamos estudando esse edital com a nossa equipe, eu em particular me surpreendeu uma declaração recente do governador de admitir a possibilidade nos termos dele de derrubar o edital. Resumindo, é você suspender ou cancelar o edital para relançar. Eu que conheço a lei de licitações, sei que qualquer alteração nas regras do edital precisa reabrir o prazo para poder, evidentemente, dar oportunidade aos possíveis concorrentes de conhecer e aí sim revisar e reestruturar suas propostas”, frisou Tinoco.

Desativado há mais de dois anos, os trens saíram de cena em fevereiro de 2021, depois de 160 anos de operação para dar lugar às obras do VLT. O novo transporte visa atender o sistema VLT entre Paripe e a Calçada, substituindo a antiga ferrovia que atravessava a Avenida Suburbana. 

“Essa palavra dele me traz dúvidas se esse edital vai ser revisado ou não. O que nos chama a atenção é que não há ainda uma clareza em relação à questão dos equipamentos, me parece que ele está concentrando um esforço de se fazer uma obra pública de infraestrutura, vamos dizer que é a implantação dos trilhos e consequentemente é difícil poder rodar um veículo leve sobre trilhos. Diria a você que estou com muita dúvida, mas o que nós temos é o edital e esperar uma decisão do Governo.”, declarou.

 

Leia também:

Prefeito rebate Jerônimo: “deveria cuidar mais da vida dele” e da “segurança pública”

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional