“O dinheiro que deixou de circular na economia da cidade este ano jamais será recuperado”, afirma o sócio-diretor da Central do Carnaval
Joaquim Nery Filho avaliou para o Portal M! a atual situação e as ações de marketing neste período sem a festa de Momo
Joaquim Nery Filho, sócio-diretor da Central do Carnaval, afirmou para o Portal M! que o dinheiro que deixou de circular em Salvador, neste período de Carnaval, cancelado por conta da pandemia da Covid-19, “jamais será recuperado”.
” Foi uma perda total. A gente pode no próximo ano, claro, ter um Carnaval tão grande quanto já fizemos em anos anteriores ou até mesmo melhor, mas o que deixamos de colher esse ano, isso não volta mais”, ressaltou.
Questionado sobre os prejuízos e quando a Central do Carnaval deixou de arrecadar com a não realização da festa, Nery disse que a Central “é apenas uma ponta da atividade como um todo”.
“É uma ponta pequena, porque a gente observa que o Carnaval envolve todo um ‘carna negócio’, que é um grupo agregado de atividades cujo foco final é a festa. A gente costuma dizer que em uma cidade como Salvador, todas as pessoas ou quase todas elas direta ou indiretamente estão envolvidas com a festa”, disse.
“A Central do Carnaval como um todo é uma empresa que trabalhou o ano passado no Carnaval 2020 com 21 blocos e 10 camarotes. É um segmento pequeno do Carnaval, mas é o mais representativo nessa parte de venda comercial do Carnaval de Salvador”, afirmou.
“Tudo que foi vendido ou foi transferido para 22 ou foi devolvido para os nossos clientes e foliões. Então nesse período o que houve: nós tínhamos uma loja no Shopping da Bahia. Fechamos a loja, o escritório tivemos que reduzir bastante, mantivemos um núcleo mínimo de pessoas para continuar funcionando, e praticamente tivemos zerado a receita da empresa durante um ciclo anual como um todo. É algo muito forte, muito significativo. A gente está tentando agora retomar de uma forma criativa, de maneira muito otimista, acreditando que vamos ter um Carnaval 2022 muito forte”, completou.
Joaquim Nery disse ainda, que o Carnaval contempla vários outros segmentos, em decorrência da festa.
“Desde as companhias aéreas, hotéis, os taxistas, moto taxistas, Uber, restaurantes, ambulantes, ou até mesmo atividades, por exemplo, como a atividade jornalística, ela direta ou indiretamente está envolvida com a festa. A gente vê, por exemplo, os portais de jornalismo, os jornais, as TVs, durante o Carnaval divulgam o evento e estão a todo momento falando dele. Isso não deixa de ser um conteúdo atrativo para os anunciantes. Então eu imagino que até mesmo a potencialização de anúncios aconteça nesse período”, pontuou.
Neste período de pandemia, artistas buscaram as redes sociais para levar um pouco de alegria para os foliões através das lives. Segundo Nery, essa estratégia foi uma ideia “de manter acesa a chama, de comemorar e de fazer com que essa saudade consiga emendar dois anos em um”.
“A Central do Carnaval e o bloco Camaleão especificamente, quando o ex-prefeito ACM Neto lá atrás no final de novembro anunciou que não iria haver o Carnaval 2021 em definitivo, nós decidimos internamente lançar o Carnaval 2022. Foi uma coisa inédita, quer dizer, na primeira semana de dezembro nós saímos com uma campanha, uma campanha muito criativa que fala de “bote fé que a alegria volta” e, a partir dessa campanha, a gente decidiu lançar o Carnaval do bloco Camaleão, do bloco Vumbora, do bloco do Nana”, avaliou.
Ainda, segundo Nery, a aceitação da campanha tem dado resultado.
“São produtos que nós produzimos diretamente. Convidamos os nossos parceiros todos a fazerem o mesmo, obviamente nem todos tiveram a mesma iniciativa que nós tivemos, mas conseguimos montar um grupo de seis produtos e começamos a vender em dezembro. A aceitação tem sido maravilhosa”, disse.
Outra ação de Marketing da central do Carnaval foi a criação do abadá do Carnaval 2021.
“O bloco Camaleão fez uma campanha que a gente não queria deixar o Carnaval de 2021 passar no esquecimento. Então nós criamos um abadá para o Carnaval 2021. Mesmo que ele não exista, nós fizemos um abadá. A gente sabe que o Camaleão é um bloco que tem fãs e como o Camaleão tem fãs, tem muita gente que coleciona esses abadás como relíquia, como um produto de lembrança mesmo de fé”, afirmou.
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