Novo ensino médio só deve alcançar 100% da 1ª série das escolas da Bahia em 2023
Atualmente, metade da rede de ensino adota a mudança curricular
Aprovado pelo Congresso Nacional em 2017, o novo ensino médio deveria ser implementado em 100% das escolas da rede pública e privada da Bahia neste ano de 2022. Porém, a pandemia da Covid-19 atrasou o cronograma e com isso a implantação só deve ocorrer em sua totalidade em 2023, quando será obrigatório.
“A Secretaria da Educação do Estado informa que 50% das escolas da rede já estão implementando o novo ensino médio e no próximo ano, 100% já estarão adotando a nova arquitetura curricular nas turmas de 1ª série e de forma gradual, as demais séries, até 2024”, informou em nota a pasta após ser questionada sobre os preparativos para a adoção das mudanças na Bahia.
O novo ensino médio, que já vai ser implementado este ano no Estado de Goiás, proporciona ao estudante a opção por uma formação técnica e profissionalizante, tendo como objetivo garantir uma educação de qualidade.
As principais mudanças estão relacionadas à carga horária e à oferta de novos itinerários formativos, que são um modelo de trilha que os alunos poderão realizar e que estão intimamente relacionados às áreas de conhecimento integrados.
“Esse novo ensino médio deveria estar implementado na 1ª série em todas as escolas do país neste ano de 2022. Devido à pandemia, o Conselho Estadual de Educação resolveu não tornar obrigatória a implementação. Isso poderá acarretar alguma defasagem de conteúdo de habilidades e competências, caso o novo Enem de 2024 aconteça da forma que está prevista: um dia com a parte generalista e um segundo dia pautado nos itinerários escolhidos pelos alunos”, disse a pedagoga Luciana Oliveira em entrevista ao Portal M!.
Defensora do modelo, a pedagoga explicou que para 2024 existe uma proposta de um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) focado em habilidades e competências para o aluno.
“O Enem que virá para 2024 ele terá uma nova forma e a gente vai precisar preparar o aluno. Esse será o grande desafio. Esse novo Enem será feito focado tanto nos objetos de conhecimento dos componentes curriculares quanto no itinerário formativo que o aluno escolheu. Essa, na minha visão, é uma boa forma de desenvolver e avaliar habilidades e competências”, afirmou.
Itinerários formativos
Em sua nova versão, o ensino médio será composto por quatro áreas de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza; e Ciências Sociais Aplicadas. A legislação possibilita que os colégios trabalhem prioritariamente em dois núcleos.
“Os Itinerários Formativos serão organizados por meio de arranjos curriculares, com foco nas áreas do conhecimento ou na formação técnica e profissional, possibilitando aos estudantes aprofundarem seus conhecimentos e se prepararem para o prosseguimento dos estudos de acordo com suas escolhas e seu projeto de vida. Os alunos precisarão escolher pro semestre os itinerários que desejam cursar”, explicou a pedagoga.
O novo modelo de ensino trará também a ampliação progressiva da carga horária mínima anual, que até então era de 800 horas, para 1.400 horas, devendo a Rede Estadual de Ensino oferecer pelo menos 1.000 horas anuais de carga horária já em 2023. Dessa forma, a carga horária será destinada tanto para Formação Geral Básica quanto para os Itinerários Formativos.
APLB e Sinepe discordam
Com uma visão diferente sobre o mesmo assunto, o presidente da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB-Sindicato), Rui Oliveira, afirma que a mudança será um retrocesso para a educação.
“Esse novo ensino médio é um retrocesso. Vai fazer com que o aluno perca o senso de educação como um todo. Matérias como Química, Física, Biologia, História, por exemplo, não serão obrigatórias. Isso vai ser muito ruim”, avaliou.
Rui afirma ainda que a mudança fará com que aconteça uma diminuição de alunos pretos e pobres nas universidades. Segundo ele, haverá um incentivo maior para que os alunos tentem fazer cursos técnicos. “A universidade deixa de ser o foco da educação pública”, afirmou.
Já para o professor e assessor jurídico do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA), Nelson Souza, o novo ensino médio vai despertar no aluno um interesse maior em aprender.
“Essa proposta vai acabar com o modelo tradicional de ser muito conteudista. As escolas ensinam muita coisa que, quando o aluno sai da escola, não serve para nada. Essa mudança fortalece o processo educacional e o interesse do aluno aumenta. Os adolescentes no modelo tradicional não são motivados. Acredito que com esse modelo essa motivação vai voltar”, analisou o professor.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional