“Nenhum fator limitante me freou”, garante Larissa Moraes
Ao Portal M!, a titular da SIHS enfatizou não ter dificuldade de ser “ouvida” e também afirmou não se sentir “coagida e limitada” ao atuar
Em um cenário político ainda predominantemente masculino e heteronormativo, Larissa Moraes surge como uma figura emblemática, desafiando não apenas as barreiras de gênero, mas também as limitações impostas pela sua orientação sexual. Como secretária estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS), personifica a importância da diversidade e representatividade nos espaços de poder. Em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher, a titular da SIHS garantiu ao Portal M! que “nenhum fator limitante” freou sua trajetória.
“O preconceito, a resistência e não aceitação, por uma fração significativa da sociedade, são realidade. Mas nenhum fator limitante me freou. Sou mulher, lésbica, casada, mãe de dois meninos lindos e levanto essa bandeira com muito orgulho”, diz Larissa Moraes. E a secretária vai além: “Para além da sexualidade autodeclarada, o que me trouxe até esse lugar de destaque foi todo um trabalho destemido, incansável e com qualidade a cada missão dada. E aí, a questão subjetiva do lesbianismo foi algo secundário, mas que trouxe uma soma ainda mais valorativa para esse contexto da minha vida”, afirmou.
Além da dificuldade em ocupar os cargos de poder, as mulheres também enfrentam outras dificuldades, mesmo quando conseguem se colocar nesses espaços. Um exemplo disso e uma das principais críticas entre as mulheres é o fator de não serem efetivamente ouvidas. Larissa, no entanto, disse não sentir essa dificuldade, e enfatiza que não se sente “coagida e limitada”.
“Eu sou uma mulher de fácil comunicação. Pautada no princípio do respeito ao ouvir e falar. Não me sinto coagida e limitada, apesar de, em tese, os cargos de alta patente, num aspecto geral, serem ocupados por homens, além do fato de por muitos séculos as mulheres terem sido totalmente apagadas e excluídas dos processos sociais, econômicos, jurídicos e políticos”, ressaltou.
Na avaliação da secretária, isso ocorre porque existe muita compreensão e cautela. “Não por causa exclusivamente de gênero, mas pela condição de ser humano: competente, hábil, racional e com direito de manifestação. Então sim, ao passo que tenho a minha voz ouvida, sei ouvir a de todos quanto se pronunciam”, observou.
Cenário nos espaços de poder
Perguntada sobre como enxerga a presença das mulheres nos espaços de poder, a titular da SIHS enfatizou que ainda não há um “balanço positivo” sobre a questão, mas ressaltou que existem conquistas.
“Com o avançar do anos e toda a nossa representatividade, estamos alcançando lugares de destaque, que realmente valorizam a nossa inteligência, bravura e competência, ocupando, assim, muitas cadeiras por entre os poderes, quer seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário. E o nosso governo, na gestão de Jerônimo Rodrigues, tem provado desse avanço. Se temos um balanço positivo? Acredito que ainda não, mas estamos dando passos largos para essa grande vitória”.
Larissa pontuou que a sociedade ainda é repleta de “raízes machistas e patriarcais”, o que chamou de “lamentável”. Para ela, “mesmo sabendo que, constitucionalmente somos todos iguais perante a lei, não sendo aceitável tratamento discriminatório entre os gêneros, a realidade acaba contradizendo isso, tendo em vista as raízes machistas e patriarcais da nossa sociedade”.
Apesar de todos esses quadros, Moraes enfatizou que, em nenhum momento durante sua trajetória como mulher, deixou de ser profissional, mãe e esposa. Pelo contrário, ela revelou ter se tornado mais “guerreira” e “destemida”.
“O destaque é fácil: é o fato de em nenhum momento eu deixar de ser menos cada coisa: não sou menos profissional, não sou menos filha, não sou menos mãe, não sou menos esposa, não sou menos amiga. Pelo contrário, me tornei uma mulher muito mais. Mais guerreira, mais destemida, mais confiante, mais forte, mais realizada, mais feliz. E estar falando com você já diz tudo”, apontou ao M!.
Inspiração
Por fim, Larissa também deixou uma mensagem para mulheres jovens que também almejam atingir cargos de liderança. Para ela, embora possa parecer um sonho distante, é importante sempre lutar e acreditar: “Quando parecer impossível, acreditem e lutem um pouco mais. O caminho é desafiador, árduo, mas esse é o ônus de grandes sonhos. E, antes mesmo do fim, vocês perceberão que valeu a pena. O nosso lugar, mulheres, é exatamente onde desejarmos estar. Não deem limite aos vossos sonhos”.
Leia também:
“Somos maioria que não pode ser silenciada nem silenciosa”, diz Lídice
No Dia da Mulher, Juliana Brandão fala sobre o equilíbrio dos diversos papéis e planejamento da carreira
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional