‘Não vejo razão para que possa trocar o comando da seleção’, garante Ednaldo Rodrigues

Em entrevista, presidente interino da CBF falou sobre as constantes críticas feito ao trabalho atual desempenhado pelo técnico Tite


Vixe d-flex me-2
redacao 12/10/2021 08:00 Cidades

Mesmo com os nove triunfos e um empate nas Eliminatórias para a Copa do Catar, em 2022, além de um título da Copa América, em 2019, o técnico Tite vem tendo o trabalho dele à frente da Seleção Brasileira fortemente questionado pela imprensa e torcedores, que vêem a “Canarinho” apresentando um futebol abaixo do esperado e já pedem uma troca no comando técnico.

Contudo, para o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, não há motivos para que o gaúcho, comandante da seleção também na Copa da Rússia, em 2018, seja dispensado por agora, faltando pouco mais de um ano para o início do mundial e com o time praticamente classificado para o campeonato.

“Nós sabemos que temos mais de 200 milhões de treinadores no Brasil, cada torcedor é um treinador. Respeito a posição de cada um, volto a falar, mas eu entendo o seguinte, quem está de dentro e quem acompanha sempre os jogos, o dia a dia da seleção, desde o despertar ali da comissão técnica e dos atletas, os treinamentos, o trabalho que cada um faz, não só o Tite, mas a sua comissão técnica, indistintamente, a gente sabe que qualquer um outro que pudesse estar ali poderia fazer igual. Não sei se poderia fazer melhor. A questão de discutir a situação de esquema tático, isso vai de cada um, também respeitamos”, disse Ednaldo Rodrigues, em entrevista ao colunista Osvaldo Lyra, do jornal A Tarde. 

“Mas temos que respeitar acima de tudo o treinador e sua comissão técnica que em inúmeras eliminatórias da Copa do Mundo têm 100% de aproveitamento. E se você colocar desde quando ele assumiu, ele tem mais de 80% de aproveitamento. Então quando a gente verifica esses números, não vejo razão para que possa trocar o comando da seleção. O que se pode fazer é cobrar, como qualquer um torcedor, e dizer “olha, não seria melhor assim?”. Eu acho que ele tem muito desprendimento e com certeza vai saber lidar”, pontuou.

“Mas eu acho que com esses números, trocar um comando técnico seria exatamente para não dar certo na Copa do Mundo, no meu entendimento, se troca um técnico depois de tanto trabalho que foi feito e com os números que no momento estão aí para todos reconhecerem”, completou.

Brasil e Argentina

Em setembro deste ano, um dos maiores clássicos do futebol mundial, Brasil x Argentina, realizado em São Paulo e válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, foi interrompido com apenas 5 minutos de jogo, após dirigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) invadirem o campo devido a irregularidades de jogadores argentinos no cumprimento dos protocolos sanitários contra a covid-19.

Questionado sobre a expectativa dele de qual será a decisão da FIFA (Federação Internacional de Futebol) com relação ao fato, Rodrigues disse esperar que a entidade que rege o futebol mundial tome uma medida justa, principalmente para àqueles que foram a campo e cumpriram os protocolos da forma devida.

“O jogo não foi da seleção, não foi um jogo da CBF. Foi um jogo da FIFA e uma competição coordenada pela Conmebol. A CBF foi para lá jogar. Ela tem uma seleção brasileira e foi cumprir uma partida. Portanto, o que nós queríamos era que nossos atletas que continuaram em campo pudessem jogar. E houve ali um descumprimento total das regras da saúde do Brasil por parte de atletas da seleção argentina. Extrapolaram protocolos da quantidade de pessoas”, afirma Rdorigues. 

“E isso está bastante evidenciado em tudo aquilo que a CBF encaminhou para a FIFA. Portanto, eu não sei o que vai acontecer, mas o que nós esperamos ali é que a FIFA tenha uma decisão justa e para quem foi em campo e que queria jogar, que não atropelou nenhum processo sanitário do país, possa ter a sua causa reconhecida. Nós solicitamos no processo que a FIFA coloque os três pontos disputados, inseridos em cada partida em benefício da seleção brasileira”, salienta o dirigente.

Jogos com público

Outro tema abordado na entrevista foi a retomada dos jogos de futebol, no Brasil, com a presença do público, uma vez que por causa da pandemia de covid-19, os torcedores não podiam entrar nos estádios do país.

“A retomada do público não foi uma coisa tão fácil, não foi simples. Foi de uma forma muito estudada por toda uma comissão médica, em que temos o Dr. Jorge Pagura como o diretor médico. Envolvidos mais 120 médicos de todos os estados e de todos os clubes ali participando, verificando os números de contaminação de cada local, aquilo que aumentou, aquilo que diminuiu. Não foi tão fácil, não foi por querer. Foi algo bem pensado, bem estudado, e com certeza de uma forma gradativa, como está acontecendo”, conta o dirigente. 

“Não estamos abrindo estádios com a capacidade máxima deles, está sendo de uma forma daquilo que possa oferecer naquele momento. Em cada governo de estado, em cada município, tendo também os jogos respeitando todo o protocolo que a Secretaria de Saúde dos estados e dos municípios adote, e também dentro de um protocolo rígido que são exigidos para que atletas, imprensa e torcedores possam estar nessas partidas”, finaliza Ednaldo Rodrigues.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional