Mutirão atende mais de 70 pessoas para retificação de nome e gênero para pessoas trans e travestis
O mutirão, que acontece no mês da Visibilidade Trans, foi promovido pelo Coletivo Mães do Arco-íris e pelo Coletivo De Transs pra Frente
O projeto “Respeite Meu Nome”, realizou a retificação de prenome e gênero dos documentos para mulheres trans, travestis, homens trans e pessoas não binárias, nesta sexta-feira (28), no Casarão da Diversidade, equipamento do Governo da Bahia em Salvador.
O mutirão, que acontece no mês da Visibilidade Trans, foi promovido pelo Coletivo Mães do Arco-íris e pelo Coletivo De Transs pra Frente, em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Na iniciativa, todos os custos com a retificação da certidão de nascimento, incluindo as taxas de cartório, estão sendo cobertos pelo projeto. O coordenador de políticas LGBT da SJDHDS, Kaio Macedo, destaca a importância de ações como essa.
“Ações no mês da visibilidade trans potencializam um debate necessário sobre a importância de políticas públicas que visam garantir o direito à vida e à promoção de cidadania para travestis e transexuais. A adequação de nome e gênero é um direito básico, mas não é gratuito, e muitas pessoas trans não têm condições de arcar com os custos, assim, torna-se importante o papel da rede de proteção e serviços oferecidos pelo poder público e pela sociedade civil”, explicou.
Para ter acesso ao evento foi necessária a apresentação do certificado de comprovação de vacinação, e os interessados apresentaram seus documentos pessoais para a realização dos procedimentos.
“Mudar o nosso nome nos documentos é algo fundamental para garantir a nossa cidadania, para que nós possamos ser respeitadas e não sofrer constrangimentos”, declarou Maria Estrela Felipa, mulher trans que iniciou o processo de retificação de prenome na oportunidade.
Cristiane Sarmento, coordenadora do Coletivo Mães do Arco-íris, enfatizou sobre a necessidade de garantir o direito de retificação do prenome para pessoas transexuais e travestis. “Nós fizemos uma ampla divulgação, pois retificar o nome é um direito básico que toda pessoa trans e travesti sonha e deseja ter nos seus documentos”, afirmou Cristiane.
Ainda na ocasião, o GAPA – Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia, por meio do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Bahia, realizou testagem rápida para HIV, entrega de preservativos, orientação sobre PEP e PrEP, distribuição de material informativo e aconselhamento para rede de atenção à saúde.
A Coordenação de Políticas LGBT da SJDHDS também esteve presente prestando acolhimento, atendimento jurídico, psicossocial e realizando demandas da área de assistência social. O Projeto Prepara Salvador também esteve presente no evento.
“É motivo de alegria realizar o primeiro mutirão do ano aqui no Casarão da Diversidade. Nossa expectativa é de atender cerca de 70 pessoas hoje, marcando o mês da Visibilidade Trans. Estamos iniciando o sonho de projeto de vida dessas pessoas, garantindo cidadania e dignidade”, ressaltou Silvio Lacerda, da coordenação LGBT da SJDHDS.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional