MP-BA é favorável a construção de Estação Elevatória na Lagoa do Abaeté
Promotores de Justiça vão apresentar, na quarta-feira (28), relatório final do procedimento aberto pelo órgão com o intuito de apurar possíveis danos ambientais causados pela implantação do sistema
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), vai apresentar, na próxima quarta-feira (28), o relatório final do procedimento aberto pelo órgão estadual com o intuito de apurar possíveis danos ambientais causados pela implantação da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) na Lagoa do Abaeté. O documento dá o aval para a construção do sistema na região.
“A implementação de Estação Elevatória de Esgoto na região, em substituição ao sistema rudimentar atual formado por três fossas sépticas, se propõe a interligar o sistema de coleta presente na área ao esgotamento sanitário de Salvador. Conforme os estudos e vistorias realizadas pela Ceat, a realização da obra contribuirá para a preservação do ecossistema local do Abaeté, possibilitando maior durabilidade dos recursos hídricos para as próximas gerações”, explicou a promotora de Justiça Ana Luzia Santana, que vai participar de coletiva, na próxima quarta, ao lado do coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama), o também promotor Yuri Melo.
Recomendação
A promotora de Justiça Ana Luzia Santana ressaltou que, após sugestão da Central de Apoio Técnico do MP-BA (Ceat), enviou recomendação à Conder, na qual requisitou que fosse incorporado ao projeto original da estação um gradil associado a cerca viva no lugar do muro de proteção de alvenaria como elemento de vedação.
“Nosso objetivo é reduzir ao nível máximo a interferência visual na localidade. Desde que a Conder realize a adequação no projeto relacionada ao muro de proteção da estrutura, sugerida de modo a minimizar o impacto visual, a condição ambiental mais favorável é a coleta do esgoto gerado nas fossas sépticas por meio de Estação Elevatória de Esgoto”, disse.
Arquivamento em 2009
Há 11 anos, peritos do Ministério Público da Bahia que vistoriaram a área onde seria instalada a Estação Elevatória de Esgoto naquela ocasião, concluíram que a construção de uma estação localizada no Parque Metropolitano do Abaeté com o objetivo de transpor os efluentes ali gerados para o sistema de esgotamento sanitário de Salvador, era de fundamental importância para a minimização dos riscos de impactos ambientais oriundos do esgotamento dos empreendimentos ali localizados.
“Ou seja, há mais de dez anos já havia o alerta de um risco potencial em virtude da precariedade da estrutura de armazenamento de esgoto sanitário por meio de fossas em uma área ambientalmente sensível. Por essa razão, o procedimento instaurado no ano de 2005 para apurar eventual dano ambiental na localidade foi arquivado”, afirmou Ana Luzia.
Para ela, resta claro que os prejuízos em caso de inexecução da obra são grandes diante da possibilidade de extravasamento das três fossas sépticas existentes na lagoa.
“Por isso arquivamos o procedimento em questão. Importante salientar que a execução da obra foi regularmente autorizada pelo órgão municipal responsável pelo controle, fiscalização e uso do solo urbano. Além disso, o órgão ambiental do Estado da Bahia emitiu declaração de Inexigibilidade de Licenciamento Ambiental, atestando que a atividade de “implantação de estação elevatória” é inexigível quanto ao procedimento de licenciamento ambiental, dada a especificidade do empreendimento”, explicou a promotora de Justiça.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional