Matrículas em cursos a distância na área da saúde cresceram 78%
Os conselhos de enfermagem do país, desde 2015, lideram uma mobilização nacional pelo ensino presencial
As matrículas em cursos à distância na área da saúde cresceram 78%, entre 2019 e 2020, de acordo com dados do Censo da Educação Superior.
O levantamento foi feito pela empresa Educa Insights e divulgado na manhã desta terça-feira (22) pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes). O censo é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação.
Desde 2010, a modalidade a distância vem crescendo de forma acelerada no Brasil em todas as áreas. Enfermagem é o curso com maior número de ingressantes na modalidade a distância, foram 43,3 mil novos alunos em 2020 -um aumento de 30% em relação a 2019.
Os conselhos de enfermagem do país, desde 2015, lideram uma mobilização nacional pelo ensino presencial. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) também se uniu a diferentes associações e entidades da área para defender que profissionais que cuidam do atendimento médico não podem ter formação a distância.
Depois de enfermagem, o curso com o maior número de ingressantes foi nutrição, com 27.839 novos alunos -um aumento de 70,5% em relação a 2019. Farmácia teve um crescimento de 416% e chegou a 21.980 novos alunos. Biomedicina registrou aumento de 190%, com 27.045 ingressantes.
“O crescimento da procura pelos cursos na área de saúde já vinha acontecendo e foi acelerado pela pandemia. Tanto por ser uma área com mercado de trabalho aquecido, como por termos avançado no entendimento de que a saúde também pode ser bem assistida a distância, por exemplo, com a telemedicina”, diz o presidente da ABMES, Celso Niskier.
De acordo com ele, nenhum curso da área da saúde ocorre apenas com aulas a distância. Segundo Niskier, as aulas práticas são presenciais, por isso, diz que as críticas dos conselhos profissionais não se justificam.
“Se os conselhos aprovaram ter telemedicina, por que não aprovam que os profissionais possam ter aulas teóricas a distância? Lembrando que aos conselhos cabe fiscalizar a execução da profissão, não como deve ser o ensino. Consideramos indevida essa posição deles ao querer definir a metodologia de formação dos profissionais”, disse.
Niskier diz ainda que muitos dos que ingressam em cursos à distância já são profissionais da área da saúde com formação em nível técnico, mas que querem melhorar sua qualificação e avançar na carreira. “Por conciliar o trabalho com os estudos, eles precisam de uma flexibilidade maior nos horários dos cursos. O que o EaD permite.”
Em 2020, pela primeira vez, as graduações a distância receberam mais alunos novos do que os cursos presenciais, somando tanto os ingressantes na rede pública quanto na privada. Segundo o censo, dos mais de 3,7 milhões que entraram no ensino superior, 53,4% escolheram cursos à distância.
As matrículas nessa modalidade passaram de 2,5 milhões em 2019 para 3,1 milhões em 2020.
Os cursos de direito na modalidade EaD tiveram o segundo maior crescimento, depois da área da saúde. Nesse mesmo período, o número de ingressantes aumentou 68%, chegando a ter 14,7 mil novos alunos, em 2020.
*Com informações da Folhapress
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional