Matemática e Ciências da Natureza encerram Enem neste domingo; confira dicas
No primeiro dia de provas, o índice de comparecimento chegou a 74% dos 3,1 milhões de inscritos
Estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem neste domingo (28) as provas de Matemática e Ciências da Natureza. As provas serão aplicadas tanto para os candidatos inscritos na versão impressa quanto na digital, e as questões serão iguais nas duas modalidades.
As provas possuem 45 questões cada. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem até três dias úteis após este segundo dia de provas para divulgar o gabarito oficial. Ou seja, as respostas devem sair até 1º de dezembro. O gabarito será divulgado no site do Enem e pelo aplicativo.
Assim como no último domingo (21), é obrigatório o uso de máscara de proteção facial. O documento de identidade e a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente também são itens obrigatórios na prova (leia mais abaixo).
No Enem digital, as respostas são dadas no computador, mas os participantes recebem uma folha de rascunho para fazer os cálculos à mão, por isso, a caneta é também necessária.
No primeiro dia de Enem, os participantes fizeram as provas de Linguagens, Ciências humanas e Redação. Ao todo, 74% dos 3,1 milhões de inscritos compareceram ao exame.
O Enem impresso é realizado em 11.074 locais de prova em 1.747 municípios. Nessa modalidade, são mais de 460 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame, entre coordenadores estaduais, municipais, aplicadores, corretores de Redação e supervisores.
Já o Enem digital envolve mais de 17 mil pessoas na realização das provas. O exame nesse formato será aplicado em 831 locais de prova em 99 municípios.
Este será o segundo Enem aplicado neste ano, já que as provas de 2020 foram adiadas por causa da pandemia e acabaram sendo aplicadas em janeiro e fevereiro.
Fique por dentro
O Enem 2021 tem regras especiais por conta da pandemia de Covid-19. O uso de máscara facial é obrigatório nos locais de aplicação. Participantes que estiverem infectados pelo coronavírus ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao Enem e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.
No dia da prova, além da máscara de proteção facial, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Não são permitidos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.
Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso. No Enem digital, ela poderá ser usada para fazer anotações na folha de rascunho. Não é permitido o uso de lápis ou borracha.
A orientação é que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem uma duração longa.
Também é recomendado que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.
Caso necessite comprovar que participou do exame, o estudante pode, também, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha.
A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.
Dicas importantes
– PONTUALIDADE: Não seja mais um a ser eliminado do Enem por não chegar no horário. Verifique as melhores rotas e linhas de transporte coletivo para chegar ao local da prova pontualmente.
– FOCO: Fique bastante atento aos detalhes do enunciado das questões, que exigem interpretação.
– PRIORIDADES: Resolva primeiro as questões que considerar mais fáceis ou que tenham textos mais curtos e objetivos, deixando as mais difíceis e trabalhosas para o fim. Outra dica importante é saber antes quais são as áreas da prova que terão mais peso na composição da nota para o curso que você deseja. Estas questões devem ser priorizadas.
– ESTRATÉGIA: Elimine as alternativas aos poucos. As questões costumam ter uma ou duas respostas que não fazem sentido, e outras verdadeiras mas que não respondem ao que foi pedido. Fique muito atento ao enunciado da questão para não cair em armadilhas.
– A EVITAR: O chamado ‘chute’ deve ser evitado. Utilize a lógica para responder o que não sabe com certeza. Evite deixar questões em branco.
Temas mais abordados (2009-2020)
Biologia – Humanidade e ambiente (19,5%); citologia (11,5%); histologia e fisiologia (11.5%); fundamentos da ecologia (8,3%); e biotecnologia (8,1%).
Física – Mecânica (30,9%); eletricidade e energia (25,8%); ondulatória (18%); termologia (17,1%); e óptica (8,1%).
Matemática – Geometria (22,5%); escalas, razão e proporção (14,2%); aritmética (11,8%); gráficos e tabelas (9,1%); e funções (8,7%).
Química – Físico-química (27%); química geral (26,8%); química orgânica (19,2%); meio ambiente (11,1%); e energia (6,4%).
Confira também:
Prefeitura de Salvador monta operação especial de transporte para o Enem
Professor de Química dá dicas para a prova deste domingo
Interdisciplinaridade, Covid-19 e vacinas: saiba o que cai na prova de Biologia do Enem
Matemática e Física não precisam ser vilões; confira as dicas de Mateus Lordelo para se sair bem nas provas
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional