Mais de 30 municípios baianos são afetados pela chuva e número de desalojados passa de 3,6 mil, diz Sudec
Além disso, 229 pessoas estão desabrigadas, e o número total de atingidos chega a 33.056
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informou, nesta quinta-feira (1º), que trinta e dois municípios baianos foram afetados pelas chuvas. O levantamento considera os dados enviados pelas prefeituras até ontem (30). Desse total, nove decretaram situação de emergência. Além disso, 229 pessoas estão desabrigadas, 3.696 desalojadas e o número total de atingidos chega a 33.056.
Ainda segundo a Sudec, uma equipe técnica do órgão foi deslocada para realizar vistorias técnicas em Itamaraju, Prado e Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. O objetivo da operação é fazer o levantamento preliminar das informações e demandas locais, fornecendo suporte e desenvolvendo ações de resposta imediata.
Confira lista dos municípios afetados: Baixa Grande; Itabuna; Santa Cruz Cabrália; Itamaraju; Belo Campo; Cícero Dantas; Catu; Ibicaraí; Ibicuí; Ibotirama; Itambé; Maragojipe; Nova Viçosa; Prado; Teixeira de Freitas; Wenceslau Guimarães; Marcionílio Souza; Aiquara; Caravelas; Floresta Azul; Medeiros Neto; Santo Antônio de Jesus; Cachoeira; Juazeiro; São Félix; Dário Meira; Cipó; Sátiro Dias; Aurelino Leal; Vereda; Inhambupe; e Itarantim.
Sul e extremo sul
Em Pau Brasil, no sul da Bahia, foi registrado uma chuva de granizo ontem (30). Em imagens feitas por câmeras de aparelho celular, é possível ver o momento em que um homem pega as “pedras de gelo” do chão.
A chuva causou alagamento em diversas ruas da cidade. Além disso, o muro de um cemitério caiu durante o temporal. Não há informações de feridos.
Em Itagimirim, município localizado na mesma região, também foi registrada uma chuva de granizo. Conforme a prefeitura, não houve estragos no local.
Na cidade de Itamaraju, no extremo sul do estado, o rio Jucuruçu, que passa pelo local, continua sendo monitorado.
O rio Jucuruçu também passa pelo município de Prado, localizado na mesma região, e os moradores estão em estado de alerta.
A BR-101, na altura do KM-670 entre as cidades de Itagimirim e Itapebi, foi totalmente interditada após o asfalto cedeu por causa das fortes chuvas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Para circular entre as duas cidades, os motoristas podem usar um desvio por estrada de terra. Equipes da PRF estão no local.
Oeste
A situação também é complicada em Riachão das Neves, no oeste do estado. Uma forte chuva atingiu a cidade na última segunda-feira (28) e alagou diversas ruas.
O pescador Benevides Ferreira, que mora na zona rural da cidade, viu parte de sua casa desabar. “Começou a encher [alagar] e a correnteza foi forte, começou a abrir uns buracos aí [na casa]. Eu estava acordado, não consegui dormir”, disse.
Preocupado com a rua alagada, o pescador ofereceu ajuda a uma vizinha, identificada pelo prenome de Eufrásia, após a casa dela ser tomada pela água.
“Fiquei com água aqui [na altura] dos peitos. Passei a noite lá [na casa de Benevides] sentada. Fiquei com medo de deitar e morrer dormindo. Quando o dia amanheceu, a água foi baixando até que Deus ajudou e não veio mais chuva forte”, relatou.
Segundo o Climatempo, nos últimos 30 dias caiu mais de 300mm de chuva na região. Com isso, um rio que passa pela zona rural transbordou e atingiu as casas dos moradores.
Recôncavo
Em Cachoeira, no recôncavo baiano, uma forte chuva causou alagamentos na cidade nesta quinta. Por meio de nota, a prefeitura lamentou os transtornos e informou que equipes das secretarias de Obras e Meio Ambiente e de Serviços Públicos foram encaminhadas para diversos pontos da cidade, para fazer a limpeza das ruas e dos bueiros, bem como realizar um mapeamento das áreas de riscos.
Ainda na nota, a gestão municipal destacou que a Secretaria de Assistência Social também realiza um mapeamento das famílias atingidas para viabilizar soluções e, aquelas que estiverem desabrigadas, serão levadas para o Colégio Edvaldo Brandão.
Na cidade de São Félix, localizada na mesma região, diversas casas ficaram danificadas e os calçamentos foram destruídos por causa da chuva. Também houve deslizamento de terra e destruição de corrimãos de acesso as áreas mais íngremes. Além disso, a linha do trem precisou ser interditada.
De acordo com a prefeitura, equipes de limpeza e obras trabalham para amenizar os estragos causados pelas chuvas. Enquanto isso, a Secretaria de Assistência Social realiza o mapeamento da situação, faz o cadastro das famílias impactadas e orienta as mesmas a procurarem abrigos.
Ainda de acordo com a prefeitura, é preciso que a população, especialmente quem mora em áreas de risco que fique em alerta. A Defesa Civil também acompanha o caso.
*Com informações do G1 Bahia
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional