Mãe e filha quebram estereótipos e viajam o Brasil e o mundo

Magda e Mônica gerenciam hoje um perfil no Instagram, com cerca de 10,6 mil seguidores, para relatar suas aventuras


Vixe d-flex me-2
redacao 12/05/2022 14:20 Cidades

A professora de educação física, Magda El Jaick, se orgulha de dizer que a relação com a filha Mônica, 27 anos, sempre foi marcada por muito companheirismo. Não é à toa que as duas já viajaram para países como Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Egito e República Dominicana, além das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A ideia da dupla é conhecer ainda mais lugares ao redor do mundo.

As aventuras entre mãe e filha começaram há cerca de sete anos, quando Magda levou Mônica para realizar concursos públicos na capital fluminense. Para não perder o tempo da viagem de 136 km entre a cidade onde moram, Nova Friburgo (RJ), e o Rio de Janeiro, elas bolaram um plano para visitar pelo menosum ponto turístico toda vez que fossem à capital.

“E foi assim que tudo começou. A gente ia, e antes ou depois das provas a gente visitava um museu, um ponto turístico como o Cristo [Redentor], a Lapa, o Bondinho [do Pão de Açúcar]. Então, cada viagem, além da prova, tinha um passeio. E um dia, Mônica teve a ideia de criar um instagram para falar do turismo na cidade”, explicou Magda. “Normalmente, as pessoas que moram em grandes centros não conhecem a cidade direito, principalmente aqui no Rio de Janeiro”, acrescentou.

Deste ponto ponto de partida lúdico, Magda e Mônica gerenciam hoje um perfil no Instagram (Viajando Mãe & Filha), que tem cerca de 10,6 mil seguidores. Lá, elas registram cada pedacinho das viagens que realizam juntas. Quem pensa que as visitas turísticas eram só entre elas se engana – a mãe de Magda também faz parte do grupo. Porém, hoje, aos 85 anos, ela não pode mais acompanhar a filha e a neta das aventuras, principalmente por conta da Covid-19.

Aos 61 anos, Magda conta que vê sua vida se transformando a cada dia. A gravidez tão esperada  não dava indicativos de que, após 27 anos, a filha lhe proporcionaria experiências tão intensas. “Estou me realizando a cada dia, cada dia é uma realização diferente. Eu não diria totalmente realizada, mas que estou me completando aos poucos. Encerrando alguns ciclos aqui e começando outros ali”, refletiu Magda, em entrevista ao Portal M!. “Uma das minhas realizações é vê-la (a filha) formada e mestrada”, acrescentou.

Magda viu sua vida mudar aos 33 anos, quando concebeu a única filha. De lá para cá, ela fala que a relação que construiu com ela sempre foi de muito amor, compreensão e companheismo.

“Claro que rola umas brigas aqui e outras ali, como em qualquer família, mas nada que passe dos limites. Muitas vezes é só um sentimento besta, que logo passa. A gente sempre se deu muito bem. Temos uma relação muito boa para além de mãe e filha”, ponderou a professora de educação física. “Acho que temos que cativar e cuidar de quem a gente ama e estar perto da gente”, pontuou.

Como programação do Dia das Mães, Magda revelou que, pelo fato de a mãe não poder mais viajar, elas planejaram um momento em família em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, que já foi retratada por Beto Guedes em uma canção que leva o nome da cidade.

Arquivo Pessoal

 

A cada viagem, um aperto

A vida nem sempre é cheia de flores. Embora o sorriso esteja presente em cada imagem, o sacrifício é grande, principalmente para Magda, já que tem que administrar o tempo para dar conta de dois trabalhos, casa, casamento e maternidade.

“Não vou falar que é fácil, principalmente a vida de uma professora no Brasil. Houve um tempo que cheguei a ter cinco empregos para ter um retorno significativo. Um dia cheguei tão cansada que pensei que ia dormir no carro. Para ter um pouco mais de conforto, o professor precisa trabalhar muito. É uma vida muito dificil”, lamentou.

“Quando não estou no trabalho, sou a dona de casa que arruma o jardim, a casa, cuida dos cinco cachorros. Então, para sair em uma viagem, tenho que preparar tudo antes, aí a Mônica me ajuda e meu marido, sempre que pode. É difícil conciliar. Mas a gente faz aquele esfoço”, brincou. A viagem mais longa foi ao Egito, onde a dupla ficou cerca de 14 dias.

Toda mãe é uma fera

Magda lembra da primeira viagem que fez com a filha, que tinha cerca de 10 anos. Elas foram à Maceió, capital alagoana, e ao chegar na cidade, ela teve uma reação alérgica, com febre e tudo mais. Ao chamar um táxi, o que ela não sabia é que, na época, o serviço era ‘comunitário’.

“O rapaz que estava como guia da gente nos colocou no carro. Eu não conhecia a cidade e não sabia que Maceió fazia táxi comunitário e as pessoas iam entrando. Do nada, ele entrou em uma região de canavial. O motorista era muito alto e eu passei mal, pensei que ia morrer, que ele fosse fazer alguma coisa minha filha. Eu nunca passei tanto medo como naquele dia. Então, eu falei para Mônica ‘se prepare porque eu vou lutar até a morte’. Então, ele disse ‘vou parar para pegar um passageiro’ e eu cutucando Mônica. E do nada, ele parou em um posto de saúde, no meio do canavial”, relembrou a professora.

“Fiquei com muito medo, não por mim, mas por ela. Mãe luta pelo seu filho até o final”, ponderou. 

Arquivo Pessoal

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional