“Louvável, mas atrasada”, diz advogado após OAB-BA mover ação para Estado reconhecer advocacia como atividade essencial
Fábio Carvalho também apontou a falha da atuação da OAB na fiscalização da comunicação entre advogados e servidores nos tribunais
Crítico da conduta da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) durante a pandemia do novo coronavírus, o advogado Fábio Carvalho celebrou o fato de a entidade acionar Justiça Federal para obrigar o governo do Bahia a considerar advocacia como trabalho essencial, mas ponderou que a entidade demorou em agir.
“Sem sombra de dúvida, a ação da OAB foi correta e louvável, afinal, o Judiciário é um dos três poderes da Constituição Federal. A questão é que a ação da OAB veio com quase um ano de atraso”, considerou Fábio.
A posição de Fábio Carvalho, no que tange ao apoio da OAB na otimização do traballho do advogado durante a pandemia, é ecoada pelo ex-presidente da OAB-BA Dinailton Oliveira, que pontuou falta de ações “efetivas em favor da advocacia” por parte da entidade de classe. (Confira aqui)
Para o especialista em Direito Empresarial, a posição da entidade em solicitar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no mês de março do ano passado, a suspensão dos prazos processuais vinha gerando atraso nos tribunais e prejuízo aos advogados.
“A suspensão [dos prazos] impede, pelo tempo que durar a suspensão, o trânsito em julgado do processo, com isso as ações demoram a chegar ao fim e, consequentemente, os honorários ficam postergados para um momento futuro”, comentou o advogado.
Mesmo que a normalização dos prazos processuais tenha ocorrido no domingo (4), os profissionais do Direito ainda têm receio de uma nova política de restrição capaz de prejudicar a advocacia.
Diante disso, o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, diz que a compreensão da advocacia como trabalho essencial evitaria limitações ao ofício dos mais de 40 mil advogados no estado.
O posicionamento da Ordem, até então, era de endosso à continuidade da suspensão dos prazos processuais, sob a justificativa de que as medidas restritivas de combate à pandemia poderiam prejudicar o exercício da advocacia na coleta de provas e dificuldades sanitárias de encontros presenciais com clientes.
“Com essa decisão, tudo será resolvido. A Ordem não negocia prerrogativas e sempre garantirá exercício da profissão”, afirmou Fabrício.
Comunicação tribunais
Outro ponto levantado como falha da atuação da OAB nos meses de pandemia, a fiscalização da comunicação entre advogados e servidores nos tribunais não tem sido feita de forma correta, segundo o advogado Fábio .
“A OAB deveria fiscalizar e exigir que os contatos disponíveis aos advogados para acesso às serventias judiciais sejam efetivos e funcionem. Como regra, os e-mails não são respondidos, os telefones não funcionam e poucos respondem à solicitação de despacho por via remota”, acusou o advogado.
Segundo ele, seria dever da entidade de classe defender a criação de “mecanismos efetivos de acesso pelos advogados que não dispõem de tecnologia ou que não tenham possibilidade ou familiaridade com a utilização de meios remotos”.
Quanto a este ponto, Fabrício Castro respondeu que, graças à atuação da Ordem, a Justiça acatou a demanda da advocacia, em condicionar o atendimento dos magistrados aos profissionais de Direito em prazo de 24 horas.
“Também saiu uma publicação do Tribunal de Justiça, criando um canal de atendimento à advocacia por meio de um agendamento público. Todas essas vitórias são decorrentes de grandes campanhas feitas pela OAB”, frisou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional