Lixo e entulho geram alagamentos no Lobato. Prefeitura quer mudar cenário na região
De acordo com Marcílio Bastos, diretor de Manutenção e Infraestrutura da Seman, referência na operação é o que foi feito na Lagoa dos Dinossauros, no Stiep
Transformar áreas degradadas da cidade em espaços de convivência, a exemplo do que foi feito na Lagoa dos Dinossauros, que agora virou ponto turístico no bairro do Stiep.
Essa é a ideia de um projeto piloto da Prefeitura de Salvador que está executando a limpeza de um canal no Rio Lobato, na Avenida Suburbana, próximo a um motel da região (veja vídeo abaixo).
Neste caso em específico, a ação está ocorrendo em parceria com outros órgãos públicos, como a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que vai atuar no recolhimento do esgoto da região – descartado de forma irregular pelos moradores.
Além disso, o projeto conta com a parceria da empresa que está realizando as obras de construção do VLT do Subúrbio, ação do Governo do Estado e que terá o Lobato com um dos pontos de parada do modal. A expectativa é a de que naquela área seja construída também uma estação de integração entre ônibus e o novo sistema de transporte.
“Este projeto faz parte de um novo conceito de manejo dos recursos hídricos da cidade. Escolhemos o Lobato para dar início a esse projeto por se tratar de um ponto crítico da cidade, que há muitos anos vem sofrendo por conta dos alagamentos há mais de 40, 50 anos, entre outros fatores”, afirmou Marcílio Bastos, diretor de Manutenção e Infraestrutura da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), em entrevista ao Portal M!.
De acordo com o gestor, um estudo feito na região apontou que a águas das chuvas de diversas localidades de Salvador – Liberdade, Guarani, Alto do Peru, São Caetano e San Martin – acabam convergindo para aquele local e serem lançados no mar.
“Temos ali várias redes que se cruzam, mas que não tinham um cadastramento histórico, o que estamos sendo obrigados a fazer agora. Inclusive, durante uma das intervenções, uma adutora da Embasa acabou sendo atingida justamente por não se ter essa certeza de que ela existia”, disse Bastos.
“Vimos também que o principal ponto de gargalo era é o de que o canal estava cheio de lixo – toneladas e mais toneladas – que vem sendo transportado pelo sistema de drenagem. Além disso, observamos também uma quantidade absurda de esgoto, quando o sistema foi projetado apenas para transportar águas pluviais e minadouros. Isso sem contar a ocupação irregular, o que tem dificultado a realização dos serviços”, salientou.
Contribuição
O estudo levou em conta também a questão social da localidade. De acordo com o diretor da Seman, foi feito um levantamento, em um raio de 1km, de todos os tipos de serviços oferecidos na região para que eles possam ser alocados no futuro espaço de convivência, cujo modelo é baseado na Lagoa dos Dinossauros, no Stiep.
“Temos ali uma área com potencial ambiental, que hoje está morta, mas com capacidade de entrega e melhoria da qualidade vida extraordinária. A Lagoa dos Dinossauros é uma referência, um modelo pra gente e que nós vamos implantar na região do Rio Lobato. Toda a população será beneficiada”, comentou Marcílio Bastos.
“Além disso, no final, a gente espera que toda aquela água que passa depois de uma estação de tratamento da Embasa e que vai ser lançada no mar, tenha uma qualidade que não comprometa o equilíbrio. Este é um projeto contínuo, que vai evoluir constantemente. Estamos mexendo onde ninguém quer mexer, pois é um local que não é visto, considerado um submundo”, acrescentou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional