Livro sobre Santa Dulce é fruto de um pedido do “Anjo Bom da Bahia”, diz Maria Rita

Atualmente, a obra ‘Irmã Dulce dos Pobres – Uma Santa do nosso tempo’, contém 86 imagens, mais 12 capítulos e 252 páginas


Vixe d-flex me-2
redacao 14/04/2022 10:03 Cidades

O livro ‘Irmã Dulce dos Pobres – Uma Santa do nosso tempo’ é uma obra que nasceu no coração do “Anjo Bom da Bahia”. Segundo a sobrinha da Santa, a jornalista Maria Rita Lopes Pontes, ela havia pedido para que fosse escrito o livro para, além de atrair recursos, levar também uma mensagem de amor e fé. 

“Superou as minhas expectativas e fiquei muito feliz porque esse livro tem um propósito, não só de ajudar a obra nesse momento difícil, mas, também, de levar a mensagem de amor à Santa Dulce. Muitos conhecem a história dela, mas com esse livro vão conhecer ainda mais e melhor o legado de amor que ela deixou”, disse Maria Rita. “Espero que ele seja um sucesso, não só aqui em nosso estado, mas em todo o Brasil”, acrescentou durante entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na rádio nova Brasil FM.

Maria Rita revelou que boa parte do livro é formada por relatos da própria Santa. A primeira versão chegou a vender 63 mil exemplares e até 2011, nada mais havia sido acrescentado. Após a canonização da Irmã Dulce, houve um aumento na procura da obra. “Quando acabou, me questionaram: ‘porque que a gente não faz um novo livro?’. Então em novembro eu dei uma pausa e escrevi os 12 capítulos, atualizando até a pandemia e incluindo novas fotos”, relatou.

Atualmente, a obra ‘Irmã Dulce dos Pobres – Uma Santa do nosso tempo’, contém 86 imagens, mais 12 capítulos e 252 páginas. “E eu considero completo. Queria pedir desculpas, desde já, às pessoas se eu esqueci de algum fato relevante ou alguma coisa que na opinião delas era muito importante. Mas, às vezes é impossível da gente contemplar todos os fatos de uma vida tão rica, como da Santa Dulce”, desabafou a sobrinha da Santa baiana. 

A instituição das Obras Sociais Irmã Dulce atende cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, acolhe cerca 2,9 milhões de pessoas por ano no estado, realiza aproximadamente 23 mil cirurgias e 43 mil internamentos anualmente na Bahia. 

A OSID também realiza ao longo dos anos cerca de 10,8 mil atendimentos, ao mês, de pessoas com deficiência, na capital baiana e 9 mil atendimentos mensais para tratamento do câncer em Salvador, além de promover a distribuição de 2,1 milhões de refeições por ano aos pacientes.

“Esses números falam muito da nossa capacidade de atendimento que é também diferenciada, que eu acho que não é só a técnica dos profissionais, mas também a forma como as pessoas são atendidas aqui. Que é o que Irmã Dulce pedia para todos os profissionais da casa, que atendessem com amor, como se fosse alguém da sua família”, comentou Maria.

“Então, é esse o legado que ela nos deixou através da Escola de Dulcismo, que na verdade é uma escola na qual as pessoas atuam e aprendem na prática, com os ensinamentos de Santa Dulce, que a gente procura levar a diante no nosso dia a dia”, disse.

Confira entrevista:

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional