Jiboia é o animal mais resgatado em Salvador; Guarda Civil Municipal orienta sobre como proceder
Só em 2022, já foram realizados mais de 150 resgates de jiboias na capital
O Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou duas jiboias em áreas residências de Salvador. O primeiro caso ocorreu no domingo (17), no bairro de Águas Claras, quando a cobra de 1,8 m e cerca de 10 kg foi resgatada e o segundo ocorreu nesta segunda-feira (19), quando outra de três metros e cerca de 25 kg, foi resgatada no bairro de Brotas.
De acordo com o supervisor do GEPA, Robson Pires, ambos os animais estavam em área residencial, localizadas em cima de árvores. “As jiboias vivem na copa das árvores, e só descem para beber água, caçar algum réptil ou mamífero, elas se alimentam basicamente de roedores”, explicou em entrevista ao Portal M!, na tarde desta segunda.
Segundo o supervisor, a jiboia é o animal mais resgatado em Salvador. Apenas no ano passado, foram quase 300 animais, e apenas em 2022, o número já supera 150. No entanto, apesar do elevado número, Robson afirma que ela não oferece riscos à população.
“É um animal de grande porte, não peçonhenta, não oferece riscos. O máximo que ela vai fazer, se a pessoa se aproximar dela, é tentar se defender, mordendo, mas não terá nenhum tipo de comprometimento. Só será a dor da mordida”, apontou.
Aumento no número de resgates de animais silvestres
Entre janeiro e junho de 2021, a GCM realizou 583 resgates a animais silvestres em Salvador. Já em 2022, no mesmo período, foram 680 animais resgatados, representando um aumento de 23%. Para o supervisor do GEPA, o aumento, que não é percebido apenas em Salvador, mas em diversas cidades, pode ser atribuído entre outros fatores, ao desmatamento.
“Ano a ano estamos notando o aumento na quantidade de aparecimentos de animais silvestres em zona urbana, saindo do seu habitat e vindo ao nosso, devido principalmente ao desmatamento. Infelizmente, Salvador embora tenha muitas áreas verdes, de proteção ambiental, resguardadas, algumas pessoas ainda insistem em invadir e desmatar e ai, esses animais são deslocados”.
A alta incidência de jiboias, por exemplo, é atribuída por Robson à farta alimentação encontrada pelos animais dentro do município. “Já que se alimentam principalmente de ratos, e como temos uma produção exorbitante de lixo, acredito que isso contribua para eles terem um ‘cardápio rico'”, explica.
Centro de Convenções
Recentemente, um caso de invasão de cobras em um condomínio na região do antigo Centro de Convenções, no Stiep, chamou a atenção para o problema. Na ocasião, quatro cobras foram resgatadas. Na avaliação de Robson, esse tipo de situação ocorre porque, diante da não utilização daquele espaço, a natureza começa a retornar à sua origem.
“O ser humano para de ir para aquele local, os animais que moravam ali e a vegetação começam a retornar à sua origem natural. Não é que o lugar está abandonado, mas a natureza está retornando à sua origem e reconstruindo o ecossistema que o ser humano destruiu”, apontou.
Soltura
Com relação à soltura dos animais resgatados pela GCM, Robson explica que eles são encaminhados para um Centro de Triagem para Animais Silvestres, que pode ser do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ou da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
“Eles são enviados para os centros de triagem para serem tratados, avaliados por veterinários e biólogos, e posteriormente, eles fazem a soltura nos locais indicados”, disse.
Como proceder
Por sua vez, Robson chama atenção para a forma correta de lidar com o aparecimento de um animal silvestre. Ele explica que, em nenhum caso, deve-se tentar pegar o animal.
“O animal vai estar estressado. Não sabemos o motivo dele ter sido retirado do seu local, e a pessoa que vai tentar pegar, pode se acidentar ou acidentar o animal. Por isso, não aconselhamos”, afirmou.
Dessa forma, o supervisor do GEPA aponta que em casos como esse, deve-se contatar a Guarda Civil Municipal, através do 3202-5312. “Se a pessoa se deparar com um animal silvestre basta acionar a GCM e indicar o tipo de animal, para a equipe já sair preparada, pois cada espécie tem um procedimento específico”, explicou.
Confira o registro do resgate desta segunda-feira:

Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional