“Houve intercorrências, mas sem vítimas”, diz Moema Gramacho sobre chuvas em Lauro de Freitas
Um ônibus ficou ilhado com doze passageiros após o motorista resolver romper a barreira de interdição
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), explicou durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (20), que para resolver o problema de alagamentos que aflige a cidade há anos, foi preciso iniciar a macrodrenagem dos rios. Ao todo, serão nove novos canais construídos, além de seis reservatórios que contém uma parte alta e outra mais baixa.
“A parte mais molhada é a parte que deve ser para alagar. Ela tem que receber um grande reservatório que recebe muitos metros cúbicos de água para que ela possa reter essa água e ir drenando gradativamente para o leito do rio que já foi alagado (por meio de intervenção) em vários trechos”, explicou a prefeita. As partes elevadas dos reservatórios funcionam como quadras esportivas e lazer em geral durante o período de estiagem.
Entre as obras da cidade para evitar os alagamentos, de acordo com Moema, estão a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Lauro de Freitas. O novo sistema vai conter 16 km de redes coletoras; 7,6 km de rede auxiliar; 1,7 km de linha de recalque; e 1,8 km de ligação, além de mais de 24 estações elevatórias, sendo 12 já foram iniciadas.
“Essa obra de esgotamento sanitário vai atender a quase todas as regiões do município, exceto a região de Areia Branca e Quingoma, mas que já estão no projeto para captação de recursos. Mesmo com essas obras estruturantes, ainda temos pontos de alagamentos que serão resolvidos”, disse.
Como funcionam os reservatórios de drenagem
Do total previsto, quatro reservatórios de drenagem já foram entregues, contribuindo, assim, para o alívio das enchentes em Lauro de Freitas. Um dos reservatórios localizado no Bairro do Quingoma, por exemplo, tem capacidade para acumular 130 mil metros cúbicos de água das chuvas. As obras são realizadas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).
O barramento é o responsável por liberar aos poucos para os rios a água acumulada, evitando as enchentes. Além da construção dos reservatórios e de nove canais de microdrenagem, o projeto também contempla o desassoreamento e alargamento de 5 km do Rio Ipitanga, quatro deles já concluídos.
Reservatórios para escoamento gradual da água da chuva para o leito do rio Ipitanga
Passageiros ilhados
Por conta das chuvas que atingem a Bahia desde o último final de semana, doze passageiros de um ônibus ficaram ilhados, por cerca de 7 horas, em um ônibus, em Lauro. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (20), por volta da 1h, e eles ficaram presos no veículo no cruzamento entre as ruas 15 de Janeiro e Baixa Grande, mas foram resgatados na manhã de hoje.
Segundo a prefeita, o local está em obras de macrodrenagem dos rios Ipitanga e Joanes e, por conta disso, os alagamentos na região, que eram recorrentes, aumentaram devido à intervenção. O trecho, inclusive, estava interditado com cones para evitar a passagem de veículos, e o motorista do ônibus assumiu o risco ao passar pela rua.
“O local está sinalizado, mas ainda assim o motorista assumiu o risco e tentou passar. Lauro de Freitas assim como outras cidades da Bahia e do Brasil estão enfrentando essa chuva, essa mudança climática. Tivemos várias intercorrências, mas pequenas e graças a Deus não tivemos nenhuma vítima”, felicitou a prefeita.
“O lugar que alagou hoje é atrás do Maxxi Supermercado, este alagamento se dá muito também por conta da obra, claro que não é só por conta da obra até porque já havia, mas a obra causa uma obstrução da passagem da água. Agora, as intervenções de macrodrenagem do rio de Ipitanga vai beneficiar desde o centro da cidade até Cassangi. Os transtornos são temporários e as obras vão resolver os alagamentos da cidade”, pontuou a prefeita.
Trecho está em obras e motorista rompeu a interdição e ônibus ficou ilhado
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional