Homenagem aos finados terá programação on-line nos cemitérios de Salvador

Programação especial e missas serão transmitidas em plataformas digitais em respeito aos mortos


Vixe d-flex me-2
redacao 30/10/2020 08:29 Cidades

Na próxima segunda-feira (2), o dia de finados será marcado por visitas aos cemitérios mas, neste ano, devido à pandemia da covid-19, o funcionamento será regido pelos protocolos de segurança sanitária, assim como as celebrações eucarísticas em memória aos entes queridos serão realizadas por meio das plataformas digitais.

Confira a programação:

O cemitério Parque Jardim da Saudade vai realizar uma missa virtual com o bispo Dom Marco Eugênio, às 11h, transmitida ao vivo pelo site. 

O estabelecimento também ampliou o horário de funcionamento das 6h às 18h até o dia 6 de novembro. “Antecipamos a abertura em uma hora e estendemos o fechamento também em uma hora para que todos possam fazer as visitas e homenagens com tranquilidade”, informa a gerente do cemitério, Bárbara Bembem.

Já o cemitério Campo Santo, que faz parte da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, irá transmitir uma missa on-line, celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e pelo padre Lázaro Muniz, capelão do cemitério, às 9h, através do YouTube /santacasadabahia) e Instagram (@santacasadabahia), com o objetivo de evitar aglomeração no local.

Haverá também a transmissão on-line de uma oração inter-religiosa, às 11h, com a participação de líderes de diferentes religiões.

Além das celebrações que serão transmitidas pelos meios digitais, o Campo Santo terá outras quatro missas durante o Dia de Finados, às 7h, 13h, 14h30 e 16h, com respeito ao limite de ocupação de 30% da capacidade máxima do salão de celebração.  Na entrada do cemitério foi instalada uma cabine de desinfecção.

O gerente do cemitério Campo Santo, Roberto Taboada, orienta que as pessoas sigam as recomendações dos decretos municipais e optem por acompanhar as transmissões on-line para evitar aglomerações.

“Desde o início da pandemia o Campo Santo adotou um protocolo interno de combate à disseminação da covid-19 para a realização de sepultamentos e cremações, o que inclui a redução do número de pessoas nos cortejos funerários. Também é recomendado que idosos, crianças e mulheres grávidas não frequentem o cemitério durante esse período”, pontuou.

No Cemitério Bosque da Paz, a missa será transmitida, às 9h, ao vivo pelo Instagram, com o Bispo Marco Eugênio. Haverá também a distribuição de 500 rosas e um violinista tocando no campo durante o dia.

CEMITÉRIOS MUNICIPAIS

Em razão da pandemia da covid-19, os cemitérios municipais não terão programação especial para o Dia de Finados. O funcionamento será a partir das 8h, até o último horário agendado. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) intensificou os protocolos dos órgãos de saúde referente às medidas de proteção em todas as unidades.

Em casos de sepultamentos de óbitos que não sejam por covid-19, a recomendação da Semop é de que o número de familiares seja limitado até 10 pessoas durante a cerimônia, excluindo a participação de familiares e amigos acima de 60 anos e abaixo de 12 anos, além de pessoas com problemas respiratórios em qualquer idade. Outra medida importante é que o caixão deverá permanecer fechado durante todo o velório, com duração máxima de 10 minutos.

Os funcionários dos cemitérios são orientados a informar ao público presente sobre a necessidade do uso obrigatório de máscaras e a manutenção do distanciamento social. No caso de morte por coronavírus, não há velório e a urna funerária é levada diretamente para a sepultura.

Além disso, a Semop, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realiza serviços de capinação e limpeza das unidades a cada 40 dias. Nos dias de sepultamentos por covid-19, as equipes realizam a desinfecção de todos os espaços.

Agendamento – Os telefones para agendar sepultamentos em qualquer um dos dez cemitérios municipais são (71) 3322-1037 e (71) 3202-5429. As unidades ficam em Brotas, Itapuã, Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe e quatro deles localizados nas ilhas de Bom Jesus, Maré, Paramana e Ponta de Nossa Senhora.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional