Henrique Salvador diz que o SUS prestou um papel fundamental para o brasileiro na pandemia
CEO da rede Mater Dei afirmou ao Portal M! que também pode contribuir para melhorar a saúde dos baianos em Salvador
Responsável pelo processo de expansão da rede Mater Dei no Norte e Nordeste, o CEO Henrique Salvador disse ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, em entrevista ao jornal A Tarde, que o SUS “é um dos sistemas de saúde mais bem pensados do mundo” e que pode “contribuir também em Salvador para melhorar muito a saúde dos baianos”.
“Acho que o SUS prestou um papel fundamental para o brasileiro na pandemia. Quem imaginava que cidades como Nova Iorque, Milão, que são cidades cosmopolitas, iam sofrer o que sofreram e passar o que passaram? Médicos tendo que escolher quem colocar no respirador, a quem dar o remédio. Então a crise foi muito grande, mas o SUS conseguiu passar por ela, porque na verdade o SUS anda até meio descolado das políticas do Governo Federal”, ressaltou.
Henrique Salvador avalia que as medidas contra o coronavírus devereiam ter sido mais agressivas já no início dos casos nao Brasil.
“Eu acho que essa politização de alguma coisa que é técnica nunca é muito boa, mas de uma forma geral, eu acho que o Brasil conseguiu passar pela pandemia como passou pela estruturação do serviço público que existe, e também pelo apoio que o serviço privado deu”, completou.
Ainda segundo Henrique Salvador, apenas “25% dos brasileiros têm plano de saúde”.
“Você já pensou se essas pessoas todas corressem para o sistema público? Ia haver uma falência do sistema público. Então o sistema privado brasileiro, o sistema hospitalar brasileiro, principalmente, demonstrou que a população pode contar com ele. Porque, na verdade, quando a pessoa está numa situação muito crítica, em vias de falecer pela Covid-19, ela não vai para o ambulatório, não vai para o sistema primário, ela vai para o hospital”, pontuou.
“É no hospital que ela é intubada, é no hospital que ela precisa de CTI, é no hospital que ela precisa de cuidados intensivos. O sistema privado hospitalar brasileiro, também esteve ao lado da população inclusive com iniciativas voltadas para o serviço público. A rede Mater Dei em Minas Gerais, por exemplo, disponibilizou dois andares de hospital para montar leitos de CTI para o serviço público. Nós desenvolvemos respiradores em conjunto com a indústria no momento em que falta de respirador era uma coisa muito crítica para a pandemia. Nós prestamos consultoria para muitas empresas retornarem às suas atividades”, completou.
Ele disse ainda que a rede Mater Dei montou leitos de UTI em um hospital em Pará, em Parauapebas, para atender a população que precisava desse apoio.
“Ou seja, estou dando o exemplo da rede Mater Dei que eu conheço bem, mas outras organizações também fizeram a mesma coisa. Então eu acho que no frigir dos ovos, vamos dizer assim, essa iniciativa entre o público e o privado fez com que nós conseguíssemos atender as pessoas inclusive melhor do que outros países mais desenvolvidos”, ressaltou.
O CEO do Mater Dei explicou também sobre como a tecnologia e a pesquisa, pontos fortes de valorização no grupo, estão sendo pensados e o que a população vai poder absorver com esses investimentos.
“O Mater Dei tem um comitê de ética em pesquisa bastante atuante, mas nós temos uma área de inovação inclusive com a diretoria de inovação em novos negócios muito atuante. Existe uma aceleradora de inovação no estado de Minas Gerais chamada Órbi. Mater Dei é vertical de inovação da Órbi. Além disso, nós adquirimos recentemente agora uma empresa de tecnologia chamada A3Data, que é uma empresa que vai potencializar muito a nossa relação com as operadoras, com o cliente final, que vai nos dar novos caminhos também para enfrentar os desafios dessa transformação pela qual a saúde tem passado”, revelou.
“Então a rede Mater Dei sempre se notabilizou por ser uma organização pioneira. Nós fizemos o primeiro bebê de proveta de Minas Gerais, primeiro transplante hepático de Minas Gerais, fomos os primeiros em Minas Gerais a permitir que a família acompanhasse o parto dentro da sala de parto… Inúmeras outras iniciativas. E agora com o ingresso de plataformas digitais, de tecnologia, nós temos certeza que vamos poder contribuir também em Salvador para melhorar muito a saúde dos baianos”, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional