Grupo se reúne para discutir confecção de réplica da escultura de Mãe Stella de Oxóssi

Representantes da FGM e os filhos do artista que confeccionou o monumento, Tatti Moreno, participaram do encontro


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 06/12/2022 21:15 Cidades

A Prefeitura de Salvador informou, nesta terça-feira (6), que uma réplica da estátua de Mãe Stella de Oxóssi, será colocada no local da original, incendiada no último domingo (4), em episódio que ainda está sob investigação e pode ter sido criminoso. Para discutir os detalhes da ação, representantes da Fundação Gregório de Mattos (FGM) participaram hoje de uma reunião com filhos do escultor autor da escultura, Tatti Moreno.

De acordo com a FGM, o encontro ocorreu para definição dos detalhes sobre a confecção da réplica da estátua. A proposta será apresentada à Fundação ainda este mês pelos filhos de Tatti, André e Gustavo Moreno, que são sócios e acompanhavam todos os trabalhos do pai, que morreu em julho deste ano.

Após apresentação do projeto, a FGM dará seguimento aos trâmites e definição de orçamento e prazo para que o Conjunto Escultórico Mãe Stella de Oxóssi volte a ficar completo. Depois de ficar destruída por causa do incêndio, a obra foi removida por agentes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) da avenida que leva o nome da yalorixá, e passou por perícia.

A religiosa, que morreu em dezembro de 2018, foi uma das principais sacerdotisas de candomblé do país e grande conhecedora dos cultos e tradições da religião de matriz africana.

A estrutura, que conta com duas esculturas, foi instalada e inaugurada em abril de 2019. A obra é formada por uma imagem de Mãe Stella, que tem 2 m de altura, seguida da estátua de Oxóssi, com 6,5 m.

A obra foi confeccionada em resina de poliéster e fibra de vidro. Oxóssi era o orixá de cabeça de Mãe Stella e um dos principais do candomblé. Ligado à natureza, ele é responsável por prover as refeições de todos, além de ser um forte guerreiro e grande sábio. Caçador, Oxóssi carrega arco e flecha.

A escultura do orixá não foi atingida pelas chamas. Ainda não se sabe se o fogo foi criminoso ou causado por um curto circuito nos refletores de luz. A Prefeitura de Salvador, responsável pelo equipamento, afirma que a imagem foi vandalizada.

O laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deve ficar pronto em 30 dias, definindo se o incêndio realmente foi criminoso. A Polícia Civil informou que o caso foi tipificado como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”.

A delegacia de Itapuã, que investiga o caso, busca testemunhas para ajudar a identificar o que aconteceu no local e quem pode ter causado o incêndio.

Caso seja confirmado o incêndio criminoso pela perícia, esta será a segunda vez que a obra é vandalizada. Em setembro de 2019, a estrutura das duas obras foi pichada. Ninguém foi preso pelo crime.

 

Artistas lamentam

Carlinhos Brown e Daniela Mercury usaram seus perfis nas redes sociais para lamentar e repudiar o possível ato de vandalismo, com cunho religioso. Brown pediu respeito à imagem de Mãe Stella e afirmou que a intolerância não interessa ao povo afrodescendente.

Daniela também caracterizou a ação como intolerância religiosa e disse que os episódios de violência contra as religiões de matriz africana são inadmissíveis em uma sociedade democrática.

 

* Com informações do G1 Bahia

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional