Governo do Estado se nega a tratar da realocação de médicos de grupos de risco, diz Sindimed

Audiência do Ministério Público do Trabalho para negociar remanejamento ou afastamento de médicos idosos e conformidades transcorreu sem a presença da Sesab


Vixe d-flex me-2
redacao 07/08/2020 08:15 Cidades

O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed)  informa que o Governo do Estado se retirou definitivamente da mesa de negociação estabelecida pela Justiça do Trabalho para afastar ou remanejar, da linha de frente do atendimento da Covid-19, médicos idosos e com comorbidades. O Sindimed vinha, desde o início da pandemia, lutando por uma isonomia dos médicos em relação aos demais servidores do Estado, que foram afastados.

“Ao excluir qualquer possibilidade de negociação, o Governo da Bahia abandona os médicos de grupos de risco à sua própria sorte.  É lamentável essa indiferença, pois, no mundo inteiro, os profissionais da área de saúde são os mais atingidos pela contaminação do coronavírus, decorrente da exposição à grande carga viral”, afirma a presidente do Sindimed-BA, Dra. Ana Rita de Luna Freire Peixoto.

A última audiência, realizada em 5 de agostos, não contou com a participação da Secretaria de Saúde do Estado. A ação coletiva ingressada pelo Sindimed-BA, desde 2 de abril, visa resguardar os direitos dos profissionais vinculados ao serviço público (Prefeitura e Sesab), Fesf SUS (hospitais do SUS terceirizados) e Ebserh, bem como no setor privado: Sindhosba (hospitais privados), Sindifiba (hospitais filantrópicos). A demanda judicial incluiu também as médicas gestantes.

O Sindicato dos Médicos da Bahia conseguiu na Justiça, em 29 de abril, decisão favorável para que a categoria tivesse tratamento similar aos demais servidores do estado, no que tange ao afastamento ou remanejamento por idade superior a 60 anos ou por comorbidades. Na ocasião, a 5ª Vara da Fazenda Pública estabeleceu, no âmbito da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o afastamento da linha de frente de médicos enquadrados em grupo de risco.

A liminar concedida assegurou aos que se apresentam nessas condições de fragilidade o remanejamento com substituição por outros médicos, para que fosse resguardado o atendimento à população. Porém o Governo do Estado não acolheu o pleito e recorreu da decisão Liminar.

 “Os médicos idosos e com comorbidades precisam ter tratamento igual a todos os outros servidores da Bahia. Levantamos os dados referentes ao perfil dos médicos no Conselho Regional de Medicina e temos a prova de que os remanejamentos dos profissionais de grupo de risco não têm como causar uma situação crítica no sistema de saúde, nem de nenhum outro”, afirma a presidente do Sindimed-BA, Dra. Ana Rita de Luna Freire Peixoto.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional