Forrozeiros demonstram preocupação com o Carnaval em julho

Eles justificam que essa possibilidade pode colocar em risco o público presente nas festas juninas 


Vixe d-flex me-2
redacao 18/09/2020 12:10 Cidades

A realização do Carnaval de Salvador, no mês de julho, possibilidade já aventada pelo prefeito da capital baiana, ACM Neto (Democratas), vem gerando preocupação naqueles que tem em outra festa a principal fonte de renda: o São João, que acontece sempre um mês antes, em junho.

O relato dos forrozeiros foi dado aos pesquisadores do Observatório de Economia Criativa (OBEC), que fizeram um levantamento acerca dos impactos da covid-19 nos festejos juninos deste ano, que não aconteceram por causa da pandemia.

“O Carnaval em julho tem causado preocupação ao segmento. Essa proximidade poderia prejudicar o público presente as festas juninas, assim como as atrações. Acho que é preciso uma conversa sobre o assunto para que os festejos não sejam prejudicados”, alertou a pesquisadora Carmen Lima, uma das que participou da pesquisa.

“Ter festas de grande porte próximas, como o Carnaval, é claro que gera uma preocupação. Toda movimentação das festas juninas ocorre de abril até junho. E antes do Carnaval tem essa movimentação, há uma preocupação quanto a esse sombreamento. Não dá para cobrir um santo e descobrir outro”, acrescentou Carmen.

A também pesquisadora Lúcia Queiroz alertou para o fato de que muitos dos profissionais que trabalham no São João, também são requisitados no Carnaval ou simplesmente vivem dos festejos juninos. Estes poderiam, caso se confirme a medida, acabar sendo prejudicados. “Esse pessoal já ficou sem trabalhar esse ano. Os agentes culturais devem sugerir medidas para evitar essa questão”, afirmou.

Sem embate

Para a presidente do Fórum Nacional Forró de Raiz, Alessandra Gramacho, a possibilidade da realização o Carnaval, em julho, está levando em conta apenas acordos empresariais, enquanto o setor, que não vem sendo chamado para este diálogo, já vem sofrendo prejuízos diversos ao longo dos últimos anos.

“Não queremos um embate com o Carnaval, mas sim observar esse desenrolar, pois a realização da festa não deve levar em conta somente os acordos empresariais. Acredito que não estão reconhecendo as demandas dos forrozeiros e não estamos sendo chamados para esse diálogo, que é amplo. A gente vem sofrendo com uma série de prejuízos e que pode ser maior agora. Todo mundo no meio da cultura do forró está tenso, os impactos com essa possibilidade já são inclusive emocionais. Eu só vejo prejuizos com a realização do Carnaval em julho”, afirmou Alessandra.

A pesquisa

Divulgada nesta sexta-feira (18), a pesquisa “impactos da covid-19 nos festejos juninos” ouviu centenas de pessoas de que forma a pandemia atingiu os eventos de alguma forma. Os resultados são preliminares. O estudo foi realizado pelo Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC), em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o portal São João na Bahia. 

Os dados foram coletados entre 10 de julho e 31 de agosto deste ano e foram consultadas 188 pessoas. Contudo, a coleta ainda continua aberta, através do site: obec.ufba.br/covid-festejosjuninos

Foram abordados os seguintes seguintes temas: perfil dos respondentes, impactos, estratégias de enfrentamento, medidas sugeridas e recomendações.

Com relação aos impactos, o cancelamento total de contratos foi sinalizado, como o maior impacto por 92,1% das bandas e 41,7% dos profissionais da cultura. Já a interrupção total de atividades foi  amplamente sentida pelos  profissionais da cultura, indicada  por 61% dos participantes, como o maior impacto para o grupo.

Quanto às medidas de enfrentamento, as lives sobressaíram como a sugestão mais indicada (20,1%), possivelmente em função do amplo uso desta forma de transmissão durante a pandemia, que passou a ser o jeito mais simples e rápido de conectar os artistas com o seu público. Os entrevistados, em grande maioria, indicaram que as lives deveriam ser fruto de editais públicos ou patrocinadas pelo governo e/ou iniciativa privada.

Já no que concerne as recomendações, os entrevistados sugeriram, para minimizar os impactos, a elaboração de editais; a realização de eventos não apenas durante o período junino, se espalhando ao longo ano, para difundir a cultura forrozeira; e a criação de uma linha crédito especial voltada exclusivamente para os agentes da economia dos festejos juninos.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional