Forrozeiros demonstram preocupação com o Carnaval em julho
Eles justificam que essa possibilidade pode colocar em risco o público presente nas festas juninas
A realização do Carnaval de Salvador, no mês de julho, possibilidade já aventada pelo prefeito da capital baiana, ACM Neto (Democratas), vem gerando preocupação naqueles que tem em outra festa a principal fonte de renda: o São João, que acontece sempre um mês antes, em junho.
O relato dos forrozeiros foi dado aos pesquisadores do Observatório de Economia Criativa (OBEC), que fizeram um levantamento acerca dos impactos da covid-19 nos festejos juninos deste ano, que não aconteceram por causa da pandemia.
“O Carnaval em julho tem causado preocupação ao segmento. Essa proximidade poderia prejudicar o público presente as festas juninas, assim como as atrações. Acho que é preciso uma conversa sobre o assunto para que os festejos não sejam prejudicados”, alertou a pesquisadora Carmen Lima, uma das que participou da pesquisa.
“Ter festas de grande porte próximas, como o Carnaval, é claro que gera uma preocupação. Toda movimentação das festas juninas ocorre de abril até junho. E antes do Carnaval tem essa movimentação, há uma preocupação quanto a esse sombreamento. Não dá para cobrir um santo e descobrir outro”, acrescentou Carmen.
A também pesquisadora Lúcia Queiroz alertou para o fato de que muitos dos profissionais que trabalham no São João, também são requisitados no Carnaval ou simplesmente vivem dos festejos juninos. Estes poderiam, caso se confirme a medida, acabar sendo prejudicados. “Esse pessoal já ficou sem trabalhar esse ano. Os agentes culturais devem sugerir medidas para evitar essa questão”, afirmou.
Sem embate
Para a presidente do Fórum Nacional Forró de Raiz, Alessandra Gramacho, a possibilidade da realização o Carnaval, em julho, está levando em conta apenas acordos empresariais, enquanto o setor, que não vem sendo chamado para este diálogo, já vem sofrendo prejuízos diversos ao longo dos últimos anos.
“Não queremos um embate com o Carnaval, mas sim observar esse desenrolar, pois a realização da festa não deve levar em conta somente os acordos empresariais. Acredito que não estão reconhecendo as demandas dos forrozeiros e não estamos sendo chamados para esse diálogo, que é amplo. A gente vem sofrendo com uma série de prejuízos e que pode ser maior agora. Todo mundo no meio da cultura do forró está tenso, os impactos com essa possibilidade já são inclusive emocionais. Eu só vejo prejuizos com a realização do Carnaval em julho”, afirmou Alessandra.
A pesquisa
Divulgada nesta sexta-feira (18), a pesquisa “impactos da covid-19 nos festejos juninos” ouviu centenas de pessoas de que forma a pandemia atingiu os eventos de alguma forma. Os resultados são preliminares. O estudo foi realizado pelo Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC), em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o portal São João na Bahia.
Os dados foram coletados entre 10 de julho e 31 de agosto deste ano e foram consultadas 188 pessoas. Contudo, a coleta ainda continua aberta, através do site: obec.ufba.br/covid-festejosjuninos
Foram abordados os seguintes seguintes temas: perfil dos respondentes, impactos, estratégias de enfrentamento, medidas sugeridas e recomendações.
Com relação aos impactos, o cancelamento total de contratos foi sinalizado, como o maior impacto por 92,1% das bandas e 41,7% dos profissionais da cultura. Já a interrupção total de atividades foi amplamente sentida pelos profissionais da cultura, indicada por 61% dos participantes, como o maior impacto para o grupo.
Quanto às medidas de enfrentamento, as lives sobressaíram como a sugestão mais indicada (20,1%), possivelmente em função do amplo uso desta forma de transmissão durante a pandemia, que passou a ser o jeito mais simples e rápido de conectar os artistas com o seu público. Os entrevistados, em grande maioria, indicaram que as lives deveriam ser fruto de editais públicos ou patrocinadas pelo governo e/ou iniciativa privada.
Já no que concerne as recomendações, os entrevistados sugeriram, para minimizar os impactos, a elaboração de editais; a realização de eventos não apenas durante o período junino, se espalhando ao longo ano, para difundir a cultura forrozeira; e a criação de uma linha crédito especial voltada exclusivamente para os agentes da economia dos festejos juninos.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional