Fiéis celebram Santa Luzia na Igreja do Pilar, com festividade marcada por história, arte e devoção
Fiéis se reúnem no bairro do Comércio para honrar a protetora dos olhos e da visão
Na Igreja de Santa Luzia do Pilar, localizada no bairro do Comércio em Salvador, a oração à padroeira dos oftalmologistas ressoa entre os fiéis, buscando proteção para os olhos e expressando gratidão. Durante o tríduo que teve início em 10 de dezembro, a devoção atinge seu ápice, culminando nas festividades desta quarta-feira (13), dedicada a Santa Luzia. O tema deste ano, “Vocação, Missão e Testemunho”, reflete o espírito da celebração.
O pároco, padre Renato Minho, que assumiu há quatro anos, compartilha a história do templo. Construída sob influência espanhola em 1718, a igreja exibe um estilo rococó e barroco, enriquecido por telas pintadas por José Joaquim da Rocha, renomado artista da época.
Uma história notável é a ascensão de José Teófilo de Jesus, um escravizado que, demonstrando habilidades nas artes plásticas, foi alforriado e enviado a Lisboa para aprimorar seu talento. Ao retornar, ele contribuiu com 17 pinturas notáveis para o acervo do Pilar.
Após um período de sete anos fechada nas décadas de 1990 e 2000, a igreja passou por uma reforma em 2011, antecedendo sua reabertura em 2012, após processos de requalificação.
Hoje, abre suas portas para visitantes de terça a sexta, das 9h às 15h, aos sábados das 9h às 12h, e aos domingos a partir das 6h30, culminando na missa das 9h. A história rica e a devoção fervorosa convergem, tornando a Igreja de Santa Luzia do Pilar um local especial de celebração e espiritualidade em Salvador.
Devoção
A devoção a Santa Luzia ganhou destaque na igreja após um período inicial dedicado exclusivamente a Nossa Senhora do Pilar. A história da santa remonta ao século IV, quando, após resistir a torturas e manter sua fé cristã, foi martirizada.
O padre lembra que Santa Luzia muito jovem se consagrou a Deus, com voto de castidade e pureza, mas no tempo das perseguições do Império Romano. “Oriunda de família cristã e rica, após a morte do pai, ela herda uma fortuna dividida entre ela e a mãe. Além de rica, a sua beleza e status criaram desejos. Então, um cidadão a corteja e chega uma hora que ela diz: ‘não quero, vou me consagrar a Jesus'”, diz o pároco.
O padre destaca a Igreja de Santa Luzia do Pilar como um símbolo de fortaleza feminina, mencionando a história da fonte que abastecia navios e parte da cidade. Por providência, a saída da fonte foi trazida para dentro da igreja, agora acessível ao público. O padre compartilha uma história não registrada sobre um homem com deficiência visual que, após beber da água da fonte, recuperou a visão.
Origem
A festa de Santa Luzia do Pilar remonta ao século XVII, quando uma capela na Gamboa dedicada a ela foi transferida para o local atual da igreja. A devoção à santa concentra-se na área da fonte, associada a milagres. A igreja foi construída em torno da fonte, exibindo características rococó e neoclássicas do século XIX. A iconografia destaca as histórias das santas, como Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia.
Na festa, além da veneração à santa, há saudação a Ewá, a “menina dos olhos”, no candomblé. Santa Luzia, padroeira dos deficientes visuais, se sincretiza com Ewá, orixá do candomblé associada à vidência. Ewá é celebrada como a “princesa-mãe do oculto”, conectando-se à narrativa de Santa Luzia sobre autonomia e resistência. O sincretismo revela mulheres guerreiras e sábias, destacando o controle sobre a vida e o destino.
Leia também:
Vila Laura recebe Musical de Natal no próximo domingo
Protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas, Santa Luzia recebe homenagens de devotos em Salvador
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional