Festa de Reis encerra celebração de Natal com desfile de ternos e missas no Largo da Lapinha
Em Salvador, a festa é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na Lapinha
A tradição da Festa de Reis celebra a visita dos três Reis Magos ao recém-nascido Jesus, simbolizando a universalidade da salvação. Em Salvador, a festa é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na Lapinha, iniciando as celebrações na noite do desta sexta-feira (05) e continuando deste sábado (06). O evento representa a desmontagem dos presépios e o encerramento das decorações natalinas na cidade.
A celebração da Lapinha, na realidade, chama-se Epifania do Senhor, relacionada ao reconhecimento de Jesus Cristo como o legítimo salvador de todos os povos. Só que ela ficou popularmente conhecida como Festa de Reis ou, até, como Terno de Reis, inspirada na tradição portuguesa.
Ternos
Na noite do dia 05, logo após a missa de 19h na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapinha, desfilam pelas ruas do bairro os Ternos de Reis. São grupos de fiéis que se apresentam diante dos presépios reunindo música – sobretudo samba de roda – estandartes decorados, faixas, roupas coloridas, bandeiras, lanternários e outras peças típicas do folclore religioso baiano e brasileiro.
A ideia é celebrar a Epifania do Senhor e, tal qual fizeram os Reis Magos, anunciar a todos que Jesus é o salvador. Está programada a apresentação de quatro ternos, sendo o primeiro, abrindo alas para os demais, o mais tradicional e conhecido da festa: o Terno da Anunciação, formado pelos fiéis da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Lapinha. É fácil reconhecê-lo na multidão, graças ao icônico estandarte vermelho com letras e bordados em dourado. Outro muito tradicional é o Rosa Menina, que é formado por moradores do bairro de Pernambués.
História
Foi na Lapinha que os Ternos de Reis nasceram, nas apresentações da Festa da Epifania do Senhor. Porém, os grupos ficaram mais conhecidos pela população soteropolitana ao participarem das festas de Senhor do Bonfim, de Santana, no Rio Vermelho, dos Mares e de Itapuã, entre outras celebrações religiosas populares.
Estudioso das festas populares baianas, o escritor e jornalista Nelson Cadena considera que a festividade de Reis é a mãe de todas as festas. “Era basicamente protagonizada pelo povo, a maioria afrodescendentes. Isso explica a predominância desses grupos nos territórios populares”, afirma.
Após 06 de janeiro, os Ternos e Ranchos animavam as festas de verão, se apresentando pelas ruas, avenidas, coretos de praças e, ainda, em residências particulares dos mais abastados. Apresentavam-se, ainda, na Praça 15 de novembro (Terreiro de Jesus) e na Praça do Conselho (Thomé de Souza), estendendo o desfile pela Rua Chile.
Cadena explica que no Garcia destacava-se o Terno do Sol, presença certa na Festa de São Lázaro, o Sol do Oriente, o Saloia e o Lyra Chorosa. Em Itapagipe, o Urubu-Dandi da Madragoa desfilava com crianças montadas a cavalo, o grupo animado pela Banda do Corpo de Bombeiros. O Estrela do Oriente da Saúde, o maior de todos, desfilou em 1902 com um carro alegórico representando o Egito.
“Se destacaram pelo modelo de desfile implementado: formação por alas, porta estandarte (incorporado pelas escolas de samba, cordões, afoxés, blocos de carnaval e quadrilhas juninas), suas coreografias e pela sua característica territorial na sua origem e expansiva na sua exibição. Foi nos territórios barristas que se originaram as escolas de samba, blocos de fanfarra, afros e afoxés, blocos de índios, quadrilhas juninas e até os grupos que comemoravam o Dois de Julho temporão, fora de época, nos bairros. Sempre com jovens no comando das agremiações”, explica.
Sagrado
A programação religiosa de Reis começou na quarta-feira (3), com o tríduo, que são três dias de missas às 19h antecipando o 6 de janeiro. No sábado, que é o Dia de Reis, ocorrem três celebrações: a Alvorada, às 6h; seguida de missa, às 8h, presidida pelo pároco, padre Romildo Pires; e outra missa, às 19h, com o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão.
Ainda no sábado, dia 6, logo após a missa das 19h, o Terno da Anunciação volta a se apresentar no Largo da Lapinha, em frente à igreja. “É o único terno que desfila no sábado. A gente não tinha essa tradição antes, mas como o dia 6 é o principal, com todas as celebrações religiosas, decidimos também nos apresentar. Vamos até a praça, nos apresentamos e retornamos. No dia 5 é diferente, o Terno da Anunciação dá uma volta pela Soledade, passando por ruas do bairro, e volta para se apresentar no Largo da Lapinha”, explica Alfonso Bouza Alvarez Júnior, colaborador da paróquia.
A cada noite do tríduo, e também no dia festivo, os fiéis são conclamados a realizarem gestos concretos por meio da doação de itens como copos descartáveis, água sanitária, sabão em pó, desinfetante e detergente.
Única
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapinha foi fundada em 1771 e é considerada a única de estilo mourisco no Brasil. Trata-se da mistura de elementos católicos, como as imagens de santos e da cruz, com a arquitetura, a arte e os adornos típicos do islamismo.
O estilo mourisco é originário do sul da Península Ibérica, entre Espanha e Portugal, região que foi habitada por séculos pelos mouros, povo de religião islâmica. Após a reconquista dos católicos, as antigas mesquitas foram convertidas em igrejas, criando esse estilo único.
A fachada da igreja mantém a arquitetura neogótica com a qual foi criada, porém o seu interior segue esse estilo, que é único no país. A adaptação ocorreu já no Século XX, após uma reforma, por escolha dos párocos da época. A igreja, inclusive, possui inscrições em árabe no seu interior, louvando a Jesus Cristo.
Alvarez Júnior conta que, hoje, os fiéis consideram o estilo mourisco uma coincidência positiva, já que Baltazar, um dos três reis magos, teria saído da Península Arábica para reverenciar Jesus Cristo. A paróquia tem como padroeira Nossa Senhora da Consolação, porém, por conta da tradição da Festa de Reis, acabou adotando os Santos Reis Magos como uma espécie de ‘co-padroeiro’.
Leia também:
Programação cultural tem início nesta sexta na Colina Sagrada
Anitta, Ivete, Solange, Dilsinho, Péricles, Xanddy, Saulo, Durval, Timbalada e muito mais; confira na agenda do Portal M!
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional