“Falta prioridade do Governo Federal com a pauta educacional”, diz Adriana Marmori
Em entrevista ao Portal M!, a nova reitora da Uneb disparou contra políticas da União para o setor
A nova reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori, em entrevista ao Portal M! dispara que “falta prioridade do governo federal com a pauta educacional” do país.
“Quando a gente coloca como prioridade em relação a tudo, à formação de pessoas, aos programas de formação de pessoas, ao financiamento dessa educação, às articulações de grande impacto educativo dentro do nosso país, a valorização principalmente de quem trabalha na educação, que são os docentes… A gente parte do princípio que se não temos a valorização docente, a educação não funciona, como também de toda a cadeia que trabalha no âmbito do sistema educativo. Os técnicos, as merendeiras, os porteiros”, ressaltou.
A nova reitora avaliou ainda o impacto da pandemia e a retomada do modelo presencial na Instituição que está presente em 26 municípios, com 32 departamentos.
“Eu vejo que por ser uma universidade multicampi, em 26 municípios, além dos municípios que são atendidos pelos programas especiais, a exemplo da Plataforma Freire, dos cursos na modalidade à distância, nós chegamos a aproximadamente 40 municípios. E cada cidade tem a sua especificidade do ponto de vista sanitário, do ponto de vista do avanço da Covid-19 nesses lugares. Isso tudo precisa ser muito bem avaliado”, disse.
“Qualquer decisão da nossa universidade a ser tomada será amplamente dialogada, discutida, no âmbito dos conselhos superiores da nossa universidade, que é quem define esse retorno. Então nós temos também a experiência positiva das atividades remotas, realizadas com a mediação tecnológica, e eu creio que isso é algo que vai perdurar em várias práticas docentes, inovações pedagógicas e que a gente vai considerar também. De fato, nenhum retorno se dará sem esse amplo debate, sem esse planejamento estratégico considerando todas as regiões onde a UNEB está inserida”, completou.
Adriana ressaltou ainda que chegada a hora de falar em investimentos em tecnologias para diminuir as desigualdades que existem na Bahia.
“Não só na Bahia, mas em termos de Brasil, se formos analisar as críticas de inclusão digital e de formação de pessoas para o uso das mídias digitais na educação, isso se deu nos anos 1990 com o ProInfo que foi um grande programa. De lá para cá são poucas as iniciativas e políticas públicas que foquem de fato nas pessoas, na conectividade, na questão do acesso à rede pública, WiFi, em diferentes lugares”, pontuou.
“Corremos contra o tempo do ponto de vista institucional, as pessoas se reinventaram, se ressignificaram para não pararmos as atividades acadêmicas e também utilizando as mídias, mas de fato hoje é um outro olhar que a gente precisa dar para a conectividade, para o uso das mídias, para o acesso à rede, à internet, à banda larga livre para as pessoas. Isso que precisa ser visto enquanto política pública também, para além das iniciativas institucionais”, prosseguiu.
“Na Uneb nós tivemos editais de conectividade dos nossos estudantes, até porque nós temos consciência a partir de uma pesquisa que foi realizada que a maior parte dos estudantes da graduação são estudantes em situação de vulnerabilidade, são estudantes que residem em lugares de difícil acesso, tanto acesso também a telefonia móvel com qualidade para acessar as aulas. Então é algo que a gente precisa sim avaliar. E fomentar a utilização a partir de políticas institucionais e também cobrar que as políticas públicas deem essa necessidade imperiosa tanto de equipamentos, quanto de conectividade e de formação”, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional