Fábio Vilas-Boas rebate entrevista de Mandetta sobre a situação da Saúde na Bahia

Para o ex-secretário, tão grave quanto a desinformação do ex-ministro é o fato de ele ser um dos responsáveis pelo projeto de governo de ACM Neto


Vixe d-flex me-2
redacao 10/12/2021 15:40 Cidades

O ex-secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, rebateu as declarações do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista concedida ao jornal Tribuna da Bahia, na qual classificou a saúde da Bahia com “vazios assistenciais”. Por meio de nota encaminhada nesta sexta-feira (10), Vilas-Boas afirmou que Mandetta revela desconhecer a situação do setor no estado e lamentou as declarações.

Ainda segundo a nota, Vilas-Boas descreve as ações realizadas pelos governos petistas na saúde da Bahia e finaliza citando que “tão preocupante quanto o grau de desinformação, é saber que ele é um dos responsáveis pela construção do projeto de Saúde do ex-prefeito e pré-candidato ACM Neto”.

 

Confira a nota na íntegra:

“São lamentáveis as declarações do ex-ministro de Bolsonaro, o sul-matogrossense Luis Mandetta, em entrevista à Tribuna da Bahia, apontando vazios assistenciais no sistema de saúde do nosso Estado. Suas afirmações revelam total desconhecimento de como está estruturado o Plano Diretor de Regionalização do Estado (PDR), assim como, desconhece também o Projeto de Regionalização e Descentralização da Saúde, conduzido ao longo dos dois últimos governos estaduais.

Em 2007, quando Jaques Wagner assumiu o Governo Estadual, após duas décadas de governos ligados ao carlismo, toda a alta complexidade da saúde da Bahia era concentrada na capital do Estado. Não havia uma rede estadual de oncologia, nem de cardiologia, nem de ortopedia de alta complexidade nem de neurocirurgia no interior da Bahia. Essenciamente, tudo de alta complexidade era resolvido nos hospitais do Estado, em Salvador. Na média complexidade ambulatorial especializada (consultas com especialistas e exames de imagem), esse tipo de atendimento simplesmente inexistia.

Ao longo dos últimos 15 anos, foram construídos 16 novos hospitais e maternidades, 26 policlínicas regionais de saúde, além da ampliação, modernização, reforma e requalificação de dezenas de unidades de saúde. Somente na área de oncologia, foram e estão sendo implantadas novas

Unidades de Alta Complexidade em Oncologia – UNACONs – em Juazeiro, Barreiras, Irecê, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Caetité, além do CICAN e do Hospital da Mulher, em Salvador. Na área de cardiologia, foram inaugurados serviços de cirurgia cardíaa e hemodinâmica em Barreiras, Irecê, Ilhéus, Salvador e, em breve, Porto Seguro.

Os hospitais das cidades polo nas 9 macroregiões de saúde foram dotados de equipamentos e pessoal especializado para absorver a demanda de média e alta complexidade e tornar as regiões auto-suficientes, evitando transferências para fora das regiões. Somente na área de bioimagem, foram implantados serviços novos via PPP em 11 unidades, disponibilizando tomografia e ressonância magnética com laudagem remota. Apenas nos últimos 5 anos, a Bahia saltou de duas máquinas de ressonância disponíveis ao SUS, para 36.

Com o investimento histórico realizado nos últimos anos, a Bahia tornou-se modelo de gestão na saúde, passando a exportar soluções tecnológicas, como as aplicadas na Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, responsável, dentre outras ações, pelos sistemas digitais de regulação, lista única e monitoramento online de leitos, serviço esse que o Ministro teve a oportunidade de conhecer pessoalmente. Na gestão da saúde, a Bahia é pioneira e benchmark em Parcerias Público Privadas.

Tão preocupante quanto o grau de desinformação do ex-ministro de Bolsonaro, é saber que ele é um dos responsáveis pela construção do projeto de Saúde do ex-prefeito e pré-candidato ACM Neto. Com tantos nomes qualificados na saúde pública baiana, a importação de um consultor externo, sem qualquer vínculo histórico com o Estado, desmerece e desqualifica os profissionais de saúde da Bahia. Importante não esquecer que o ex-ministro possui fortes vínculos com os planos de saúde privados, tendo sido presidente da Unimed por muitos anos, além de ter sido financiado pela Amil na sua eleição para deputado federal e iniciado a sua gestão a serviço de interesses privatistas, chegando a participar de discussões para implantar um modelo de plano de saúde popular que iria minar o SUS”.

 

* Com informações do portal Trbn.

 

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional