Exigir comprovante de vacinação é tendência em instituições de ensino superior na Bahia
Primeiro semestre letivo de 2022 está perto do início com ênfase nos cuidados contra a Covid-19
As aulas de ensino superior em Salvador e no interior baiano, correpondentes ao primeiro semestre de 2021, estão próximas do retorno. O cenário não é dos melhores. A alta de casos gerada pela chegada da variante Ômicron ao Brasil fez a Bahia ultrapassar os 30 mil casos ativos de Covid-19 ao final de janeiro. Mesmo assim, a vacinação evitou um número maior de casos graves da doença e aparentemente possibilita o retorno das atividades presenciais.
O pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Penildon Silva Filho, explica como está sendo feita a fiscalização do passaporte de vacinação, exigência para que os alunos retornem às atividades presenciais.
“Num primeiro momento, estamos passando um formulário para toda a comunidade universitária. Até terça-feira [1º], 40 mil pessoas haviam respondido, entre professores, funcionários e estudantes. É um resultado positivo. Temos cerca de 52 mil pessoas que frequentam a Ufba”, explicou Penildon.
De acordo com o pró-reitor, o prazo foi ampliado por mais uma semana. De todos que responderam o formulário, segundo ele, 98% já tinham tomado duas doses, três doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19.
“No momento que ele responde esse questionário eletrônico, ele anexa o comprovante de vacinação. Dessa maneira, a gente já tem um quadro e sabe quem pode frequentar a universidade”, esclareceu.
A princípio, as aulas na Ufba terão início no próximo dia 7 de março, decisão tomada em novembro do ano passado, quando a pandemia estava em uma situação mais confortável. Até meados de fevereiro, a situação epidemiológica estará sob análise.
O semestre será majoritariamente presencial. De acordo com Penildon Silva, “alguns cursos terão componentes curriculares no formato online, mas isso será por causa de alguns professores que possuem comorbidades”.
Universidade Federal da Bahia (Ufba). Crédito: Divulgação / Ufba
Os estudantes poderão acessar todas as instalações da Universidade Federal da Bahia. Se o aluno tiver uma aula presencial e outra virtual em um curto período de tempo, não será problema.
“Nós estamos trabalhando para poder garantir tendas virtuais para que esses alunos possam acessar os computadores na própria universidade. Temos expectativa de que vamos atender essa demanda e evitar aglomerações”, explicou Penildon.
Ele acredita que o semestre não será um problema por causa da pandemia, pois “as pessoas estarão vacinadas e usando máscara, tomando os cuidados. O vírus não vai deixar de existir, temos que conviver com ele”.
“A universidade precisa da presencialidade, requer o convívio, a convivência. Não é algo que a gente pode abrir mão. E a tecnologia vai ajudar nessa presencialidade”, complementou.
Os funcionários estão sendo preparados para este retorno. “Estamos conversando com os técnicos, tanto efetivos quanto terceirizados, preparando e treinando eles, os professores também. É manter os cuidados básicos diante da pandemia e a vigilância para que esses cuidados sejam cumpridos”, concluiu.
UFRB e Ifba
Na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), as aulas presenciais terão início em 11 de abril, também com a obrigatoriedade do comprovante vacinal contra a Covid-19.
O mesmo ocorre no Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), onde as aulas de graduação terão início no Campus Salvador no próximo dia 14 de fevereiro.
E as universidades estaduais?
Na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), equipes seguem desenvolvendo uma série de ações para acolher a comunidade acadêmica e para garantir condições de biossegurança na retomada gradual das atividades presenciais, tanto nos campi da capital quanto no interior.
As aulas têm início previsto para 7 de março, com a semana de acolhimento e integração. Presencialmente, a partir do dia 14 do mesmo mês.
O passaporte de imunização contra o novo coronavírus será necessário. Um grupo de trabalho está produzindo uma instrução normativa que vai orientar, entre outras coisas, sobre como será a metodologia desta comprovação vacinal.
Entre outras dicas contra a Covid-19, a Uneb orienta que o aluno dê preferência às máscaras com maior capacidade de filtragem (N95, PFF2 ou equivalente).
A Resolução Nº 1.495/2021 do Conselho Universitário (Consu) indica que parte das atividades será virtual: “Em contexto excepcional, a manutenção de atividades acadêmicas com mediação tecnológica, na proporção de até 40% da oferta dos colegiados de curso de graduação e de pós-graduação e das ações extensionistas e de pesquisa”.
A professora Adriana Marmori destaca: “A universidade está se organizando para cumprir com as exigências e os protocolos de convivência, orientados pelo Comitê de Biossegurança (Cobio). Baseada sempre na máxima de preservação da vida e confiança na ciência. Caso seja necessário, convocaremos o Consu para discussão e nova decisão coletiva”.
Na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), um novo calendário foi divulgado na última quarta-feira (2), com alterações na matrícula – efetuadas até esta terça-feira (8) – e início do semestre letivo presencial previsto para o dia 7 de março.
Apresentar o esquema completo de vacinação contra a Covid-19 é obrigatório. E o aluno que não apresentá-lo terá a matrícula cancelada, conforme a Resolução Consepe nº 126/2021.
O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento Silva, explica: “Os alunos deverão acessar um sistema eletrônico que será disponibilizado e inserir o arquivo digital com o certificado digital de vacinação expedido pelo aplicativo ConectSUS, de 10 a 15 de fevereiro. Aqueles que só têm o cartão de vacinação em papel deverão apresentar o documento presencialmente aos colegiados dos seus cursos, de 16 a 18 de fevereiro, para que seja realizada a validação”.
Ele complementou: “Ao final do prazo para a validação dos documentos no sistema, os alunos que não comprovarem a vacinação terão a matrícula no semestre cancelada. Todos que tiverem a validação estarão aptos a constar nas cadernetas das turmas”.
Os alunos da Uefs poderão utilizar todas as instalações, desde que os protocolos de cada local sejam cumpridos. Além disso, todas as atividades terão o acompanhamento do Comitê Emergencial Covid e seguirão os protocolos de biossegurança adotados.
Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), as aulas começarão no próximo dia 14 de fevereiro, em formato presencial. A apresentação do comprovante de vacinação é necessária.
Na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o semestre terá início em 14 de março, também presencialmente. Será obritatória a comprovação do esquema vacinal contra o novo coronavírus.
Instituições privadas
Diferentemente das universidades públicas, duas das principais instituições privadas de ensino superior de Salvador a princípio não vão exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para que os alunos possam frequentar as aulas presenciais.
Unifacs. Crédito: Reprodução / IBahia
Por meio de nota, a Unifacs esclarece que trabalhou em um plano consistente para o retorno seguro das aulas, previsto para 21 de fevereiro, de forma virtual. As atividades presenciais serão realizadas a partir de 7 de março. Apenas os estudantes com alguma justificativa de risco de saúde serão avaliados para continuarem em aulas remotas.
A Unifacs explicou que ainda não há previsão de um controle vacinal em relação aos estudantes, mas garantiu que seguirá incentivando e reforçando que a vacinação é um compromisso com a sociedade.
A assessoria de comunicação da Rede UniFTC informa que o período letivo 2022.1, com aulas presenciais e remotas, está confirmado para os alunos veteranos a partir de 14 de fevereiro. Além disso, a presencialidade será retomada em conformidade com a legislação educacional estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Governo da Bahia.
Já a Universidade Católica do Salvador (Ucsal), que terá o semestre iniciado remotamente no próximo dia 10 de fevereiro, exigirá o passaporte de vacinação contra o novo coronavírus.
Os colaboradores e professores enviarão o comprovante por e-mail, e os alunos vão apresentar ao acessar o campus, a partir de 3 de março, data de início das atividades presenciais.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional