Especialista em mobilidade lista desvantagens do VLT: “Não está adequadamente integrado à cidade”
Ao Portal M!, Juan Pedro Moreno defendeu que o modal deveria funcionar em regiões mais centrais de Salvador
Em meio às celebrações dos 475 anos de Salvador, os soteropolitanos vivem a expectativa de ver sair do papel o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai substituir o antigo sistema de trens do Subúrbio, desativado há três anos. O modal, no entanto, é alvo de críticas por não estar “adequadamente integrado e inserido na cidade”, conforme explicou o arquiteto, urbanista e coordenador do Centro de Estudos de Transporte e Meio Ambiente (Cetrama) da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Juan Pedro Moreno.
Doutor em Engenharia de Transportes, ele rechaçou a tese de se tratar de um modal “ultrapassado” e indicou que o problema é que ele não está sendo implantando no local adequado para Salvador.
“O VLT não está adequadamente integrado e inserido na cidade. Ele está distante da demanda, principalmente na região entre Calçada e Paripe. Então, a grande desvantagem do VLT é a microaccessibilidade. Há grandes problemas de microaccessibilidade e de integração modal, e esses serão os problemas que nós veremos no futuro. Vai ser muito difícil para usuários que moram em regiões íngremes acessar o VLT que está na praia. Vai ter que utilizar outro modo de transporte, seja um ônibus, uma motocicleta, uma van. E aí vamos ter problemas de integração modal, de aglomeração”, apontou ao Portal M!.
Na avaliação do especialista, ao invés de ser instalado no local onde funcionava o antigo trem do Subúrbio, o VLT deveria operar em regiões mais centrais da cidade, inclusive fazendo uso do antigo traçado dos bondes de Salvador.
“Os VLTs se colocam em áreas centrais e densas. A melhor solução para o VLT seria que ele utilizasse o antigo traçado dos bondes de Salvador, pela Avenida Carlos Gomes, pela Avenida Sete, cortando o Campo Grande, integrando a Praça Castro Alves. Ou seja, uma ideia semelhante ao que foi feito no centro do Rio de Janeiro. E o grande problema que temos é que tanto na Calçada para Paripe, como no trecho que está ligando a Estação Aguas Claras com Paripe e Piatã, são regiões com uma topografia difícil e com grandes problemas de microaccessibilidade para os usuários futuros do VLT. Estamos frente a um verdadeiro problema de integração modal e microaccessibilidade, que não foi contemplado”, observou.
Plano metropolitano
Perguntado se haveria melhores opções em comparação ao VLT, Juan Moreno afirmou se tratar de um “debate do passado” e ressaltou que o importante é pensar em uma “rede integrada” de mobilidade, além de ter sugerido a criação de um Plano Metropolitano de Transporte, “de passageiros ou de carga”.
“Como não temos esse tipo de plano, as coisas acontecem com uma grande incerteza. Para acessar o Porto de Salvador, necessitamos de um trem de carga. Em paralelo, necessitamos de um trem regional de passageiros para a cidade de Salvador, e em paralelo, também estamos pensando em uma solução urbana, que poderia ser o VLT. Então, precisamos de um plano que indique por onde passarão esses modais. Como não está clara a rede metropolitana para os diversos modos de transporte público, urbanos ou regionais, existem essas grandes dúvidas, esses grandes problemas”, defendeu.
Outro ponto defendido por Moreno foi a integração entre município e Estado para que a região metropolitana seja pensada de forma integrada. “A falta de planejamento está causando impactos tanto na cidade de Salvador como na região metropolitana. Então, estamos em frente a um problema de governança também. Tem que ter integração do município e do Estado para pensarmos a região metropolitana ou macrometropolitana de uma maneira integrada”.
O conjunto de linhas de acesso ao Porto de Salvador também foi citado pelo especialista como uma questão importante. Segundo ele, o VLT não deve bloquear o acesso ao Porto.
“Temos que pensar que aquele VLT que vai acessar e chegar à Calçada – e espero que ao Centro de Salvador em algum momento – não bloqueie o acesso ao Porto de Salvador, que é estratégico para Bahia, de grande importância, e um dos melhores portos do País, com um grande número de características físicas e funcionais”, ponutou.
Trechos 1 e 2 têm previsão de entrega em 2027
Após prever o início das obras do VLT para julho de 2024, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) revelou ao Portal M!, que os trechos 1 e 2 têm previsão de entrega em 2027, enquanto o trecho 3 deverá ser finalizado em 2028.
O projeto tem um orçamento total de R$ 3,6 bilhões e será desenvolvido em três lotes, cada um destinado a trechos específicos. São eles: Ilha de São João – Calçada; Paripe – Águas Claras; Águas Claras – Piatã. O trechos representam um total 36 km e, segundo o órgão, será integrado aos modais já existentes.
Questionada sobre quais são as principais vantagens do modal projetado em comparação ao antigo, a CTB afirmou que o Sistema de Trens do Subúrbio operava em “condições precárias” e prestava um “serviço deficitário à população da região Suburbana”.
“A tecnologia e o Material Rodante (trens) eram antigos, com sérias dificuldades na obtenção de peças de reposição. Os sistemas de sinalização, comunicações e energia possuíam tecnologia ultrapassada, necessitando de implantação de novos equipamentos”, informou a CTB, em nota.
A companhia sinalizou ainda que a área de atendimento era limitada à região da Calçada, “cuja importância relativa foi reduzida nos últimos anos, não atendendo aos novos desejos de destino”.
“O forte movimento entre Salvador e os municípios da RMS indicava a necessidade de implantação de um novo Sistema Integrado de Transporte Público que garantisse, pela utilização de modais de alta, média e baixa capacidade, a adequação às demandas, de forma racional e sustentável”, concluiu.
Leia também:
TJ-BA derruba liminar que suspendia licitação do VLT de Salvador
“Sou plenamente favorável a qualquer obra que beneficie a população” diz Bruno Reis sobre licitação do VLT
Jerônimo chama Sidninho de “irresponsável” por ação contra licitação do VLT e dispara: “Não sei se tem interesse por trás”
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional