Especialista em mobilidade diz que nova Rodoviária vai “criar mais viagens”
Ao Portal M!, Juan Pedro Moreno ressaltou que as grandes estações devem ser bem pensadas e colocadas nas áreas centrais da cidade
Aguardada como uma alternativa de melhoria para a mobilidade na capital baiana, a nova Rodoviária, localizada em Águas Claras, pode não surtir o efeito esperado pelos gestores. A avaliação é do arquiteto, urbanista e professor Juan Pedro Moreno, coordenador do Centro de Estudos de Transporte e Meio Ambiente (Cetrama) da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Em entrevista ao Portal M! para uma série de reportagens sobre mobilidade urbana para o aniversário de Salvador, que completa 475 anos nesta sexta (29), Juan Moreno observou que a estação pode ser responsável por “criar mais viagens” para os usuários do sistema.
“Sem dúvida, haverá impactos. E novamente colocamos a questão da concepção, das ideias, do planejamento como uma ideia central para conduzir a nossa metrópole. A rodoviária não existe mais como rodoviária, não devemos nem chamar de rodoviária. Salvador é uma metrópole, e tem uma região metropolitana com mais de 3 milhões e meio de habitantes, quase 4 milhões. Esta região precisa de uma estação de transporte público intermodal integrada nas áreas centrais da cidade, como qualquer outra cidade metropolitana, no País ou no mundo”, defendeu.
Conforme o especialista, um ponto importante a ser considerado é que o Centro de Salvador e a área do Iguatemi, na região da Avenida Tancredo Neves, atraem dois terços das viagens relacionadas a trabalho na capital.
“Maior razão para termos nelas uma estação de transporte intermodal integrada. Esse tipo de estação é semelhante, por exemplo, ao que temos no Rio de Janeiro, na Central do Brasil. Imagine que isso está no Centro da cidade. Não tem sentido pensar em um trem regional que não chegue ao Centro da cidade. E levar a rodoviária para uma região periférica, Águas Claras, onde não tem consolidação urbana, vai criar mais viagens do que temos atualmente”, apontou.
Outro ponto destacado por Juan é a intenção do Governo do Estado de criar o Trem Regional, que seria responsável por ligar Salvador a cidades como Feira de Santana e Alagoinhas. Em função disso, o especialista defendeu que modais como esse devem conectar os municípios aos núcleos centrais da metrópole.
“Seja o Centro antigo, Lapa e Comércio, ou a região do Iguatemi, Tancredo Neves, que também é uma centralidade. Então, você não pode ficar a meio caminho, seja em Águas Claras, ou como ocorre com o nosso trem na Calçada, que não são locais centrais, e provocar uma viagem adicional”, pontuou.
Por conta deste cenário, o doutor em Engenharia de Transportes ressaltou que as grandes estações devem ser bem pensadas e colocadas nas áreas centrais da cidade.
“E pensar essas questões também indica a importância do planejamento. E como não temos o planejamento e estamos fazendo projetos de forma isolada, temos uma metrópole e uma cidade de Salvador que é uma colcha de retalhos. É a minha opinião. A grande necessidade de nossa região metropolitana é um plano metropolitano de transporte de passageiros e de cargas”, avalia.
O professor defendeu ainda que o plano seja macro metropolitano e integre cidades mais distantes da capital, como Santo Antônio de Jesus. “Se esse plano fosse macro metropolitano seria muito melhor. Ou seja, um planejamento de transporte de passageiros e cargas que envolva Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, todos com uma grande área integrada”.
Por fim, o especialista alertou que a falta de um planejamento integrado de transportes e de uso do solo poderá comprometer a mobilidade sustentável, necessária para enfrentar a mudança climática que sofremos atualmente. “Ou seja, a demanda atual de pessoas escolherá sempre o automóvel e a motocicleta individuais como solução, agravando tudo”, explicou.
Nova Rodoviária
Conforme a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o novo Terminal Rodoviário de Salvador tem sua construção em fase de execução na confluência da BR-324 e Avenida 29 de Março, na localidade de Águas Claras, em um terreno de 127.235 m².
De acordo com o órgão, o equipamento ficará localizado em uma área “estratégica”. “Visto que está vizinha ao ponto de cruzamento da BR-324 com a Av. 29 de março (em execução), via transversal que interligará a orla Atlântica à orla da Baia de Todos os Santos (Subúrbio), caracterizando-se, assim, como o grande entroncamento para onde convergirão os diversos modais de alta capacidade”.
Entre os modais citados, estão, a Linha 1 do Metrô de Salvador, através da Estação Metroviária de Águas Claras, o corredor de BRT da Av. 29 de março, que segundo o órgão, está em fase de construção.
“O Novo Terminal Rodoviário integra então um complexo urbano, em que a interação entre os vários modais de transporte constitui-se em grande desafio. Nesse sentido, buscou-se a concepção de uma proposta com capacidade operacional suficiente, fluidez nos embarques e desembarques e comunicação com as demais estruturas (Estação Metroviária, Terminal de Ônibus Urbano e BRT), buscando a eficiência desejável, sem perder de vista a atratividade e rentabilidade necessárias ao empreendimento para garantir a viabilidade econômica imprescindível à gestão do Sistema. Os estudos estimaram que, durante a concessão, serão beneficiados, anualmente, entre 3,6 a 3,8 milhões de usuários”, diz trecho da nota.
Até a publicação desta matéria, a Agerba não respondeu ao questionamento do Portal M! sobre a previsão de entrega do equipamento. Em dezembro de 2023, durante a cerimônia de inauguração da estação Águas Claras, que pertence à linha 1 do sistema metroviário de Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) alegou que não há estimativa para a entrega da nova rodoviária, que ficará no mesmo bairro. Anteriormente, a entrega estava prevista para o fim de 2023.
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