Escritor e agitador cultural, Clarindo Silva lança dois livros em São Paulo nesta sexta-feira
Em entrevista ao Portal M!, o escritor falou sobre sua expectativa e história das obras
Com oito décadas de vida, sendo a maior parte delas dedicadas ao Pelourinho, o escritor, poeta, jornalista, empresário e agitador cultural, Clarindo Silva, lança nesta sexta-feira (12) os livros “Conversa de Buzú” (1ª edição) e “Memórias da Cantina da Lua” (6ª edição) na Livraria da Vila, em São Paulo.
Considerado uma das lendas vivas do Centro Histórico de Salvador, Clarindo Silva, falou sobre sua felicidade e expectativa com as obras lançadas.
“Tenho muito que comemorar e isso me deixa emocionado. A gente sai do coração do Brasil, para vir até o pulmão do país. O sucesso do lançamento no mês de maio foi grande e sigo otimista nesse novo projeto. A minha expectativa é a melhor possível, até porque o propósito não é só vender os livros, mas divulgar a nossa cultura e arte”, disse o escritor durante entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, no programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil FM, desta quinta-feira (11).
Proprietário de um dos estabelecimentos mais conhecidos do Pelourinho, Clarindo Silva destacou a importância e os desafios em manter um dos mais tradicionais redutos culturais da capital da Bahia, a Cantina da Lua.
“Vivemos momentos de muitas preocupações e de alegrias. Na realidade, assumi a Cantina da Lua por acaso, onde era um bazar de velho e cheguei naquele local com 12 anos de idade como empregado doméstico. Depois resolvi buscar algo melhor pensando na educação e de que maneira iria investir. Tomei dinheiro emprestado e resolvi vender tira-gostos, e graças a Deus deu certo. Hoje, a Cantina se transformou em um espaço de defesa e preservação do Centro Histórico”, pontuou.
Obras
O livro “Conversa de Buzú” reúne 50 conversas e situações registradas por Clarindo Silva em ônibus de linhas municipais de Salvador. São cinquenta crônicas, apresentadas em textos curtos, destacando diálogos que, trazendo a privacidade de histórias pessoais e íntimas para o ambiente coletivo e comum do interior dos “buzús” – como são chamados os ônibus pelos soteropolitanos -, desvelam sentimentos, impressões, vivências e tensões da vida cotidiana da capital baiana.
Já o livro “Memórias da Cantina da Lua” reúne relatos de experiências marcantes vividas pelo autor com personalidades da sociedade baiana no restaurante Cantina da Lua. Nas 156 páginas que compõem a obra, Clarindo Silva apresenta um conjunto de textos que garante ao leitor uma prazerosa imersão em episódios que marcaram a vida deste importante reduto cultural do Centro Histórico de Salvador ao longo de mais de cinco décadas.
Além de relembrar momentos que a Cantina da Lua testemunhou, o livro não deixa de ser um registro autobiográfico do autor, que, em algumas passagens, narra a sua trajetória partindo de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, em direção ao cais do porto do antigo Mercado Modelo, para, décadas depois, vir a se tornar um dos grandes ícones do Centro Histórico da Cidade da Bahia.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional